A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar: relato de uma experiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6701 |
Resumo: | O conceito de projeto foi introduzido na linguagem e no contexto educativo a partir do início do séc. XX, nos Estados Unidos da América, surgindo como “Método de Projectos” por William Kilpatrick, através do movimento de educação progressista, tendo como referência central o pensamento de John Dewey. Este pensador defendeu a educação como sendo uma pedagogia aberta em que o aluno se torna ator da sua própria formação através de aprendizagens concretas e significativas. O trabalho de projeto surge como consequência da diversidade dos alunos que frequentam as escolas, com interesses e necessidades distintas. Atualmente, o conceito de projeto é visto como uma metodologia do trabalho de projeto, apresentando-nos uma filosofia subjacente à área curricular não disciplinar de Área de Projeto, apresentando como caraterísticas a pesquisa no terreno, o desenvolvimento do trabalho em grupo e a dinamização da relação teoria-prática. O trabalho de projeto é valorizado na educação escolar como alternativa a um ensino transmissivo, dado que nele a prioridade é o interesse dos alunos, assim como as suas necessidades sociais. Os projetos partem de temas, problemas, ou questões de alunos, sendo desenvolvidos através de atividades planeadas, cujo resultado final demonstra todo o processo de ensino-aprendizagem, refletindo as respostas desejadas pelos alunos. Perante isto, um projeto é um conjunto de atividades com características próprias que visa produzir um resultado bem definido. Um projeto atenta na realidade, dado que propõe metas alcançáveis, tendo em conta os recursos humanos e financeiros ao seu dispor, de onde resulta a construção de conhecimento. Assim, um projeto, parte de práticas ou experiências diárias, atentando nas perspetivas e interesses dos alunos. Rangel (2003) define três etapas, fases de desenvolvimento de um projeto, nomeadamente, a “fase de arranque e planificação”, a “fase de desenvolvimento do projeto” e, por último, a “fase de conclusão e avaliação”. Ao longo das fases do trabalho de projeto, os alunos são corresponsáveis pelo desenvolvimento do trabalho não podendo, por isso, ser afastados das decisões necessárias. O professor é um orientador metodológico que dá indicações aos alunos, clarificando a pedagogia inerente ao projeto. Alunos e professor devem unir-se numa avaliação reguladora, de forma a compreender como está a decorrer o trabalho, verificando quais as transformações que deverão ser implementadas para otimizar o projeto. Desta forma, o professor desempenha um papel fundamental no trabalho de projeto na medida em que deve proporcionar um ambiente adequado, incitando ao desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia dos seus alunos. |
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Atualmente, o conceito de projeto é visto como uma metodologia do trabalho de projeto, apresentando-nos uma filosofia subjacente à área curricular não disciplinar de Área de Projeto, apresentando como caraterísticas a pesquisa no terreno, o desenvolvimento do trabalho em grupo e a dinamização da relação teoria-prática. O trabalho de projeto é valorizado na educação escolar como alternativa a um ensino transmissivo, dado que nele a prioridade é o interesse dos alunos, assim como as suas necessidades sociais. Os projetos partem de temas, problemas, ou questões de alunos, sendo desenvolvidos através de atividades planeadas, cujo resultado final demonstra todo o processo de ensino-aprendizagem, refletindo as respostas desejadas pelos alunos. Perante isto, um projeto é um conjunto de atividades com características próprias que visa produzir um resultado bem definido. Um projeto atenta na realidade, dado que propõe metas alcançáveis, tendo em conta os recursos humanos e financeiros ao seu dispor, de onde resulta a construção de conhecimento. Assim, um projeto, parte de práticas ou experiências diárias, atentando nas perspetivas e interesses dos alunos. Rangel (2003) define três etapas, fases de desenvolvimento de um projeto, nomeadamente, a “fase de arranque e planificação”, a “fase de desenvolvimento do projeto” e, por último, a “fase de conclusão e avaliação”. Ao longo das fases do trabalho de projeto, os alunos são corresponsáveis pelo desenvolvimento do trabalho não podendo, por isso, ser afastados das decisões necessárias. O professor é um orientador metodológico que dá indicações aos alunos, clarificando a pedagogia inerente ao projeto. Alunos e professor devem unir-se numa avaliação reguladora, de forma a compreender como está a decorrer o trabalho, verificando quais as transformações que deverão ser implementadas para otimizar o projeto. Desta forma, o professor desempenha um papel fundamental no trabalho de projeto na medida em que deve proporcionar um ambiente adequado, incitando ao desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia dos seus alunos.The concept of Project was introduced into educational context and language at the beginning of the twentieth century, in the United States, by William Kilpatrick, whose main reference was John Dewey and the progressive movement in education. This thinker believed that education should be an open pedagogy, in which the pupil is an active participant in his/her own education through significant and objective learning. The project is a consequence of the different needs and requirements of the pupils in the school. Nowadays, the concept of Project is a seen as a methodology, similar in philosophy to the non-curricular Project Area, consisting in field research, group work and the interaction between theory and practice. Project work is valued as an alternative to conventional teaching and the priority is the children’s interests and social needs. Thus a project is a set of activities that aims at a definite result. It sets attainable goals and takes into account the human and financial resources. The project must begin with and build up on the interests of the child and must provide opportunity for the interplay of thinking and doing in the child’s classroom experience. The final result is a demonstration of the learning/teaching process and reflects the answers the pupils require. Rangel (2003) defines three stages in a project, namely the stage of planning, the stage of development and the stage of completion and evaluation. Throughout the tree stages, pupils are co-responsible for the development of the project and they should take part in the decision process. The teacher is a guide and co-worker with the pupils, clarifying the pegagogy that informs the project. Teachers and pupils should take part in the evaluation, so that they can understand how the project is being developed and which changes should be implemented in order to optimize the project. Thus the teacher plays a fundamental role in project work, creating and adequate environment and encouraging the growth in autonomy and responsibility in the pupils.2016-10-27T13:48:41Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6701pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Diana Filipa Teixeirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:32.852861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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