A aprendizagem baseada na resolução de problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Catarina Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12815
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_22eeead8f7955144a5a9adf4e837ea58
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem baseada na resolução de problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridadeConceções alternativasIntervenção2.º Ciclo do Ensino BásicoSistema cardiovascularAprendizagemResolução de problemasMisconceptionsHuman circulatory systemProblem-based learningIntervention2nd cycle of basic educationRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO relatório que se apresenta desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, o relatório apresenta uma descrição sintética da prática de intervenção pedagógica ocorrida no 2.º Ciclo do Ensino Básico, assim como uma análise crítica, reflexiva e fundamentada da mesma. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o Sistema Cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade, que teve como finalidade estudar algumas das conceções alternativas que os alunos adquirem no seu quotidiano, isto é, as noções erradas que os mesmos possuem acerca do funcionamento natural daquele sistema do corpo humano. Tendo em vista a desconstrução dessas conceções implementou-se um estudo que permitisse averiguar se uma prática pedagógica centrada na Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas seria vantajosa para a alteração das mesmas sobre o sistema cardiovascular. O estudo tem características de uma investigação-ação, recorrendo a dados de natureza quantitativa e qualitativa. Participaram no estudo 41 alunos, uma vez que o mesmo envolveu duas turmas, uma de 6.º ano e outra mista de 5.º e 6.º ano (grupo experimental e grupo de controlo, respetivamente). Os dados foram recolhidos através da administração de um questionário (antes e depois do ensino formal do sistema cardiovascular) e de uma grelha de observação e avaliação. Os resultados do estudo indicam que a metodologia ABRP se mostrou eficaz na desconstrução das CA inicialmente identificadas.ABSTRACT This report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II, of the Master´s Degree in Teaching 1st Cycle of Primary Education and of Mathematics and Sciences in the 2nd Cycle of Primary Education. The first part of the report presents the context where Teaching Practice occurred, and a reflexive analysis of the pedagogical intervention practice implemented in 2nd Cycle. The second part of the report presents an empirical study entitled Problem-Based Learning as an instrument to deconstruct misconceptions about circulatory system: a study with students of the 2nd cycle of Basic Education. The purpose of this study is to analyze some common ideas and misconceptions that students gain from everyday trial. Some misconceptions are at odds with accepted science and can provide a vulnerable foundation for new concepts. In order to deconstruct these misconceptions a study was implemented to understand if Problem-Based Learning would be an effective approach to transform misconceptions about circulatory system into scientifically acceptable ideas. To this end, a mixed research methodology of quantitative and qualitative nature was used, as well as action research. The study involved 41 students from two classes (experimental group and control group). The data was collected through questionnaire surveys (before and after intervention) and observation and evaluation grids. The results of the study indicate that Problem-Based Learning proved to be an effective approach in deconstructing the initially verified misconceptions.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaAlmeida, AntónioRCIPLFerreira, Ana Catarina Martins2021-02-11T10:29:22Z2020-10-072020-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12815TID:202629287porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:50.188372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem baseada na resolução de problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade
title A aprendizagem baseada na resolução de problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade
spellingShingle A aprendizagem baseada na resolução de problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade
Ferreira, Ana Catarina Martins
Conceções alternativas
Intervenção
2.º Ciclo do Ensino Básico
Sistema cardiovascular
Aprendizagem
Resolução de problemas
Misconceptions
Human circulatory system
Problem-based learning
Intervention
2nd cycle of basic education
title_short A aprendizagem baseada na resolução de problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade
title_full A aprendizagem baseada na resolução de problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade
title_fullStr A aprendizagem baseada na resolução de problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade
title_full_unstemmed A aprendizagem baseada na resolução de problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade
title_sort A aprendizagem baseada na resolução de problemas como ferramenta de desconstrução de conceções alternativas sobre o sistema cardiovascular: um estudo com crianças do 2.º ciclo de escolaridade
author Ferreira, Ana Catarina Martins
author_facet Ferreira, Ana Catarina Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Catarina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Conceções alternativas
Intervenção
2.º Ciclo do Ensino Básico
Sistema cardiovascular
Aprendizagem
Resolução de problemas
Misconceptions
Human circulatory system
Problem-based learning
Intervention
2nd cycle of basic education
topic Conceções alternativas
Intervenção
2.º Ciclo do Ensino Básico
Sistema cardiovascular
Aprendizagem
Resolução de problemas
Misconceptions
Human circulatory system
Problem-based learning
Intervention
2nd cycle of basic education
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-07
2020-10-07T00:00:00Z
2021-02-11T10:29:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12815
TID:202629287
url http://hdl.handle.net/10400.21/12815
identifier_str_mv TID:202629287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133478331088896