Estratégias de promoção de comportamentos autorregulatórios das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rita Tavares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10421
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolar
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spelling Estratégias de promoção de comportamentos autorregulatórios das criançasAutorregulaçãoCapacidades autorregulatóriasEmoçõesPapel do educadorReflexãoMediadorSelf-regulationSelf-regulatory capabilitiesEmotionsRole of educatorReflectionMediatorRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-escolarO presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer a realidade do cenário que vivenciei durante quatro meses e cujas experiências contribuíram para a promoção da aquisição de conhecimentos teóricos e práticos relativos à Educação de Infância, essencialmente sobre a valência de jardim-de-infância. Constitui-se como um trabalho reflexivo sobre a prática que desenvolvi, enquanto futura educadora, com um grupo de vinte e cinco crianças entre os dois e os cinco anos. É apresentada uma caracterização do contexto educativo, que complementa as intenções pedagógicas definidas e a avaliação das mesmas ao longo da intervenção. Posteriormente, é evidenciada a problemática de investigação, focada na ação do/a educador/a em momentos de promoção de comportamentos autorregulatórios nas crianças, e para a qual foi realizada uma revisão de literatura pertinente, adequada e atual, de modo a aprofundar os conhecimentos sobre o tema e a auxiliar-me na consolidação de estratégias conducentes à concretização das minhas intenções pedagógicas. Posteriormente, são apresentados os resultados sobre a investigação e a prática, onde se encontram espelhados os progressos realizados pelas crianças. A utilização de estratégias promotoras de capacidades autorregulatórias de forma positiva depende não só do momento em causa, mas também do temperamento da criança e do adulto. É, por isso, necessário que o/a educador/a tenha em mente a caracterização de cada criança e do grupo, conceba um reprtório de estratégias que se adeque às fragilidades apresentadas, reajustando, sempre que necessário, a sua ação mediadora, e compreenda que este processo decorre ao longo do tempo. Por fim, apresenta-se uma reflexão crítica sobre a construção da profissionalidade docente e o impacto que as intervenções realizadas em valência de creche e de jardim-de-infância tiveram na (re)construção da mesma.ABSTRACT The main purpose of this report is to make known the reality of the scenario that I lived during four months, where the experiences contributed to the promotion of the acquisition of theoretical and practical knowledge in the pedagogical level of basic education, essentially on the valence of kindergarten. It constitutes a reflexive work on the practice that I developed, as a future educator, with a group of twenty-five children between two and five years. A characterization of the educational context is presented, which complements the pedagogical intentions and their evaluation throughout the intervention. Subsequently, the research problem is highlighted, with which I intend to focus: on the educator's action in moments of promoting self-regulating behaviors in children. For which a review of relevant and current literature was carried out in order to deepen my knowledge on the subject and to assist me in consolidating strategies to achieve my pedagogical intentions. Later on, the results are presented on research and practice, where the progress made by children is mirrored. The use of strategies that promote self-regulation in a positive way depends not only on the moment in question, but also on the temperament of the child and the adult. Therefore, it is necessary for the educator to keep in mind the characterization of each child and the group and to devise a repertoire of strategies that suit the frailties presented. Readjusting, whenever necessary, your mediating action and understanding that this process takes place over time. Finally, a critical reflection is presented on the construction of teaching professionalism and the impact that the interventions performed in valence of kindergarten and kindergarten have had on the (re) construction of the same.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSimões, AnaRCIPLPinto, Rita Tavares2019-08-07T14:08:09Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10421TID:202249719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:51.013862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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