A resolução de problemas matemáticos no 4º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/8586 |
Resumo: | Este documento apresenta uma investigação realizada no âmbito da unidade curricular Estágio III. Desenvolveu-se no contexto de prática pedagógica, numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. O seu objetivo é compreender como é que alunos do 4º ano de escolaridade resolvem problemas matemáticos em contexto de trabalho de grupo, bem como as dificuldades que emergem no decurso deste processo. Tendo por base este objetivo, organizei uma intervenção pedagógica no âmbito da qual propus aos alunos a resolução de um conjunto de problemas durante três semanas. A pertinência do estudo realizado decorre do reconhecimento, tanto a nível nacional como internacional, da importância da resolução de problemas para a aprendizagem da matemática. Trata-se de uma investigação que visa compreender um fenómeno educativo. O enquadramento teórico incide no significado de trabalho de grupo e sua importância na aula de Matemática, nas potencialidades desta modalidade de trabalho na resolução de problemas matemáticos e no ensino da resolução de problemas. Do ponto de vista metodológico, o estudo realizado insere-se numa abordagem qualitativa de investigação e num paradigma interpretativo, tendo proximidades significativas com a investigação-ação. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, a entrevista não estruturada e a recolha documental. Os dados recolhidos foram submetidos a uma análise de conteúdo qualitativa orientada por categorias temáticas, tendo como referência o objetivo e questões de estudo bem como o quadro teórico. Ao logo do processo da resolução de problemas, os alunos tiveram um papel importante. Apesar de não ter existido um delineamento de estratégias em grupo, cada aluno foi contribuindo de forma individual para a resolução da tarefa pelo grupo. Para tal, mobilizaram vários conhecimentos matemáticos, entre os quais os algoritmos de várias operações aritméticas, a noção de dobro, o conhecimento da estrutura do sistema de numeração decimal, relações entre unidades de medida de grandezas e os conceitos de múltiplo de 3 e de número ímpar. Neste processo, depararam-se com algumas dificuldades, nomeadamente na interpretação do enunciado de problemas, no estabelecimento de relações entre valores de medidas da grandeza massa e correspondentes valores de grandeza dinheiro, na compreensão da divisão e na noção de estimativa. Aparentemente os resultados deste estudo não permitem registar diferenças quanto ao papel do trabalho de grupo na melhoria do desempenho dos alunos quando, individualmente, resolvem problemas matemáticos. No entanto, permitem constatar que houve uma evolução ao nível da colaboração entre os alunos durante a resolução de problemas e da interação verbal focada na partilha de ideias e estratégias, o que foi útil para o processo de resolução. |
id |
RCAP_22cdd78563e82d09024429b5694696b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/8586 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A resolução de problemas matemáticos no 4º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupoResolução de problemasTrabalho de grupoAprendizagem da matemáticaDificuldadesRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioProblem solvingTeamworkMath learningDifficultiesEste documento apresenta uma investigação realizada no âmbito da unidade curricular Estágio III. Desenvolveu-se no contexto de prática pedagógica, numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. O seu objetivo é compreender como é que alunos do 4º ano de escolaridade resolvem problemas matemáticos em contexto de trabalho de grupo, bem como as dificuldades que emergem no decurso deste processo. Tendo por base este objetivo, organizei uma intervenção pedagógica no âmbito da qual propus aos alunos a resolução de um conjunto de problemas durante três semanas. A pertinência do estudo realizado decorre do reconhecimento, tanto a nível nacional como internacional, da importância da resolução de problemas para a aprendizagem da matemática. Trata-se de uma investigação que visa compreender um fenómeno educativo. O enquadramento teórico incide no significado de trabalho de grupo e sua importância na aula de Matemática, nas potencialidades desta modalidade de trabalho na resolução de problemas matemáticos e no ensino da resolução de problemas. Do ponto de vista metodológico, o estudo realizado insere-se numa abordagem qualitativa de investigação e num paradigma interpretativo, tendo proximidades significativas com a investigação-ação. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, a entrevista não estruturada e a recolha documental. Os dados recolhidos foram submetidos a uma análise de conteúdo qualitativa orientada por categorias temáticas, tendo como referência o objetivo e questões de estudo bem como o quadro teórico. Ao logo do processo da resolução de problemas, os alunos tiveram um papel importante. Apesar de não ter existido um delineamento de estratégias em grupo, cada aluno foi contribuindo de forma individual para a resolução da tarefa pelo grupo. Para tal, mobilizaram vários conhecimentos matemáticos, entre os quais os algoritmos de várias operações aritméticas, a noção de dobro, o conhecimento da estrutura do sistema de numeração decimal, relações entre unidades de medida de grandezas e os conceitos de múltiplo de 3 e de número ímpar. Neste processo, depararam-se com algumas dificuldades, nomeadamente na interpretação do enunciado de problemas, no estabelecimento de relações entre valores de medidas da grandeza massa e correspondentes valores de grandeza dinheiro, na compreensão da divisão e na noção de estimativa. Aparentemente os resultados deste estudo não permitem registar diferenças quanto ao papel do trabalho de grupo na melhoria do desempenho dos alunos quando, individualmente, resolvem problemas matemáticos. No entanto, permitem constatar que houve uma evolução ao nível da colaboração entre os alunos durante a resolução de problemas e da interação verbal focada na partilha de ideias e estratégias, o que foi útil para o processo de resolução.This document presents a research project developed during the academic course Estágio III, focused on the teaching practice of a 4th grade class of Primary School. The main goal of this study is to understand how 4th grade students solve mathematical problems in group work, including the potentialities of this modality of work, as well as the dofficulties that emerge during this process. Having this goal as backgroud, a three week educational intervention was conducted within which i proposed to the students a set of problems. The relevance of the study comes from the recognition, both nationally and internationally, of the importance of problem solving for learning mathematics. This research focuses on understanding na educational phenomenon. The theoretical framework focus on grasping the meaning of group work and its importance in mathematics classroom, as