"A ação é filha do pensamento": a relevância do pensamento crítico na resposta aos desafios do quotidiano para a promoção do bem-estar pessoal e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Amanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Saiz, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31845
Resumo: O pensamento crítico possui uma natureza eminentemente aplicada: pensa-se para atingir um fim, seja encontrar uma explicação, tomar uma decisão ou resolver um problema. Tal revela a sua relevância na resposta aos desafios do quotidiano, um tema por explorar devidamente. Neste artigo, examinamos as capacidades de pensamento crítico que são mais fundamentais para o funcionamento quotidiano dos indivíduos, para alcançarem o melhor bem-estar pessoal e social possível. Seguidamente, a nossa análise focar-se-á na intervenção a realizar para desenvolver tais capacidades. Esta análise da promoção do pensamento crítico será feita no contexto do Ensino Superior, com estudantes e com professores, apresentando-se recomendações sobre práticas possíveis. Se "a ação é filha do pensamento", é essencial que cada um desenvolva as suas competências de pensamento crítico, enquanto indivíduo e membro de uma comunidade, particularmente no cenário de pandemia que todos vivemos no momento.
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spelling "A ação é filha do pensamento": a relevância do pensamento crítico na resposta aos desafios do quotidiano para a promoção do bem-estar pessoal e socialPensamento críticoResolução de problemas e tomada de decisãoBem-estar pessoal e socialIntervençãoEnsino SuperiorO pensamento crítico possui uma natureza eminentemente aplicada: pensa-se para atingir um fim, seja encontrar uma explicação, tomar uma decisão ou resolver um problema. Tal revela a sua relevância na resposta aos desafios do quotidiano, um tema por explorar devidamente. Neste artigo, examinamos as capacidades de pensamento crítico que são mais fundamentais para o funcionamento quotidiano dos indivíduos, para alcançarem o melhor bem-estar pessoal e social possível. Seguidamente, a nossa análise focar-se-á na intervenção a realizar para desenvolver tais capacidades. Esta análise da promoção do pensamento crítico será feita no contexto do Ensino Superior, com estudantes e com professores, apresentando-se recomendações sobre práticas possíveis. Se "a ação é filha do pensamento", é essencial que cada um desenvolva as suas competências de pensamento crítico, enquanto indivíduo e membro de uma comunidade, particularmente no cenário de pandemia que todos vivemos no momento.Critical thinking has an eminently applied nature: one thinks to attain a goal, whether it is to find an explanation, to make a decision or to solve a problem. This reveals its relevance in face of daily challenges, a topic that has not yet been properly explored. In the present paper, we examine the most fundamental critical thinking skills for individuals' daily functioning for them to achieve the best personal and social well-being possible. Then, our analysis will focus on the intervention that must be performed to develop such skills. This analysis of the promotion of critical thinking will be done in the specific context of Higher Education, both with students and professors, also presenting recommendations on possible practices. If "action is the daughter of thought", it is of paramount importance that each person develops their critical thinking competencies, as an individual and as a member of a community, particularly in the pandemic scenario that we all are living.El pensamiento crítico posee una naturaleza eminentemente aplicada: pensamos para atingir un fin, sea tomar una decisión o solucionar un problema. Tal revela su relevancia en la respuesta a los desafíos del cotidiano, un tema por explorar debidamente. En el presente artículo, examinamos las capacidades de pensamiento crítico que son más fundamentales para el funcionamiento cotidiano de los individuos, para alcanzaren el mejor bienestar personal y social posible. Enseguida, nuestro análisis irá enfocarse en la intervención que debe ser realizada para desarrollar tales capacidades, en el contexto concreto de la Enseñanza Superior, tanto con estudiantes como con profesores, presentándose recomendaciones sobre prácticas posibles. Si "la acción es hija del pensamiento", es de suprema importancia que cada uno desarrolle sus competencias de pensamiento crítico, en cuanto individuo y en cuanto miembro de una comunidad, particularmente en el escenario de pandemia que todos vivimos en este momento.Universidade do Sul de Santa Catarina2021-08-24T15:35:53Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31845por2179-253410.19177/prppge.v14e262020242-255Franco, AmandaSaiz, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:26Zoai:ria.ua.pt:10773/31845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:38.058200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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