Análise do desempenho de estrutura tubular para veículo de lazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, André Filipe Reis
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15412
Resumo: Esta dissertação é elaborada no âmbito da unidade curricular de Dissertação / Projecto / Estágio do 2º Ano do Mestrado em Engenharia Mecânica - Área de Especialização em ´ Construções Mecânicas do Instituto Superior de Engenharia do Porto. A mesma incide sobre a análise do desempenho estrutural de um veículo de competição Barquetta destinado a provas de campeonato de montanha e circuitos de velocidade. Este tipo de veículo, na utilização a que se destina, é constantemente sujeito a elevados esforços estruturais, tais como acelerações, travagens e passagens em curva. Além destes, a sua estrutura deve ser o mais segura possível, de modo a proteger o(s) seu(s) ocupante(s). Propõe-se neste trabalho, o estudo da rigidez torcional tanto do quadro, como do chassis. Além disso, serão realizadas uma série de análises computacionais com objetivo de compreender o comportamento do mesmo durante a normal utilização, assim como em caso de acidente, apresentando sugestões de melhoria. Tratando-se de um veículo já construído e totalmente funcional, recorrer-se-á ao método de engenharia inversa de modo a replicar o mesmo e aferir a fidedignidade dos valores numéricos comparativamente com os resultados obtidos experimentalmente.
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