well as other aspects such as the benefits of group work in mathematical problem solving and teaching how to solve problems. From a methodology perspective, the researched follows a qualitive and interpretative approach, having some proximity with research-action. The data used on this research was obtained throught direct observation, non-structured interviews and document collection. The collected data were analysedaccording to a qualitive content analysis oriented by thematic categories, taking into account the goal of the study as well as the theorical framework. Throughout the process of problem-solving, students played na importante role. Despite not having been an outline of strategies for Group resolution, each student was contributing individually to the resolution of the task group. To this end, students mobilized several math skills, including the use of algorithms of arithmetic operations, the notion of double, knowledge of the structure of decimal number system, the relationships between units of measurement and the concepts of multiple of 3 and odd number. In this process, students encountered some difficulties, in particular concerning the interpretation of problems, the establishment of relationships between the measure of Money quantities, the understanding of the arithmetical operation division and the notion of estimation. Apparently the results of this study do not allow to observe diferences regarding the role of group work in improving student performance when, individually, solve mathematical problems. However, it seems that accur an evolution at the level of collaboration between students during problem solving and verbal interaction focused on sharing ideas and strategies which was useful for the process of resolution.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalBoavida, Ana MariaRepositório ComumCosta, Ana Cristina Caixeirinho da2015-05-12T14:56:14Z2015-042015-052015-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/8586TID:203262344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/8586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:27.607643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resolução de problemas matemáticos no 4º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo |
title |
A resolução de problemas matemáticos no 4º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo |
spellingShingle |
A resolução de problemas matemáticos no 4º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo Costa, Ana Cristina Caixeirinho da Resolução de problemas Trabalho de grupo Aprendizagem da matemática Dificuldades Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Problem solving Teamwork Math learning Difficulties |
title_short |
A resolução de problemas matemáticos no 4º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo |
title_full |
A resolução de problemas matemáticos no 4º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo |
title_fullStr |
A resolução de problemas matemáticos no 4º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas matemáticos no 4º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo |
title_sort |
A resolução de problemas matemáticos no 4º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo |
author |
Costa, Ana Cristina Caixeirinho da |
author_facet |
Costa, Ana Cristina Caixeirinho da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boavida, Ana Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Cristina Caixeirinho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Trabalho de grupo Aprendizagem da matemática Dificuldades Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Problem solving Teamwork Math learning Difficulties |
topic |
Resolução de problemas Trabalho de grupo Aprendizagem da matemática Dificuldades Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Problem solving Teamwork Math learning Difficulties |
description |
Este documento apresenta uma investigação realizada no âmbito da unidade curricular Estágio III. Desenvolveu-se no contexto de prática pedagógica, numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. O seu objetivo é compreender como é que alunos do 4º ano de escolaridade resolvem problemas matemáticos em contexto de trabalho de grupo, bem como as dificuldades que emergem no decurso deste processo. Tendo por base este objetivo, organizei uma intervenção pedagógica no âmbito da qual propus aos alunos a resolução de um conjunto de problemas durante três semanas. A pertinência do estudo realizado decorre do reconhecimento, tanto a nível nacional como internacional, da importância da resolução de problemas para a aprendizagem da matemática. Trata-se de uma investigação que visa compreender um fenómeno educativo. O enquadramento teórico incide no significado de trabalho de grupo e sua importância na aula de Matemática, nas potencialidades desta modalidade de trabalho na resolução de problemas matemáticos e no ensino da resolução de problemas. Do ponto de vista metodológico, o estudo realizado insere-se numa abordagem qualitativa de investigação e num paradigma interpretativo, tendo proximidades significativas com a investigação-ação. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, a entrevista não estruturada e a recolha documental. Os dados recolhidos foram submetidos a uma análise de conteúdo qualitativa orientada por categorias temáticas, tendo como referência o objetivo e questões de estudo bem como o quadro teórico. Ao logo do processo da resolução de problemas, os alunos tiveram um papel importante. Apesar de não ter existido um delineamento de estratégias em grupo, cada aluno foi contribuindo de forma individual para a resolução da tarefa pelo grupo. Para tal, mobilizaram vários conhecimentos matemáticos, entre os quais os algoritmos de várias operações aritméticas, a noção de dobro, o conhecimento da estrutura do sistema de numeração decimal, relações entre unidades de medida de grandezas e os conceitos de múltiplo de 3 e de número ímpar. Neste processo, depararam-se com algumas dificuldades, nomeadamente na interpretação do enunciado de problemas, no estabelecimento de relações entre valores de medidas da grandeza massa e correspondentes valores de grandeza dinheiro, na compreensão da divisão e na noção de estimativa. Aparentemente os resultados deste estudo não permitem registar diferenças quanto ao papel do trabalho de grupo na melhoria do desempenho dos alunos quando, individualmente, resolvem problemas matemáticos. No entanto, permitem constatar que houve uma evolução ao nível da colaboração entre os alunos durante a resolução de problemas e da interação verbal focada na partilha de ideias e estratégias, o que foi útil para o processo de resolução. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-12T14:56:14Z 2015-04 2015-05 2015-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/8586 TID:203262344 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/8586 |
identifier_str_mv |
TID:203262344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135331343138816 |