Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2120
Resumo: A visão contemporânea da adolescência tem caminhado em direção às contribuições da Psicologia positiva, perspetivando a saúde de modo integral e investindo sobre o estudo e a intervenção no bem-estar e na qualidade de vida. O presente estudo tem como objetivo investigar o efeito da afetividade e da personalidade na metacognição de estudantes do ensino secundário. Este trabalho procura também compreender, de forma exploratória e à luz do modelo Big-Five, a associação de características da personalidade com a variável afetividade. Adotou-se uma metodologia quantitativa e transversal, com uma amostra não probabilística de 186 estudantes, com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos (M = 15.95; DP = 1.11), a frequentarem o ensino secundário em duas escolas do norte de Portugal. Para a recolha de dados foram contempladas medidas sociodemográficas e escolares, uma escala para avaliar a capacidade metacognitiva, administrou-se uma medida de autoavaliação da afetividade negativa e da afetividade positiva e acedeu-se a informações respeitantes à extroversão e ao neuroticismo com recurso a um inventário de personalidade. Recorreu-se a procedimentos de análise da sensibilidade e da fiabilidade dos instrumentos utilizados, bem como a correlações e a regressões múltiplas hierárquicas das variáveis do estudo. Os resultados evidenciam que a afetividade positiva e o género são preditores da metacognição, destacando-se como produto desta investigação, esquemas integrativos da predição da metacognição e da predição da afetividade positiva. Estes resultados permitem compreender vários fatores que poderão incrementar a previsão do rendimento escolar de alunos do ensino secundário, pelo que devem ser tidos em consideração em futuras intervenções que visem a promoção do sucesso escolar e bemestar em estudantes do ensino secundário. São discutidas implicações do estudo, limitações e são expostas sugestões para estudos futuros.
id RCAP_22d6e67349bb24afe3b896ddd1e830aa
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/2120
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundárioMetacogniçãoAfetividadePersonalidadeEnsino SecundárioMetacognitiveAffectivityPersonalitySecondary SchoolPsychologyA visão contemporânea da adolescência tem caminhado em direção às contribuições da Psicologia positiva, perspetivando a saúde de modo integral e investindo sobre o estudo e a intervenção no bem-estar e na qualidade de vida. O presente estudo tem como objetivo investigar o efeito da afetividade e da personalidade na metacognição de estudantes do ensino secundário. Este trabalho procura também compreender, de forma exploratória e à luz do modelo Big-Five, a associação de características da personalidade com a variável afetividade. Adotou-se uma metodologia quantitativa e transversal, com uma amostra não probabilística de 186 estudantes, com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos (M = 15.95; DP = 1.11), a frequentarem o ensino secundário em duas escolas do norte de Portugal. Para a recolha de dados foram contempladas medidas sociodemográficas e escolares, uma escala para avaliar a capacidade metacognitiva, administrou-se uma medida de autoavaliação da afetividade negativa e da afetividade positiva e acedeu-se a informações respeitantes à extroversão e ao neuroticismo com recurso a um inventário de personalidade. Recorreu-se a procedimentos de análise da sensibilidade e da fiabilidade dos instrumentos utilizados, bem como a correlações e a regressões múltiplas hierárquicas das variáveis do estudo. Os resultados evidenciam que a afetividade positiva e o género são preditores da metacognição, destacando-se como produto desta investigação, esquemas integrativos da predição da metacognição e da predição da afetividade positiva. Estes resultados permitem compreender vários fatores que poderão incrementar a previsão do rendimento escolar de alunos do ensino secundário, pelo que devem ser tidos em consideração em futuras intervenções que visem a promoção do sucesso escolar e bemestar em estudantes do ensino secundário. São discutidas implicações do estudo, limitações e são expostas sugestões para estudos futuros.The contemporary vision of adolescence walked toward the contributions of positive Psychology, regarding the health of full mode and investing on the study and the intervention on the well-being and quality of life. The present study aims to investigate the effect of affectivity and personality on metacognitive in secondary school students. This work tries to understand, in a exploratory way and through the "Big-Five Model", the association of personality characteristics with the variable affectivity. A quantitative and transversal methodology was adopted, with a non-probability sample of 186 students, aged between 14 and 19 years (M = 15.95; DP = 1.11), that attend his secondary education in two schools in the North of Portugal. For the collection of data was included sociodemographic and school measures, a scale for the measuring Metacognitive ability, managed a self-assessment measure of positive and negative affectivity and accessed information relating to extroversion