Desenvolvimento de modelos tridimensionais para o ensino e aprendizagem da geometria descritiva no ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33043 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
id |
RCAP_2294e5b00c72bcc73cd8fc618f408e5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/33043 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de modelos tridimensionais para o ensino e aprendizagem da geometria descritiva no ensino profissionalGeometria descritivaModelos didácticosEnsino profissionalDesignRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente relatório é o resultado do Projeto Pedagógico desenvolvido e implementado no âmbito da Iniciação à Prática Profissional, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa, do 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Este projeto foi implementado na Escola Secundária Adelaide Cabette, em Odivelas, numa turma do Curso Profissional de Design de Equipamento, do 12.º ano de escolaridade. O tema trabalhado neste relatório faz parte do currículo da disciplina de Geometria Descritiva B, mais concretamente o módulo 6 - secções de sólidos. Embora os alunos tenham uma faixa etária muito diversificada, foi possível identificar algumas dificuldades de aprendizagem no decorrer das observações realizadas, que acabaram por influenciar os materiais e recursos desenvolvidos especificamente para dar estas aulas, nomeadamente materiais didáticos impressos em 3D e exercícios em formato digital. A estratégia pedagógica utilizada teve como objetivo apresentar um modelo que privilegiasse uma aprendizagem que correspondesse à necessidade de apresentar conteúdos significativos para o aluno, considerando o contexto e a estrutura cognitiva prévia, e valorizando sobretudo a aprendizagem do aluno, de acordo com a simulação do real através de modelos tridimensionais, que facilitassem a transposição do real para o papel, ou seja, do tridimensional para o bidimensional. Os resultados obtidos revelam que a utilização de materiais didáticos para o ensino da Geometria Descritiva ajuda os alunos na aprendizagem, particularmente na visualização espacial dos exercícios, mas também foi possível concluir que a linguagem tecnológica utilizada para a implementação do projeto criou uma maior proximidade com os alunos.This report is the result of the Pedagogical Project developed and implemented under the Professional Practice Initiation of the Master’s of Arts in Teaching of Visual Arts at Lower and Upper Secondary Education, at the Lisbon University. This project was implemented at Adelaide Cabette Secondary School in Odivelas, in a class of the Professional Course of Equipment Design. The subject developted in this report is part of the discipline of Descriptive Geometry B’s curriculum, more concretely of the module 6 - Sections of solids. Although the students had a very diverse age range, it was possible to identify some learning difficulties in the course of the observations that have influenced the materials and resources developed specifically to give these classes, namely teaching materials printed in 3D and exercises in digital format. The pedagogical strategy used had as objective to present a model that focus on a learning that corresponded to the need to present significant contents to the student, considering the context and the previous cognitive structure, and valuing the student's learning mainly, according to the simulation of reality through three-dimensional models, that facilitated the transposition of the concrete on to paper, in other hands, from three-dimensional to two-dimensional. The results obtained reveal that the use of didactic material for the teaching of Descriptive Geometry helps the students in learning, particularly in the spatial visualization of the exercises, but it was also possible to conclude that the technological language used for the implementation of the project created a greater proximity to the students.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaMorais, Paula Leonor Martins de, 1984-2018-04-27T14:06:15Z20172017-10-302017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33043TID:201916444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:11.798870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de modelos tridimensionais para o ensino e aprendizagem da geometria descritiva no ensino profissional |
title |
Desenvolvimento de modelos tridimensionais para o ensino e aprendizagem da geometria descritiva no ensino profissional |
spellingShingle |
Desenvolvimento de modelos tridimensionais para o ensino e aprendizagem da geometria descritiva no ensino profissional Morais, Paula Leonor Martins de, 1984- Geometria descritiva Modelos didácticos Ensino profissional Design Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desenvolvimento de modelos tridimensionais para o ensino e aprendizagem da geometria descritiva no ensino profissional |
title_full |
Desenvolvimento de modelos tridimensionais para o ensino e aprendizagem da geometria descritiva no ensino profissional |
title_fullStr |
Desenvolvimento de modelos tridimensionais para o ensino e aprendizagem da geometria descritiva no ensino profissional |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de modelos tridimensionais para o ensino e aprendizagem da geometria descritiva no ensino profissional |
title_sort |
Desenvolvimento de modelos tridimensionais para o ensino e aprendizagem da geometria descritiva no ensino profissional |
author |
Morais, Paula Leonor Martins de, 1984- |
author_facet |
Morais, Paula Leonor Martins de, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Paula Leonor Martins de, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria descritiva Modelos didácticos Ensino profissional Design Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Geometria descritiva Modelos didácticos Ensino profissional Design Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-10-30 2017-01-01T00:00:00Z 2018-04-27T14:06:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/33043 TID:201916444 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/33043 |
identifier_str_mv |
TID:201916444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134411207213056 |