"Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrano, Sónia Alexandra Marinho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14563
Resumo: Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_20bb42be88aec8b17b68864d6e121872
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da GeografiaImagemRecurso didáticoCompetências histórico geográficasPensamento critico1º e 2º ciclo do ensino básicoImageDidactic researchCritical thinkingHistory and geography skills1st and 2nd cycle of basic educationRelatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da ESELx. Este documento encontra-se estruturalmente organizado em duas partes interligadas: a primeira, reporta-se à caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas implementadas nos dois ciclos; e, na segunda, desenvolve-se um estudo empírico a partir de uma questão problema emergente em ambos os ciclos. A investigação decorre da identificação da dificuldade em interpretar imagens, por parte dos alunos, para construir conhecimento em História e em Geografia. Neste sentido, o estudo encontra-se vinculado à imagem enquanto recurso didático, potenciador da construção de conhecimento e desenvolvimento de competências de pensamento crítico. Versa sobre uma experiência pedagógico didática que apela à formação de cidadãos competentes para construir um “olhar crítico” do mundo. Configuram-se como objetivos do estudo: (i) Compreender a importância do uso didático da imagem no ensino da História e Geografia; (ii) Reconhecer o contributo das imagens na diversificação de estratégias de ensino e aprendizagem da História e Geografia; (iii) Compreender as potencialidades do uso da imagem para o desenvolvimento de competências de leitura crítica do mundo. Os resultados revelam que os alunos desenvolvem competências de leitura crítica quando são desafiados a explorar imagens, clarificando a informação nelas contida, inferindo, questionando e argumentando, capacidades que conduzem à problematização. Contudo, independentemente do ciclo de ensino que frequentam, os alunos encontram-se em etapas diferentes do processo de desenvolvimento desta competência, sendo diversos os fatores nele implicados.This Internship Report is made for the academic unit of part of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CBE from ESELx. The document is organized in two interconnected parts: the first on is about the characterization, analysis and reflection of the teaching practices developed in the two cycles; and in the second one, it is developed and empirical study focused in a problem emerging in both cycles. The research focused on the identification of the difficulty of the students in interpreting images, to construct knowledge in History and Geography. Therefore, the study is about the image as a didactic resource for construct knowledge and to develop critical thinking skills. It is about a didactic teaching experience that appeals to the formation of training citizens with a “critical view” of the world. The goals of this study are the following: (i) To understand the importance of the didactic use of the image in teaching History and Geography; (ii) To recognize the contribute of image for teaching and learning strategies in History and Geography; (iii) To understand the potential of the use of image to develop skills to make a critical reading of the world. The results reveal that the students develop a critical reading skill when they are stimulated to explore images, clarifying the information, deducing, questioning, and arguing, skills that conduct to the problematization. However, no matter the cycle they belong to, the students are in different phases of the process f developing these skills, since there are different factors involved in the training.Hortas, Maria JoãoRCIPLSerrano, Sónia Alexandra Marinho2022-04-14T11:43:40Z2021-07-162021-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14563TID:202937712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:20.795274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia
title "Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia
spellingShingle "Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia
Serrano, Sónia Alexandra Marinho
Imagem
Recurso didático
Competências histórico geográficas
Pensamento critico
1º e 2º ciclo do ensino básico
Image
Didactic research
Critical thinking
History and geography skills
1st and 2nd cycle of basic education
title_short "Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia
title_full "Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia
title_fullStr "Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia
title_full_unstemmed "Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia
title_sort "Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia
author Serrano, Sónia Alexandra Marinho
author_facet Serrano, Sónia Alexandra Marinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrano, Sónia Alexandra Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Recurso didático
Competências histórico geográficas
Pensamento critico
1º e 2º ciclo do ensino básico
Image
Didactic research
Critical thinking
History and geography skills
1st and 2nd cycle of basic education
topic Imagem
Recurso didático
Competências histórico geográficas
Pensamento critico
1º e 2º ciclo do ensino básico
Image
Didactic research
Critical thinking
History and geography skills
1st and 2nd cycle of basic education
description Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
2021-07-16T00:00:00Z
2022-04-14T11:43:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14563
TID:202937712
url http://hdl.handle.net/10400.21/14563
identifier_str_mv TID:202937712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133495440703488