Las canciones como recurso auténtico en las clases de LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Márcia Filipa da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47010
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_1f9a3887b007fa84ea6a2dfdec981341
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Las canciones como recurso auténtico en las clases de LECompetênciasDesenvolvimento das competênciasCançõesDidáticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Este informe contiene mis impresiones recogidas en el tiempo de prácticas requerido por el plan de estudios del programa del Máster de formación de profesores de inglés y español. De este modo, las prácticas tuvieron lugar en la Escuela Secundaria de Mem Martins con una clase del 11.º año del área de Lenguas y Humanidades. La información presentada deriva de algunas reuniones con la profesora cooperante, de la aplicación de un cuestionario, un pre-test y pos-test y de la enseñanza de la unidad didáctica, lo que, por lo tanto, resultó en 12 lecciones enseñadas de 50 minutos, y 1 de presentación y aplicación del cuestionario. Por lo tanto, no me centré solo en la información objetiva, sino principalmente en lo que podía inferir de lo que he experimentado allí. El informe es un intento de establecer vínculos entre la información ya obtenida (proporcionada por mis profesores de la universidad, por la profesora cooperante y por los resultados de mis lecturas) y la que he realizado en la escuela. Por todo esto, el objeto del trabajo se centró en el desarrollo de las destrezas orales, no olvidando nunca la parte cultural, escrita y gramatical, una vez que las mismas funcionan como un fragmento de la lengua y sirven como un complemento para el éxito de la competencia comunicativa. Por consiguiente, se desarrollaron destrezas orales adaptando la autenticidad de las canciones como estrategia central de todo el proceso. El objetivo fue dinamizar las clases a través del uso de las canciones en virtud de estas aportaren textos auténticos que son elementos facilitadores del desarrollo de las competencias propuestas para la enseñanza de una LE.Este relatório contém as minhas impressões reunidas no decorrer do estágio requerido pelo plano de estudos do programa de Mestrado em Ensino na vertente de inglês e espanhol. De este modo, o estágio teve lugar na escola secundária de Mem Martins com uma turma do 11º ano da área de Línguas e Humanidades. As informações apresentadas decorrem de algumas reuniões com a professora cooperante, da aplicação de um questionário, pré-teste e pós-teste e do ensino da unidade didática, o que resultou em 12 aulas de 50 minutos, e 1 para a apresentação e aplicação do questionário. Portanto, não me concentrei apenas em informações objetivas, mas principalmente no que pude inferir do que ali experienciei. O relatório é uma tentativa de estabelecer vínculos entre as informações já obtidas (fornecidas pelos meus professores universitários, a professora cooperante e os resultados de minhas leituras) e as que realizei na escola. Por tudo isto, o objetivo do trabalho foi focar-me no desenvolvimento das habilidades orais, nunca esquecendo a parte cultural, da escrita e a gramatical, uma vez que elas funcionam como um fragmento da língua e servem como um complemento para sucesso da competência comunicativa. Consequentemente, as destrezas orais foram desenvolvidas adaptando a autenticidade das músicas como estratégia central de todo o processo. O objetivo era dinamizar as aulas através do uso das músicas em virtude de as mesmas fornecerem textos autênticos que são elementos facilitadores do desenvolvimento das competências propostas para o ensino de uma LE.Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaMarques, Márcia Filipa da Silva2021-03-24T10:38:59Z20202020-09-102020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47010TID:202679403spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:06.760209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Las canciones como recurso auténtico en las clases de LE
title Las canciones como recurso auténtico en las clases de LE
spellingShingle Las canciones como recurso auténtico en las clases de LE
Marques, Márcia Filipa da Silva
Competências
Desenvolvimento das competências
Canções
Didática
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Las canciones como recurso auténtico en las clases de LE
title_full Las canciones como recurso auténtico en las clases de LE
title_fullStr Las canciones como recurso auténtico en las clases de LE
title_full_unstemmed Las canciones como recurso auténtico en las clases de LE
title_sort Las canciones como recurso auténtico en las clases de LE
author Marques, Márcia Filipa da Silva
author_facet Marques, Márcia Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Rovira, José María
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Márcia Filipa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Desenvolvimento das competências
Canções
Didática
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências
Desenvolvimento das competências
Canções
Didática
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-09-10
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-24T10:38:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47010
TID:202679403
url http://hdl.handle.net/10451/47010
identifier_str_mv TID:202679403
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134536526725120