Análise do desempenho de estrutura tubular para veículo de lazer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15412 |
Resumo: | Esta dissertação é elaborada no âmbito da unidade curricular de Dissertação / Projecto / Estágio do 2º Ano do Mestrado em Engenharia Mecânica - Área de Especialização em ´ Construções Mecânicas do Instituto Superior de Engenharia do Porto. A mesma incide sobre a análise do desempenho estrutural de um veículo de competição Barquetta destinado a provas de campeonato de montanha e circuitos de velocidade. Este tipo de veículo, na utilização a que se destina, é constantemente sujeito a elevados esforços estruturais, tais como acelerações, travagens e passagens em curva. Além destes, a sua estrutura deve ser o mais segura possível, de modo a proteger o(s) seu(s) ocupante(s). Propõe-se neste trabalho, o estudo da rigidez torcional tanto do quadro, como do chassis. Além disso, serão realizadas uma série de análises computacionais com objetivo de compreender o comportamento do mesmo durante a normal utilização, assim como em caso de acidente, apresentando sugestões de melhoria. Tratando-se de um veículo já construído e totalmente funcional, recorrer-se-á ao método de engenharia inversa de modo a replicar o mesmo e aferir a fidedignidade dos valores numéricos comparativamente com os resultados obtidos experimentalmente. |
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Análise do desempenho de estrutura tubular para veículo de lazerFIAChassisQuadroSuspensãoEngenharia AutomóvelEngenharia InversaModelação geométricaEnsaios EstruturaisRigidez TorcionalMétodo dos Elementos FinitosExtensometria ElétricaFrameSuspensionAutomotive EngineeringReverse EngineeringGeometric ModelingStructural TestingTorsional StiffnessFinite Element MethodElectrical ExtensometryEsta dissertação é elaborada no âmbito da unidade curricular de Dissertação / Projecto / Estágio do 2º Ano do Mestrado em Engenharia Mecânica - Área de Especialização em ´ Construções Mecânicas do Instituto Superior de Engenharia do Porto. A mesma incide sobre a análise do desempenho estrutural de um veículo de competição Barquetta destinado a provas de campeonato de montanha e circuitos de velocidade. Este tipo de veículo, na utilização a que se destina, é constantemente sujeito a elevados esforços estruturais, tais como acelerações, travagens e passagens em curva. Além destes, a sua estrutura deve ser o mais segura possível, de modo a proteger o(s) seu(s) ocupante(s). Propõe-se neste trabalho, o estudo da rigidez torcional tanto do quadro, como do chassis. Além disso, serão realizadas uma série de análises computacionais com objetivo de compreender o comportamento do mesmo durante a normal utilização, assim como em caso de acidente, apresentando sugestões de melhoria. Tratando-se de um veículo já construído e totalmente funcional, recorrer-se-á ao método de engenharia inversa de modo a replicar o mesmo e aferir a fidedignidade dos valores numéricos comparativamente com os resultados obtidos experimentalmente.This thesis is formulated within the Thesis/Project/Internship course of the 2nd Year of the Master’s Degree in Mechanical Engineering - Mechanical Constructions specialization field of the Institute of Engineering of Porto. It is focused on the analysis of the structural performance of a Barquetta competition vehicle for hill climb championship and racing circuits. This type of vehicle, during the usage for which it is intended, suffers high and constant structural stresses such as acceleration, braking and cornering. In addition to these, its structure must be as safe as possible in order to protect its occupants. It is proposed in this work, the study of the torsional stiffness of both the frame and the chassis. In addition, a series of computational analyzes will be performed to understand its behavior during normal use, as well as in the event of an accident, presenting suggestions for improvement. Since it is an already built and fully functional vehicle, the reverse engineering method will be used in order to replicate it and to check the reliability of the numerical values compared to the results obtained experimentally.Ferreira, Fernando JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVaz, André Filipe Reis2022-11-20T01:30:58Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15412TID:202342395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:08.373210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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