Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3485 |
Resumo: | Capitulo 1 O presente relatório de Estágio Pedagógico, tem como objetivo descrever e minudenciar a atividade docente desenvolvida ao longo do ano letivo de 2012/2013, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. O primordial objetivo pessoal para a realização deste estágio foi o contacto com a realidade escolar e o desenvolvimento da atividade docente, sendo um processo importantíssimo na evolução e aprendizagem enquanto pedagogo. A lecionação de Educação Física a turmas de diversos anos letivos, a orientação de treinos em duas modalidades do Desporto Escolar, a assessoria da Direção de Turma e a organização e dinamização de atividades, juntamente com o apoio e ensinamento do professor orientador, permitiu adquirir uma importante bagagem de experiência e conhecimentos que me fizeram estar agora mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho e desempenhar a função de docente. Capitulo 2 Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar a percentagem de alunos com sobrepeso e obesidade e apurar se existe variabilidade significativa do IMC, %MG e PC entre anos (do 7º ao 12º ano) em cada género, numa população infanto-juvenil. Métodos: amostra é composta por 273 alunos, 127 alunos do género masculino (idade média= 14,75 e desvio padrão=1,95) e 146 do género feminino (idade média= 14,69 e desvio padrão=1,82). Os parâmetros morfológicos foram registados de acordo com recomendações internacionais, recorrendo a instrumentos de fiabilidade reconhecida. Seguiu-se a classificação do índice de obesidade dos sujeitos de acordo com os pontos de corte internacionais do IMC para o género e idade. Recorreu-se ao teste da ANOVA (seguido do teste post-hoc de tukey) para estudar a variabilidade desses parâmetros pelos anos de escolaridade, sendo o valor de P<0,05. Resultados: Para a totalidade da amostra existem 13% de alunos com sobrepeso e 4 % com obesidade, 4% com magreza e 79% com IMC normal. Existem diferenças significativas entre o 7º, 9º e 11º ano no género masculino para os alunos com sobrepeso (7º=22,6%, 9º=13,3% e 11º= 0%) e obesidade (7º=3,2%, 9º ano=0% e 11º=16,7%). Também existe variabilidade significativa no género masculino quanto ao PC para os anos letivos referidos anteriormente (7º=71,87, 9º ano=73 e 11º=80,78). Para o género feminino não foram registas variações significativas (P>0.05) dos parâmetros avaliados em função do ano de escolaridade. Conclusões: O estudo retrata a realidade da Escola Secundária Quinta das Palmeiras e em que ponto de situação se encontra a problemática da obesidade. |
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Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das PalmeirasEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - LecionaçãoDesporto escolar - Alunos - Obesidade - DiagnósticoDesporto escolar - Alunos - SobrepesoDesporto escolar - Alunos - Índice de massa corporal (IMC)Capitulo 1 O presente relatório de Estágio Pedagógico, tem como objetivo descrever e minudenciar a atividade docente desenvolvida ao longo do ano letivo de 2012/2013, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. O primordial objetivo pessoal para a realização deste estágio foi o contacto com a realidade escolar e o desenvolvimento da atividade docente, sendo um processo importantíssimo na evolução e aprendizagem enquanto pedagogo. A lecionação de Educação Física a turmas de diversos anos letivos, a orientação de treinos em duas modalidades do Desporto Escolar, a assessoria da Direção de Turma e a organização e dinamização de atividades, juntamente com o apoio e ensinamento do professor orientador, permitiu adquirir uma importante bagagem de experiência e conhecimentos que me fizeram estar agora mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho e desempenhar a função de docente. Capitulo 2 Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar a percentagem de alunos com sobrepeso e obesidade e apurar se existe variabilidade significativa do IMC, %MG e PC entre anos (do 7º ao 12º ano) em cada género, numa população infanto-juvenil. Métodos: amostra é composta por 273 alunos, 127 alunos do género masculino (idade média= 14,75 e desvio padrão=1,95) e 146 do género feminino (idade média= 14,69 e desvio padrão=1,82). Os parâmetros morfológicos foram registados de acordo com recomendações internacionais, recorrendo a instrumentos de fiabilidade reconhecida. Seguiu-se a classificação do índice de obesidade dos sujeitos de acordo com os pontos de corte internacionais do IMC para o género e idade. Recorreu-se ao teste da ANOVA (seguido do teste post-hoc de tukey) para estudar a variabilidade desses parâmetros pelos anos de escolaridade, sendo o valor de P<0,05. Resultados: Para a totalidade da amostra existem 13% de alunos com sobrepeso e 4 % com obesidade, 4% com magreza e 79% com IMC normal. Existem diferenças significativas entre o 7º, 9º e 11º ano no género masculino para os alunos com sobrepeso (7º=22,6%, 9º=13,3% e 11º= 0%) e obesidade (7º=3,2%, 9º ano=0% e 11º=16,7%). Também existe variabilidade significativa no género masculino quanto ao PC para os anos letivos referidos anteriormente (7º=71,87, 9º ano=73 e 11º=80,78). Para o género feminino não foram registas variações significativas (P>0.05) dos parâmetros avaliados em função do ano de escolaridade. Conclusões: O estudo retrata a realidade da Escola Secundária Quinta das Palmeiras e em que ponto de situação se encontra a problemática da obesidade.Chapter 1 The following report of Pedagogical stage, aims to describe and detail the educational activity developed along the school year 2012/2013, within the Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, performed in Escola Secundária Quinta das Palmeiras. The primordial personal aim for the realization of this stage was the contact with the school reality and the development of teaching activity, being a very important process in the evolution and learning as pedagogue. The teaching of physical education classes in the various school grades, the orientation of trainings in two different modalities of School Sports, the advisory of the Director of Class and the organization and promotion of activities, together with the support and teaching by the teacher mentor, allowed to acquire an important baggage of experience and knowledge that made me, now, be more prepared to face the job market and perform the function of teacher. Chapter 2 Purpose: The aim of this research was to determine the percentage of students with overweight and obesity and to investigate whether there is significant variability in BMI,% BF, and WC between years (7th to 12th grade) in each gender in a juvenile population. Methods: A total sample is composed by 273 students, 127 male (middle age = 14,75 e standard deviation=1,95) and 149 female students (middle age = 14,69 e standard deviation =1,82). The morphological parameters were recorded according the international recommendations, resorting to instruments with renowned reliability. There followed the classification of obesity index of subjects , according the international cutoffs of BMI to gender and age. We resorted to the ANOVA test (followed by post-hoc Tukey test) to study the variability of these parameters by years of schooling, being the value of P <0.05. Results: For the totality sample, there are 13% of students with overweight, 4% obese, 4% thinness and 79% with normal IMC. There are significant differences between 7º, 9º and 11º grade, in male gender for the students with overweight (7º=22,6%, 9º=13,3% e 11º=0%) and obesity (7º=3,2%, 9º grade=0% e 11º=16,7%). There is also significant variation in males on the PC for the previously mentioned school years (7th = 71.87, 9th grade = 73 and 11 = 80.78). For females there were no significant changes (P>0.05) of these parameters depending on the grade. Conclusions: The study shows the reality of Secondary School Quinta das Palmeiras and at which point of the situation, the problem of obesity is found.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumVinagreiro, David dos Santos2015-06-05T12:55:12Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:53.713966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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