Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza :Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Sónia Marisa dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1046
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_22aa4c439fd3f7c21fd927ebf8ae2d22
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1046
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza :Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacialRelatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do Ensino Básico.O presente relatório de estágio integra duas partes, uma referente aos estágios e outra à componente investigativa. A primeira parte apresenta os contextos de estágio, os objetivos essenciais dos documentos reguladores da prática de ensino e as reflexões decorrentes do período de observação e intervenção, no que respeita ao planeamento, operacionalização e avaliação da atividade educativa. Foca as aprendizagens dos alunos proporcionadas pelas práticas que concretizei e o meu desenvolvimento nesses estágios. O estudo realizado teve como objetivo principal identificar o contributo da utilização do jogo, com recurso a materiais manipuláveis estruturados, no desenvolvimento do sentido espa- cial. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu o trabalho de quatro pares de alunos, dois do 3.º ano e dois do 6.º ano de turmas onde realizei estágio. Os dados foram recolhidos por documentos produzidos pelos alunos, na resolução das tarefas de diagnóstico, de avaliação e nos jogos, e por gravação áudio das interações ocorridas em cada par. Os resultados eviden- ciaram que os jogos contribuíram para uma melhoria das capacidades de representação e de descrição de figuras no plano e de identificação das suas propriedades. Contudo, apenas dois alunos do 3.º ano manifestaram uma melhoria significativa quanto à visualização espacial, essencialmente, na perceção figura-fundo.- This stage report contains two parts, one referring to the stages and other referring to the investigative component. The first part presents the contexts stage, the key objectives of the documents regulating the practice of teaching and learning and reflections resulting from the period of observation and intervention in relation to planning, implementation and evaluation in the educational activity. Focuses on students learning proportionate by practices that I made and my development in these stages. The study had as main objective identify the contribution of the use of the game, using manipulative materials structured, the development of spatial sense. The study was qualitative, involving the work of four pairs of students, two pairs of grade 3 and two pairs of grade 6, of classes where I made stage. Data were collected by documents produced by students in solv- ing the diagnostic tasks, evaluation tasks and games, and audio recording of the interactions which occurred in each pair. The results showed that games contributed to an improvement of the capacities of representation and description of figures in the plane and identify their proper- ties. However, only two students of grade 3 showed a significant improvement on the spatial visualization essentially in figure-ground perception.Colaço, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMonteiro, Sónia Marisa dos Santos2014-11-04T00:30:15Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:15Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:25.231378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza :Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial
title Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza :Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza :Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial
Monteiro, Sónia Marisa dos Santos
title_short Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza :Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial
title_full Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza :Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza :Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza :Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial
title_sort Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico – Matemática e Ciências da Natureza :Utilização de jogos no desenvolvimento do sentido espacial
author Monteiro, Sónia Marisa dos Santos
author_facet Monteiro, Sónia Marisa dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colaço, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Sónia Marisa dos Santos
description Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Ensino do 1.º ciclo e do 2.º ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2013-10-01T00:00:00Z
2014-11-04T00:30:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1046
url http://hdl.handle.net/10400.15/1046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137024953810944