O impacto dos influenciadores digitais no processo de decisão de compra dos consumidores no setor de beleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Joana Barros Cardoso de Salavessa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37168
Resumo: Numa Era cada vez mais digital e tecnológica, a comunicação das marcas com os consumidores tem vindo a sofrer algumas alterações. Por um lado, as marcas começam a compreender a necessidade de se aproximarem, cada vez mais, do seu público-alvo, uma vez que existe uma enorme diversidade de opções no mercado e, como tal, devem procurar ao máximo diferenciar-se e destacar-se, na mente dos consumidores. Por outro lado, técnicas de marketing tradicionais, como os anúncios e a publicidade tradicional, deixaram de ser suficientes, por si só, para conquistar e filiar os consumidores. Embora estas técnicas preservem, ainda, um papel relevante nas atuais estratégias delineadas pelas marcas de beleza, a introdução dos influenciadores digitais veio restruturar a relação destas com os consumidores. Neste contexto, os influenciadores digitais prestam um contributo significativo para as marcas comunicarem e, acima de tudo, são um meio de interação com os seus consumidores. Os influencers demonstram ser uma ponte importante entre os consumidores e as marcas, não só, para despertarem o desejo nas mentes dos consumidores, como também, para transmitirem as suas opiniões e considerações relativamente à experiência com as marcas em causa. A presente dissertação visa compreender o impacto dos influencers nos consumidores, no decorrer do processo de compra de produtos de beleza. Mais precisamente, identificar e analisar os fatores que demonstram ter uma maior preponderância nos vários momentos da tomada de decisão dos consumidores, neste setor. Os principais resultados da presente dissertação apontam que, de entre os sete fatores sustentados metodologicamente como potenciais geradores de impacto no processo de decisão de compra dos consumidores de produtos de beleza, a credibilidade, a fiabilidade, a articulação e o conhecimento concedido pelos influencers, foram os que demonstraram ter maior impacto.
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