Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/18081 |
Resumo: | Neste texto pretendo assinalar a relevância das TIC na vida das crianças, de todas as crianças, incluindo as que, pelas suas características pessoais individuais, possam ter de sentir satisfeita alguma NEE. Começarei por tentar caracterizar essas tecnologias que podem ter alguma presença na vida das crianças e procurarei, em seguida, analisar a ligação entre o desenvolvimento dessas tecnologias e a emergência de novos paradigmas educacionais. Posteriormente, e com base em investigação educacional conduzida por professores especializados no âmbito de projetos de mestrado em cujo processo de supervisão estive ativamente envolvido, analisarei alguns casos de estudo do potencial das TIC em contextos de educação especial. A partir daí, procurarei identificar questões emergentes para que, consciente da natureza dinâmica da sociedade, da ciência e da tecnologia, se possa concretizar uma vida inclusiva de todas as crianças em contextos de desenvolvimento pessoal e social harmonioso, saudável e equilibrado. |
id |
RCAP_23103f991390ce6d546306d89c6a4be3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18081 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as criançasTICEducação InclusivaNeste texto pretendo assinalar a relevância das TIC na vida das crianças, de todas as crianças, incluindo as que, pelas suas características pessoais individuais, possam ter de sentir satisfeita alguma NEE. Começarei por tentar caracterizar essas tecnologias que podem ter alguma presença na vida das crianças e procurarei, em seguida, analisar a ligação entre o desenvolvimento dessas tecnologias e a emergência de novos paradigmas educacionais. Posteriormente, e com base em investigação educacional conduzida por professores especializados no âmbito de projetos de mestrado em cujo processo de supervisão estive ativamente envolvido, analisarei alguns casos de estudo do potencial das TIC em contextos de educação especial. A partir daí, procurarei identificar questões emergentes para que, consciente da natureza dinâmica da sociedade, da ciência e da tecnologia, se possa concretizar uma vida inclusiva de todas as crianças em contextos de desenvolvimento pessoal e social harmonioso, saudável e equilibrado.Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC)Universidade do MinhoOsório, António José20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18081por1646-2637info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:17.205448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças |
title |
Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças |
spellingShingle |
Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças Osório, António José TIC Educação Inclusiva |
title_short |
Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças |
title_full |
Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças |
title_fullStr |
Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças |
title_sort |
Tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva de todas as crianças |
author |
Osório, António José |
author_facet |
Osório, António José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osório, António José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Educação Inclusiva |
topic |
TIC Educação Inclusiva |
description |
Neste texto pretendo assinalar a relevância das TIC na vida das crianças, de todas as crianças, incluindo as que, pelas suas características pessoais individuais, possam ter de sentir satisfeita alguma NEE. Começarei por tentar caracterizar essas tecnologias que podem ter alguma presença na vida das crianças e procurarei, em seguida, analisar a ligação entre o desenvolvimento dessas tecnologias e a emergência de novos paradigmas educacionais. Posteriormente, e com base em investigação educacional conduzida por professores especializados no âmbito de projetos de mestrado em cujo processo de supervisão estive ativamente envolvido, analisarei alguns casos de estudo do potencial das TIC em contextos de educação especial. A partir daí, procurarei identificar questões emergentes para que, consciente da natureza dinâmica da sociedade, da ciência e da tecnologia, se possa concretizar uma vida inclusiva de todas as crianças em contextos de desenvolvimento pessoal e social harmonioso, saudável e equilibrado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/18081 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/18081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação e Ciência. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132864204242944 |