Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3024 |
Resumo: | As mudanças inerentes aos desafios contemporâneos que se colocam à Educação de Infância foram, também, motes para a constituição do Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI) como espaço de reflexão e investigação. Surgiu da necessidade de construção de abordagens pluridisciplinares e perspetivas holísticas de compreensão da intervenção educativa que façam emergir referenciais diferenciadores para a formação de Educadores, reconfiguração da participação ativa das comunidades educativas e novos modelos de instituições de cariz sociopedagógico. (In Nota de Abertura) |
id |
RCAP_21625ada4c4015658741df2c7379a8c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3024 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de InfânciaEducação de infânciaBrincarParticipação das criançasEnvolvimento parentalMúsicaTransição Pré Escolar/ Ensino Básico (1º ciclo)Educação especialPedagogia diferenciadaMaria MontessoriCompetências sócioemocionaisParticipação das criançasMantle of the ExpertEstilos parentaisJogos didáticosLiteracia emergenteMotricidade infantilPandemiaDireitos das criançasAs mudanças inerentes aos desafios contemporâneos que se colocam à Educação de Infância foram, também, motes para a constituição do Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI) como espaço de reflexão e investigação. Surgiu da necessidade de construção de abordagens pluridisciplinares e perspetivas holísticas de compreensão da intervenção educativa que façam emergir referenciais diferenciadores para a formação de Educadores, reconfiguração da participação ativa das comunidades educativas e novos modelos de instituições de cariz sociopedagógico. (In Nota de Abertura)Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI)2021-09-09T14:39:27Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3024por978-989-54506-8-8Pequito, PaulaPinheiro, AnaSilva, BrigiteCraveiro, ClaraGonçalves, DanielaAssemany, DaniellaCortesão, IreneNeves, IvoneJesús Víton, MariaMedeiros, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:43.330697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância |
title |
Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância |
spellingShingle |
Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância Pequito, Paula Educação de infância Brincar Participação das crianças Envolvimento parental Música Transição Pré Escolar/ Ensino Básico (1º ciclo) Educação especial Pedagogia diferenciada Maria Montessori Competências sócioemocionais Participação das crianças Mantle of the Expert Estilos parentais Jogos didáticos Literacia emergente Motricidade infantil Pandemia Direitos das crianças |
title_short |
Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância |
title_full |
Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância |
title_fullStr |
Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância |
title_full_unstemmed |
Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância |
title_sort |
Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância |
author |
Pequito, Paula |
author_facet |
Pequito, Paula Pinheiro, Ana Silva, Brigite Craveiro, Clara Gonçalves, Daniela Assemany, Daniella Cortesão, Irene Neves, Ivone Jesús Víton, Maria Medeiros, Paula |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro, Ana Silva, Brigite Craveiro, Clara Gonçalves, Daniela Assemany, Daniella Cortesão, Irene Neves, Ivone Jesús Víton, Maria Medeiros, Paula |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pequito, Paula Pinheiro, Ana Silva, Brigite Craveiro, Clara Gonçalves, Daniela Assemany, Daniella Cortesão, Irene Neves, Ivone Jesús Víton, Maria Medeiros, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Brincar Participação das crianças Envolvimento parental Música Transição Pré Escolar/ Ensino Básico (1º ciclo) Educação especial Pedagogia diferenciada Maria Montessori Competências sócioemocionais Participação das crianças Mantle of the Expert Estilos parentais Jogos didáticos Literacia emergente Motricidade infantil Pandemia Direitos das crianças |
topic |
Educação de infância Brincar Participação das crianças Envolvimento parental Música Transição Pré Escolar/ Ensino Básico (1º ciclo) Educação especial Pedagogia diferenciada Maria Montessori Competências sócioemocionais Participação das crianças Mantle of the Expert Estilos parentais Jogos didáticos Literacia emergente Motricidade infantil Pandemia Direitos das crianças |
description |
As mudanças inerentes aos desafios contemporâneos que se colocam à Educação de Infância foram, também, motes para a constituição do Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI) como espaço de reflexão e investigação. Surgiu da necessidade de construção de abordagens pluridisciplinares e perspetivas holísticas de compreensão da intervenção educativa que façam emergir referenciais diferenciadores para a formação de Educadores, reconfiguração da participação ativa das comunidades educativas e novos modelos de instituições de cariz sociopedagógico. (In Nota de Abertura) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-09T14:39:27Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3024 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-54506-8-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131633099472896 |