"Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14563 |
Resumo: | Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_20bb42be88aec8b17b68864d6e121872 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14563 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da GeografiaImagemRecurso didáticoCompetências histórico geográficasPensamento critico1º e 2º ciclo do ensino básicoImageDidactic researchCritical thinkingHistory and geography skills1st and 2nd cycle of basic educationRelatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da ESELx. Este documento encontra-se estruturalmente organizado em duas partes interligadas: a primeira, reporta-se à caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas implementadas nos dois ciclos; e, na segunda, desenvolve-se um estudo empírico a partir de uma questão problema emergente em ambos os ciclos. A investigação decorre da identificação da dificuldade em interpretar imagens, por parte dos alunos, para construir conhecimento em História e em Geografia. Neste sentido, o estudo encontra-se vinculado à imagem enquanto recurso didático, potenciador da construção de conhecimento e desenvolvimento de competências de pensamento crítico. Versa sobre uma experiência pedagógico didática que apela à formação de cidadãos competentes para construir um “olhar crítico” do mundo. Configuram-se como objetivos do estudo: (i) Compreender a importância do uso didático da imagem no ensino da História e Geografia; (ii) Reconhecer o contributo das imagens na diversificação de estratégias de ensino e aprendizagem da História e Geografia; (iii) Compreender as potencialidades do uso da imagem para o desenvolvimento de competências de leitura crítica do mundo. Os resultados revelam que os alunos desenvolvem competências de leitura crítica quando são desafiados a explorar imagens, clarificando a informação nelas contida, inferindo, questionando e argumentando, capacidades que conduzem à problematização. Contudo, independentemente do ciclo de ensino que frequentam, os alunos encontram-se em etapas diferentes do processo de desenvolvimento desta competência, sendo diversos os fatores nele implicados.This Internship Report is made for the academic unit of part of the Master’s Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CBE from ESELx. The document is organized in two interconnected parts: the first on is about the characterization, analysis and reflection of the teaching practices developed in the two cycles; and in the second one, it is developed and empirical study focused in a problem emerging in both cycles. The research focused on the identification of the difficulty of the students in interpreting images, to construct knowledge in History and Geography. Therefore, the study is about the image as a didactic resource for construct knowledge and to develop critical thinking skills. It is about a didactic teaching experience that appeals to the formation of training citizens with a “critical view” of the world. The goals of this study are the following: (i) To understand the importance of the didactic use of the image in teaching History and Geography; (ii) To recognize the contribute of image for teaching and learning strategies in History and Geography; (iii) To understand the potential of the use of image to develop skills to make a critical reading of the world. The results reveal that the students develop a critical reading skill when they are stimulated to explore images, clarifying the information, deducing, questioning, and arguing, skills that conduct to the problematization. However, no matter the cycle they belong to, the students are in different phases of the process f developing these skills, since there are different factors involved in the training.Hortas, Maria JoãoRCIPLSerrano, Sónia Alexandra Marinho2022-04-14T11:43:40Z2021-07-162021-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14563TID:202937712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:20.795274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia |
title |
"Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia |
spellingShingle |
"Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia Serrano, Sónia Alexandra Marinho Imagem Recurso didático Competências histórico geográficas Pensamento critico 1º e 2º ciclo do ensino básico Image Didactic research Critical thinking History and geography skills 1st and 2nd cycle of basic education |
title_short |
"Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia |
title_full |
"Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia |
title_fullStr |
"Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia |
title_full_unstemmed |
"Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia |
title_sort |
"Olhares críticos": a imagem como recurso didático na aprendizagem da História e da Geografia |
author |
Serrano, Sónia Alexandra Marinho |
author_facet |
Serrano, Sónia Alexandra Marinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hortas, Maria João RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serrano, Sónia Alexandra Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Recurso didático Competências histórico geográficas Pensamento critico 1º e 2º ciclo do ensino básico Image Didactic research Critical thinking History and geography skills 1st and 2nd cycle of basic education |
topic |
Imagem Recurso didático Competências histórico geográficas Pensamento critico 1º e 2º ciclo do ensino básico Image Didactic research Critical thinking History and geography skills 1st and 2nd cycle of basic education |
description |
Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-16 2021-07-16T00:00:00Z 2022-04-14T11:43:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14563 TID:202937712 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14563 |
identifier_str_mv |
TID:202937712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133495440703488 |