Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23806 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_ab6f6ebfac7ad589b628612e249c9e82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23806 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da PedraPlano de MarketingQuinta Várzea da PedraVinho premiumNotoriedade da marcaLealdade à marcaQualidadeMarketing PlanPremium wineBrand awarenessBrand loyaltyQualityMestrado Bolonha em MarketingO presente Trabalho Final de Mestrado tem como objeto de estudo o desenvolvimento de um plano de marketing, num contexto business-to-consumer, para a Quinta Várzea da Pedra, uma empresa que produz e comercializa vinhos premium. Esta investigação visa aumentar a notoriedade da marca, intensificar a lealdade dos consumidores com a mesma e consequentemente, impulsionar as suas vendas. Com o intuito de determinar estes objetivos e quais as táticas de marketing mais adequadas para os atingir, foi necessário compreender o setor dos vinhos e a sua envolvente e, posteriormente, entender a situação atual da empresa e os seus recursos. Assim, foi adotado um método de investigação misto com um desenho exploratório sequencial, tendo em conta uma abordagem exploratória e uma abordagem descritiva. Foi utilizada ainda, uma estratégia de investigação por inquérito aliada a uma investigação de arquivo e documental, aplicando um horizonte temporal cross-sectional. Primeiramente, realizou-se uma entrevista semiestruturada e de carácter informal à colaboradora do departamento administrativo para que fossem obtidas as informações necessárias à elaboração do plano de marketing. Posteriormente, elaborou-se um inquérito, com recurso a um questionário online, de forma a entender as perceções dos consumidores sobre a marca. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que os vinhos da marca são produtos de qualidade consistente e existe uma boa relação qualidade-preço, no entanto apresenta algumas falhas na comunicação e nos pontos de venda. Foi possível concluir ainda que os consumidores da marca não se consideram fiéis à mesma, nem a consideram como primeira escolha, tornando imprescindível a aposta em marketing.The purpose of this Master's Final Work is to develop a marketing plan, in a business-to-consumer context, for Quinta Várzea da Pedra, a company that produces and commercializes premium wines. This research aims to increase brand awareness, intensify consumer loyalty with it and consequently boost their sales. In order to determine these objectives and which marketing strategies are most appropriate to achieve them, it was necessary to understand the wine sector and its surroundings and, later, understand the current situation of the company and its resources. Thus, a mixed research method was adopted, with a sequential exploratory design, taking into account an exploratory approach and a descriptive approach. It was also used a research strategy through survey, allied to an archival and documentary research, applying a cross-sectional time horizon. Firstly, a semi-structured and informal interview was conducted with a collaborator of the administrative department to obtain the necessary information for the elaboration of the marketing plan. Subsequently, a survey was carried out, using an online questionnaire, in order to mainly understand the consumers’ perceptions about the brand. Based on the results obtained, it was found that the brand's wines are products of consistent quality and there is a good quality-price ratio. However, it presents some flaws in communication and points of sale. It was also possible to conclude that consumers of the brand do not consider themselves faithful to it, nor do they consider it as a first choice, making it essential to invest in marketing.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, Joanna KrywalskiRepositório da Universidade de LisboaSantos, Francisca Figueiredo Viola dos2022-10-15T00:30:23Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23806porSantos, Francisca Figueiredo Viola dos (2021). “Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:56.969712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra |
title |
Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra |
spellingShingle |
Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra Santos, Francisca Figueiredo Viola dos Plano de Marketing Quinta Várzea da Pedra Vinho premium Notoriedade da marca Lealdade à marca Qualidade Marketing Plan Premium wine Brand awareness Brand loyalty Quality |
title_short |
Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra |
title_full |
Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra |
title_fullStr |
Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra |
title_full_unstemmed |
Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra |
title_sort |
Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra |
author |
Santos, Francisca Figueiredo Viola dos |
author_facet |
Santos, Francisca Figueiredo Viola dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Joanna Krywalski Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Francisca Figueiredo Viola dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de Marketing Quinta Várzea da Pedra Vinho premium Notoriedade da marca Lealdade à marca Qualidade Marketing Plan Premium wine Brand awareness Brand loyalty Quality |
topic |
Plano de Marketing Quinta Várzea da Pedra Vinho premium Notoriedade da marca Lealdade à marca Qualidade Marketing Plan Premium wine Brand awareness Brand loyalty Quality |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2021-10-01T00:00:00Z 2022-10-15T00:30:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/23806 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/23806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Francisca Figueiredo Viola dos (2021). “Plano de Marketing para a empresa Quinta Várzea da Pedra”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131173542166528 |