Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Sofia Guimarães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10215
Resumo: O presente relatório está inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Educativa Supervisionada integrada no 2º ano do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico para obtenção do grau Mestre que habilita para a docência. Este documento tem como objetivo a reflexão e aprofundamento das práticas de intervenção educativa, onde foram desenvolvidas diversas aprendizagens, nomeadamente, ao nível da organização, planificação, concretização, avaliação e, ainda, do modelo do professor reflexivo enquanto investigador e transformador da sua prática. Neste relatório serão elucidadas estratégias de ensino e aprendizagem, umas mais de cariz lúdico, outras lúdico-didáticas, bem como a necessidade e preocupação da transição entre níveis educativos e o impacto que o trabalho colaborativo detém nesta transição e em todo o percurso educativo das crianças. Para a fundamentação deste relatório recorreu-se a autores de referência de ambos os níveis de educação. Procurou-se ainda refletir sobre as questões que emergiram da prática, as aprendizagens e de que forma estas contribuíram para o desenvolvimento da criança e para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda.
id RCAP_2304ae64f586c6d84d574a7ace6863df
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioCriançaAprendizagem lúdicaTrabalho colaborativoInvestigação-AçãoChildPlayful LearningCollaborative workResearching-ActionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório está inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Educativa Supervisionada integrada no 2º ano do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico para obtenção do grau Mestre que habilita para a docência. Este documento tem como objetivo a reflexão e aprofundamento das práticas de intervenção educativa, onde foram desenvolvidas diversas aprendizagens, nomeadamente, ao nível da organização, planificação, concretização, avaliação e, ainda, do modelo do professor reflexivo enquanto investigador e transformador da sua prática. Neste relatório serão elucidadas estratégias de ensino e aprendizagem, umas mais de cariz lúdico, outras lúdico-didáticas, bem como a necessidade e preocupação da transição entre níveis educativos e o impacto que o trabalho colaborativo detém nesta transição e em todo o percurso educativo das crianças. Para a fundamentação deste relatório recorreu-se a autores de referência de ambos os níveis de educação. Procurou-se ainda refletir sobre as questões que emergiram da prática, as aprendizagens e de que forma estas contribuíram para o desenvolvimento da criança e para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda.This report is included in the scope of the annual curricular unit of Supervised Educational Practice integrated in the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education (EPE) and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (1ºCEB) to obtain the Master's Degree, that qualifies for teaching. This document aims at the reflection and further development of the practices of educational intervention, in which various learning activities were developed, namely, organization, planning, implementation, evaluation and the model of reflective teacher as a researcher and transformer of his practice. In this report strategies of teaching and learning will be clarified, some more ludic, other playful, as well as the need and concern of the transition between educational levels and the impact that the collaborative work has in this transition and throughout the educational path of the children. Authors of reference of both levels of education were invoked for the substantiation of this report. It was also sought to reflect upon the issues that emerged from the practice, the learning and how they contributed to the child development and to the personal and professional development of the masterInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Ana Sofia Guimarães2017-08-29T11:47:17Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10215TID:201735563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:29Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:42.457020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Cunha, Ana Sofia Guimarães
Criança
Aprendizagem lúdica
Trabalho colaborativo
Investigação-Ação
Child
Playful Learning
Collaborative work
Researching-Action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Cunha, Ana Sofia Guimarães
author_facet Cunha, Ana Sofia Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ana Sofia Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Aprendizagem lúdica
Trabalho colaborativo
Investigação-Ação
Child
Playful Learning
Collaborative work
Researching-Action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Aprendizagem lúdica
Trabalho colaborativo
Investigação-Ação
Child
Playful Learning
Collaborative work
Researching-Action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório está inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Educativa Supervisionada integrada no 2º ano do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico para obtenção do grau Mestre que habilita para a docência. Este documento tem como objetivo a reflexão e aprofundamento das práticas de intervenção educativa, onde foram desenvolvidas diversas aprendizagens, nomeadamente, ao nível da organização, planificação, concretização, avaliação e, ainda, do modelo do professor reflexivo enquanto investigador e transformador da sua prática. Neste relatório serão elucidadas estratégias de ensino e aprendizagem, umas mais de cariz lúdico, outras lúdico-didáticas, bem como a necessidade e preocupação da transição entre níveis educativos e o impacto que o trabalho colaborativo detém nesta transição e em todo o percurso educativo das crianças. Para a fundamentação deste relatório recorreu-se a autores de referência de ambos os níveis de educação. Procurou-se ainda refletir sobre as questões que emergiram da prática, as aprendizagens e de que forma estas contribuíram para o desenvolvimento da criança e para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29T11:47:17Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10215
TID:201735563
url http://hdl.handle.net/10400.22/10215
identifier_str_mv TID:201735563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131402589962240