Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudia Patrícia Paiva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16815
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal
id RCAP_2134f2ec7d4f1bd150e90954e32bec7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino BásicoAtividades investigativasTrabalho colaborativoHistória e Geografia de Portugal2.º ciclo do ensino básicoCompetências histórico-geográficas.Investigative activitiesCollaborative workHistory and geography of Portugal2nd cycle of basic educationHistorical-geographical skillsRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de PortugalO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrada pela Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento organiza-se em duas partes. Numa primeira instância são caraterizadas, de forma breve, as práticas de ensino supervisionado no âmbito do 1.º e 2.º CEB e, em seguida, é apresentado o estudo empírico sobre o desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem de História e Geografia de Portugal. O estudo, Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia, organizou-se a partir da problemática O recurso ao trabalho investigativo no ensino e aprendizagem da HGP promove o desenvolvimento de competências colaborativas, tendo como objetivos: (i) Analisar os momentos de ensino e aprendizagem que recorrem ao trabalho colaborativo; (ii) Analisar as aprendizagens de HGP realizadas a partir do trabalho investigativo; e (iii) Refletir sobre as competências colaborativas desenvolvidas a partir do trabalho investigativo. Os resultados obtidos permitem afirmar que os momentos de ensino e aprendizagem com recurso a atividades investigativas, em sala de aula, incentivando a colaboração entre os alunos, reforçam a construção do conhecimento, a mobilização e comunicação de vocabulário específico de História e Geografia, e o desenvolvimento das competências histórico-geográficas, em particular no que concerne à recolha, seleção e tratamento de informação em fontes com diversas linguagens.This report is developed within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II of the Master`s Degree in Teaching of Primary School and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Basic School, of taught by the Lisbon School of Education. The document is organized into two parts. In the first instance, the supervised teaching practices in the context of the of Primary School and 2nd cycle of Basic School are briefly characterized, and then the empirical study on the development of collaborative skills in the teaching and learning of History and Geography of Portugal is presented. The study, Development of collaborative skills in the teaching and learning of History and Geography, was organized based on the issue of the use of investigative work in the teaching and learning of History and Geography of Portugal promotes the development of collaborative skills, with the following objectives: (i) Analyze the teaching and learning moments that involved collaborative work; (ii) Analyze the HGP learnings achieved through investigative work; and (iii) Reflect on the collaborative skills developed through investigative work. The results obtained allow us to assert that teaching and learning moments using investigative activities in the classroom, encouraging collaboration among students, reinforce the construction of knowledge, the mobilization and communication of specific vocabulary in History and Geography, and the development of historical-geographical skills, particularly regarding the collecting, selection, and processing of information data from sources with diverse languages.Hortas, Maria JoãoDias, AlfredoRCIPLPereira, Cláudia Patrícia Paiva2024-01-09T10:45:30Z2023-12-192023-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16815TID:203445660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:15.352659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Pereira, Cláudia Patrícia Paiva
Atividades investigativas
Trabalho colaborativo
História e Geografia de Portugal
2.º ciclo do ensino básico
Competências histórico-geográficas.
Investigative activities
Collaborative work
History and geography of Portugal
2nd cycle of basic education
Historical-geographical skills
title_short Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Pereira, Cláudia Patrícia Paiva
author_facet Pereira, Cláudia Patrícia Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hortas, Maria João
Dias, Alfredo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cláudia Patrícia Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades investigativas
Trabalho colaborativo
História e Geografia de Portugal
2.º ciclo do ensino básico
Competências histórico-geográficas.
Investigative activities
Collaborative work
History and geography of Portugal
2nd cycle of basic education
Historical-geographical skills
topic Atividades investigativas
Trabalho colaborativo
História e Geografia de Portugal
2.º ciclo do ensino básico
Competências histórico-geográficas.
Investigative activities
Collaborative work
History and geography of Portugal
2nd cycle of basic education
Historical-geographical skills
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
2023-12-19T00:00:00Z
2024-01-09T10:45:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16815
TID:203445660
url http://hdl.handle.net/10400.21/16815
identifier_str_mv TID:203445660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136794706444288