Clima motivacional, comportamento autodeterminado, desempenho dos alunos em Educação Física e intenções para a prática de atividade física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Alexandra dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3354
Resumo: O principal objetivo deste estudo foi analisar o impacto existente entre o clima motivacional induzido pelo professor na aula, a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos alunos, os tipos de regulação da sua motivação, a sua nota à disciplina de EF e as suas intenções de praticarem desporto/atividade física fora da escola. Participaram neste estudo 618 alunos do 6º ao 9º ano, de ambos os géneros (328 femininos; 290 masculinos) e com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos (M=13.3; SD=1.7). Para a recolha dos dados foram utilizadas as versões portuguesas do Learning and Performance Orientations in Physical Education Classes Questionnaire (LAPOPECQ), do Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNESp), do Perceived Locus of Causality (PLOCp) e as intenções para a prática de desporto/atividade física fora da escola foram avaliadas através de um único item. Os principais resultados revelaram que um clima motivacional orientado para a aprendizagem tem um impacto positivo significativo na satisfação das três necessidades psicológicas básicas dos alunos, no entanto, só a satisfação da competência é que tem um impacto positivo significativo sobre a regulação da motivação dos alunos para níveis mais autodeterminados, que por sua vez tem um impacto positivo significativo quer na sua nota à disciplina de EF, bem como, nas suas intenções de praticarem desporto/atividade física fora da escola no futuro.
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spelling Clima motivacional, comportamento autodeterminado, desempenho dos alunos em Educação Física e intenções para a prática de atividade físicaEducação físicaActividade física - MotivaçãoActividade física - Auto determinaçãoActividade física - Realização pessoalEducação física - Desempenho dos alunosO principal objetivo deste estudo foi analisar o impacto existente entre o clima motivacional induzido pelo professor na aula, a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos alunos, os tipos de regulação da sua motivação, a sua nota à disciplina de EF e as suas intenções de praticarem desporto/atividade física fora da escola. Participaram neste estudo 618 alunos do 6º ao 9º ano, de ambos os géneros (328 femininos; 290 masculinos) e com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos (M=13.3; SD=1.7). Para a recolha dos dados foram utilizadas as versões portuguesas do Learning and Performance Orientations in Physical Education Classes Questionnaire (LAPOPECQ), do Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNESp), do Perceived Locus of Causality (PLOCp) e as intenções para a prática de desporto/atividade física fora da escola foram avaliadas através de um único item. Os principais resultados revelaram que um clima motivacional orientado para a aprendizagem tem um impacto positivo significativo na satisfação das três necessidades psicológicas básicas dos alunos, no entanto, só a satisfação da competência é que tem um impacto positivo significativo sobre a regulação da motivação dos alunos para níveis mais autodeterminados, que por sua vez tem um impacto positivo significativo quer na sua nota à disciplina de EF, bem como, nas suas intenções de praticarem desporto/atividade física fora da escola no futuro.The main objective of this study was to analyze the relation between motivational climate induced by the teacher in the classroom, basic psychological needs of students, the behavioral regulation, the score in the discipline of physical education (PE) and its intentions to practice sport/physical activity outside of school. Participated in this study, 618 students 6th to 9th year, of both genders (female; male 290 328) and between the ages of 10 and 18 years (M = 13.3; SD = 1.7). For data collection has been used a Portuguese versions of Learning and Performance Orientations in Physical Education Classes Questionnaire (LAPOPECQ), the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNESp), the Perceived Locus of Causality (PLOCp) and intentions for the practice of sport/physical activity outside of school were assessed through a single item. The main results showed that a motivational climate oriented for learning has a positive impact on basic psychological needs satisfaction of students, however, only the satisfaction of competence has a significant positive impact on autonomous motivation of students, which in turn has a significant positive impact in there score on PE as well, and its intentions to practice sport/physical activity outside of school in the future.Marinho, Daniel AlmeidauBibliorumPires, Ana Alexandra dos Santos2015-05-15T11:25:19Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:44Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:47.950958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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