and neuroticism with the help of personality inventory. Procedures were used to analyze the sensitivity and reliability of the instruments used, as well as correlations and multiple hierarchical regressions of the study variables. The results show that positive affectivity and gender are predictors of metacognition, highlighting as a product of this investigation, integrative schemes of metacognition prediction and prediction of positive affectivity. These are the best results of secondary education and are therefore considered in future interventions to promote school success and well-being in secondary school students. Implications of the study, limitations, and suggestions for future studies are discussed.2018-03-01T14:51:44Z2018-03-012018-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, P. F. (2018). Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repsoitório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2120http://hdl.handle.net/11328/2120Silva, P. F. (2018). Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repsoitório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2120http://hdl.handle.net/11328/2120TID:201855461porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Patrícia Ferreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:12:10Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:14.370028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário
title Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário
spellingShingle Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário
Silva, Patrícia Ferreira
Metacognição
Afetividade
Personalidade
Ensino Secundário
Metacognitive
Affectivity
Personality
Secondary School
Psychology
title_short Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário
title_full Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário
title_fullStr Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário
title_full_unstemmed Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário
title_sort Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário
author Silva, Patrícia Ferreira
author_facet Silva, Patrícia Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Metacognição
Afetividade
Personalidade
Ensino Secundário
Metacognitive
Affectivity
Personality
Secondary School
Psychology
topic Metacognição
Afetividade
Personalidade
Ensino Secundário
Metacognitive
Affectivity
Personality
Secondary School
Psychology
description A visão contemporânea da adolescência tem caminhado em direção às contribuições da Psicologia positiva, perspetivando a saúde de modo integral e investindo sobre o estudo e a intervenção no bem-estar e na qualidade de vida. O presente estudo tem como objetivo investigar o efeito da afetividade e da personalidade na metacognição de estudantes do ensino secundário. Este trabalho procura também compreender, de forma exploratória e à luz do modelo Big-Five, a associação de características da personalidade com a variável afetividade. Adotou-se uma metodologia quantitativa e transversal, com uma amostra não probabilística de 186 estudantes, com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos (M = 15.95; DP = 1.11), a frequentarem o ensino secundário em duas escolas do norte de Portugal. Para a recolha de dados foram contempladas medidas sociodemográficas e escolares, uma escala para avaliar a capacidade metacognitiva, administrou-se uma medida de autoavaliação da afetividade negativa e da afetividade positiva e acedeu-se a informações respeitantes à extroversão e ao neuroticismo com recurso a um inventário de personalidade. Recorreu-se a procedimentos de análise da sensibilidade e da fiabilidade dos instrumentos utilizados, bem como a correlações e a regressões múltiplas hierárquicas das variáveis do estudo. Os resultados evidenciam que a afetividade positiva e o género são preditores da metacognição, destacando-se como produto desta investigação, esquemas integrativos da predição da metacognição e da predição da afetividade positiva. Estes resultados permitem compreender vários fatores que poderão incrementar a previsão do rendimento escolar de alunos do ensino secundário, pelo que devem ser tidos em consideração em futuras intervenções que visem a promoção do sucesso escolar e bemestar em estudantes do ensino secundário. São discutidas implicações do estudo, limitações e são expostas sugestões para estudos futuros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01T14:51:44Z
2018-03-01
2018-02-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, P. F. (2018). Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repsoitório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2120
http://hdl.handle.net/11328/2120
Silva, P. F. (2018). Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repsoitório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2120
http://hdl.handle.net/11328/2120
TID:201855461
identifier_str_mv Silva, P. F. (2018). Preditores da metacognição: estudo exploratório com estudantes do ensino secundário. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repsoitório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2120
TID:201855461
url http://hdl.handle.net/11328/2120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134975755288576