O livro – um recurso transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Joana Filipa Eugénio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8672
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
id RCAP_2360244f872357b8b0c9226d83e10c12
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O livro – um recurso transversalLivroJardim-de-infânciaLiteraturaMediaçãoBookKindergartenLiteratureMediationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016O presente relatório de investigação tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Aqui, é relatado um trabalho desenvolvido com crianças em idade pré-escolar; o texto é constituído por várias partes, nomeadamente o Enquadramento Teórico-Conceptual, onde foi feita uma pesquisa sobre o tema a ser trabalhado, a Metodologia utilizada, a Análise e Interpretação dos Dados, e, por fim, as Conclusões e Reflexões Finais. O tema escolhido foi o livro, enquanto recurso transversal, pois este sempre foi um tema que me despertou particular interesse. Este trabalho procurou aprofundar conhecimentos por forma a obter resposta à Questão Orientadora do Estudo, “Consigo utilizar e rentabilizar o livro como suporte transversal na transmissão dos vários saberes?”, assim como a alcançar os Objetivos do Estudo propostos, “Compreender a literatura para a infância e a sua importância enquanto recurso transversal, na educação pré-escolar; partir de uma narrativa para a implementação de atividades no âmbito de outras áreas/domínios; promover aprendizagens através de um livro e das atividades ligadas a este”. A metodologia utilizada foi a Investigação-Ação. A partir da leitura mediada da história Elmer e o ursinho perdido, de David McKee, foram implementadas 10 atividades, enquadradas nas várias Áreas de Conteúdo referidas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças de 3 anos de idade, e que passo a apresentar: a leitura mediada da história; o reconto oral do livro, feito pelo grupo; o diálogo sobre os medos, estratégias para os ultrapassar e desenhos dos medos; a visita do Elmer à sala de atividades e construção da caixa dos medos; a dança dos medos; a apresentação da música “Rua das Formas”; uma produção livre com figuras geométricas; a construção de figuras geométricas com recurso a uma corda; a decoração da casinha; e, por fim, a atividade “vamos encontrar o ursinho perdido”. De todos as atividades, foi o trabalho sobre o medo, que acabou por se destacar devido ao interesse e identificação do grupo com esse tema. Foram desenvolvidas algumas atividades no âmbito desta temática, tendo em vista ajudar a criança a lidar com essa emoção e encontrar estratégias para tal. Ainda que este tema se tenha destacado, todos os outros objetivos foram igualmente atingidos.The following investigation report has as a goal to obtain a master degree in preschool education. Here, is going be described the work developed with children in preschool age; the text is constituted by several parts, such as the Theoretical and Conceptual Framework, where was made a research of the subject the Methodology used, Analysis and Data Interpretation, and finally the Conclusion and Final Reflections. The chosen theme was the book while transversal resource, since it has always been a topic of my interest. This study aimed to deepen the knowledge as a means to obtain the answer to the Study Guiding Question, “Can I use and capitalize the book while transversal support in transmission of diverse knowledge?”, as well as to achieve the proposed Study Goals, “Understanding the literature for children and its importance as a cross-appeal, in preschool education”; “starting from a narrative for the implementation of activities within other domains”; “promote learning through the book and activities related to this”. It was used the action-research methodology. Based on the mediated reading of Elmer and the Lost Teddy, by David McKee, were implemented the 10 following activities, framed in various Content Areas mentioned by the Curriculum Guidelines for the Preschool Education, with a group of 3 years old children: the mediated reading story, the oral retelling of the book, made in group; the dialog about fears, strategies for overcoming them and drawing of the fears; the Elmer’s visit to the activities room and the construction of the “fears box”; the dance of the fears; music presentation “Street of Forms”; free production with geometrical forms; drawing of geometrical forms using a rope and the children’s bodies; the house decoration; and, finally, the activity “let’s find the lost teddy.” From all the activities, it was the work about fear, that turned out to be highlighted due to the interest shown by the group and it’s identification with this theme. Some activities related to this theme were developed in order to help the children to deal with that emotion and find strategies for that. Although this issue has been highlighted, all other goals were also achieved.Fonseca, OlgaSapientiaFernandes, Joana Filipa Eugénio2016-09-05T09:04:47Z2016-06-3020152016-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.1/8672TID:202173879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:58Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:47.692282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O livro – um recurso transversal
title O livro – um recurso transversal
spellingShingle O livro – um recurso transversal
Fernandes, Joana Filipa Eugénio
Livro
Jardim-de-infância
Literatura
Mediação
Book
Kindergarten
Literature
Mediation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O livro – um recurso transversal
title_full O livro – um recurso transversal
title_fullStr O livro – um recurso transversal
title_full_unstemmed O livro – um recurso transversal
title_sort O livro – um recurso transversal
author Fernandes, Joana Filipa Eugénio
author_facet Fernandes, Joana Filipa Eugénio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Olga
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Joana Filipa Eugénio
dc.subject.por.fl_str_mv Livro
Jardim-de-infância
Literatura
Mediação
Book
Kindergarten
Literature
Mediation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Livro
Jardim-de-infância
Literatura
Mediação
Book
Kindergarten
Literature
Mediation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-09-05T09:04:47Z
2016-06-30
2016-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8672
TID:202173879
url http://hdl.handle.net/10400.1/8672
identifier_str_mv TID:202173879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133233848254464