Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francisca Figueiredo Viola dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23806
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_ab6f6ebfac7ad589b628612e249c9e82
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da PedraPlano de MarketingQuinta Várzea da PedraVinho premiumNotoriedade da marcaLealdade à marcaQualidadeMarketing PlanPremium wineBrand awarenessBrand loyaltyQualityMestrado Bolonha em MarketingO presente Trabalho Final de Mestrado tem como objeto de estudo o desenvolvimento de um plano de marketing, num contexto business-to-consumer, para a Quinta Várzea da Pedra, uma empresa que produz e comercializa vinhos premium. Esta investigação visa aumentar a notoriedade da marca, intensificar a lealdade dos consumidores com a mesma e consequentemente, impulsionar as suas vendas. Com o intuito de determinar estes objetivos e quais as táticas de marketing mais adequadas para os atingir, foi necessário compreender o setor dos vinhos e a sua envolvente e, posteriormente, entender a situação atual da empresa e os seus recursos. Assim, foi adotado um método de investigação misto com um desenho exploratório sequencial, tendo em conta uma abordagem exploratória e uma abordagem descritiva. Foi utilizada ainda, uma estratégia de investigação por inquérito aliada a uma investigação de arquivo e documental, aplicando um horizonte temporal cross-sectional. Primeiramente, realizou-se uma entrevista semiestruturada e de carácter informal à colaboradora do departamento administrativo para que fossem obtidas as informações necessárias à elaboração do plano de marketing. Posteriormente, elaborou-se um inquérito, com recurso a um questionário online, de forma a entender as perceções dos consumidores sobre a marca. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que os vinhos da marca são produtos de qualidade consistente e existe uma boa relação qualidade-preço, no entanto apresenta algumas falhas na comunicação e nos pontos de venda. Foi possível concluir ainda que os consumidores da marca não se consideram fiéis à mesma, nem a consideram como primeira escolha, tornando imprescindível a aposta em marketing.The purpose of this Master's Final Work is to develop a marketing plan, in a business-to-consumer context, for Quinta Várzea da Pedra, a company that produces and commercializes premium wines. This research aims to increase brand awareness, intensify consumer loyalty with it and consequently boost their sales. In order to determine these objectives and which marketing strategies are most appropriate to achieve them, it was necessary to understand the wine sector and its surroundings and, later, understand the current situation of the company and its resources. Thus, a mixed research method was adopted, with a sequential exploratory design, taking into account an exploratory approach and a descriptive approach. It was also used a research strategy through survey, allied to an archival and documentary research, applying a cross-sectional time horizon. Firstly, a semi-structured and informal interview was conducted with a collaborator of the administrative department to obtain the necessary information for the elaboration of the marketing plan. Subsequently, a survey was carried out, using an online questionnaire, in order to mainly understand the consumers’ perceptions about the brand. Based on the results obtained, it was found that the brand's wines are products of consistent quality and there is a good quality-price ratio. However, it presents some flaws in communication and points of sale. It was also possible to conclude that consumers of the brand do not consider themselves faithful to it, nor do they consider it as a first choice, making it essential to invest in marketing.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, Joanna KrywalskiRepositório da Universidade de LisboaSantos, Francisca Figueiredo Viola dos2022-10-15T00:30:23Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23806porSantos, Francisca Figueiredo Viola dos (2021). “Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:56.969712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra
title Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra
spellingShingle Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra
Santos, Francisca Figueiredo Viola dos
Plano de Marketing
Quinta Várzea da Pedra
Vinho premium
Notoriedade da marca
Lealdade à marca
Qualidade
Marketing Plan
Premium wine
Brand awareness
Brand loyalty
Quality
title_short Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra
title_full Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra
title_fullStr Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra
title_full_unstemmed Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra
title_sort Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra
author Santos, Francisca Figueiredo Viola dos
author_facet Santos, Francisca Figueiredo Viola dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna Krywalski
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francisca Figueiredo Viola dos
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Marketing
Quinta Várzea da Pedra
Vinho premium
Notoriedade da marca
Lealdade à marca
Qualidade
Marketing Plan
Premium wine
Brand awareness
Brand loyalty
Quality
topic Plano de Marketing
Quinta Várzea da Pedra
Vinho premium
Notoriedade da marca
Lealdade à marca
Qualidade
Marketing Plan
Premium wine
Brand awareness
Brand loyalty
Quality
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-10-15T00:30:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23806
url http://hdl.handle.net/10400.5/23806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Francisca Figueiredo Viola dos (2021). “Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131173542166528