Comércio electrónico: O EDI como alternativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaivéo, José Manuel
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14609
Resumo: A globalização dos mercados, o surgimento constante de novas tecnologias e a emergência de uma economia baseada na utilização das vias digitais, são factos de presença constante e intensiva numa sociedade que se pretende baseada na Informação e no Conhecimento. O entendimento, assumido pelas organizações, da importância que os Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação possuem como ferramenta essencial ao seu desempenho, quando se encontram perante os desafios colocados pela globalização económica, é essencial para a sua sobrevivência em mercados e negócios cuja velocidade de surgimento, mudança e concretização é cada vez maior. A forma como as diferentes organizações utilizam a panóplia de ferramentas colocadas à sua disposição para aceder às potencialidades abertas pelo Comércio Electrónico, pode constituir-se como um factor diferenciador em mercados que se aceitam cada vez mais globais. E isto só será possível se a organização dispuser do conjunto de capacidades necessárias para utilizar essas mesmas ferramentas na aquisição de vantagens competitivas face aos seus principais concorrentes. Responder às solicitações dos mercados e a consumidores exigentes e sofisticados, compreender e aceitar a relevância das novas tecnologias, assumir a emergência do Comércio Electrónico e da Economia Digital, implica a restruturação profunda e radical da estrutura interna da grande maioria das organizações que fazem destes desafios a sua opção estratégica. Dispor de ferramentas capazes de suportar as necessidades de Comércio Electrónico, tais como o EDI e a Internet, pode constituir a diferença entre o sucesso e o fracasso. Deste modo, o que se propõe com este trabalho é estudar a emergência do Comércio Electrónico e a sua importância no contexto organizacional, dando atenção especial às potencialidades apresentadas pelo EDI como ferramenta de suporte. *** Abstract - The market globalization, the constant rise of new technologies and an economy based on digital roads use, are constants and intensive facts in an Information and Knowledge based Society. Organizations assume the important of Information Systems and Technologies has an essential tool for is performance in face of economy globalization challenges and for is survival when they are in markets and business whose velocity and rise are even big. The way how different organizations use all tools they have to access the ecommerce potentials, could be assumed as a distinguish factor in global markets. These goals are possible if any organization had the necessary skills to use those tools to, in face their competitors, competitive advantage acquisitions. Respond to markets solicitations and sophisticated consumers, understand and accept new technologies relevance, assume e-commerce and digital economy emergency, implies a radical and profound internal restructuration on most organizations how assume those challenges has a strategically option. To have capable tools in order to support e-commerce needs, like EDI and Internet, could make the difference between success and failure. Sow, this job proposal is to study the e-commerce emergence and their importance on organizational context, putting the attentions on EDI potentials has a support tool.
id RCAP_236f72fc0095335af156ee0c8de4f509
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comércio electrónico: O EDI como alternativaOrganização e sistemas de informaçãoComércio electrónicoA globalização dos mercados, o surgimento constante de novas tecnologias e a emergência de uma economia baseada na utilização das vias digitais, são factos de presença constante e intensiva numa sociedade que se pretende baseada na Informação e no Conhecimento. O entendimento, assumido pelas organizações, da importância que os Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação possuem como ferramenta essencial ao seu desempenho, quando se encontram perante os desafios colocados pela globalização económica, é essencial para a sua sobrevivência em mercados e negócios cuja velocidade de surgimento, mudança e concretização é cada vez maior. A forma como as diferentes organizações utilizam a panóplia de ferramentas colocadas à sua disposição para aceder às potencialidades abertas pelo Comércio Electrónico, pode constituir-se como um factor diferenciador em mercados que se aceitam cada vez mais globais. E isto só será possível se a organização dispuser do conjunto de capacidades necessárias para utilizar essas mesmas ferramentas na aquisição de vantagens competitivas face aos seus principais concorrentes. Responder às solicitações dos mercados e a consumidores exigentes e sofisticados, compreender e aceitar a relevância das novas tecnologias, assumir a emergência do Comércio Electrónico e da Economia Digital, implica a restruturação profunda e radical da estrutura interna da grande maioria das organizações que fazem destes desafios a sua opção estratégica. Dispor de ferramentas capazes de suportar as necessidades de Comércio Electrónico, tais como o EDI e a Internet, pode constituir a diferença entre o sucesso e o fracasso. Deste modo, o que se propõe com este trabalho é estudar a emergência do Comércio Electrónico e a sua importância no contexto organizacional, dando atenção especial às potencialidades apresentadas pelo EDI como ferramenta de suporte. *** Abstract - The market globalization, the constant rise of new technologies and an economy based on digital roads use, are constants and intensive facts in an Information and Knowledge based Society. Organizations assume the important of Information Systems and Technologies has an essential tool for is performance in face of economy globalization challenges and for is survival when they are in markets and business whose velocity and rise are even big. The way how different organizations use all tools they have to access the ecommerce potentials, could be assumed as a distinguish factor in global markets. These goals are possible if any organization had the necessary skills to use those tools to, in face their competitors, competitive advantage acquisitions. Respond to markets solicitations and sophisticated consumers, understand and accept new technologies relevance, assume e-commerce and digital economy emergency, implies a radical and profound internal restructuration on most organizations how assume those challenges has a strategically option. To have capable tools in order to support e-commerce needs, like EDI and Internet, could make the difference between success and failure. Sow, this job proposal is to study the e-commerce emergence and their importance on organizational context, putting the attentions on EDI potentials has a support tool.Universidad de Évora2015-06-01T16:21:36Z2015-06-012000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14609http://hdl.handle.net/10174/14609pordep gestãojose.gaiveo@esce.ips.pt666Gaivéo, José Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:15.922447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comércio electrónico: O EDI como alternativa
title Comércio electrónico: O EDI como alternativa
spellingShingle Comércio electrónico: O EDI como alternativa
Gaivéo, José Manuel
Organização e sistemas de informação
Comércio electrónico
title_short Comércio electrónico: O EDI como alternativa
title_full Comércio electrónico: O EDI como alternativa
title_fullStr Comércio electrónico: O EDI como alternativa
title_full_unstemmed Comércio electrónico: O EDI como alternativa
title_sort Comércio electrónico: O EDI como alternativa
author Gaivéo, José Manuel
author_facet Gaivéo, José Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaivéo, José Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Organização e sistemas de informação
Comércio electrónico
topic Organização e sistemas de informação
Comércio electrónico
description A globalização dos mercados, o surgimento constante de novas tecnologias e a emergência de uma economia baseada na utilização das vias digitais, são factos de presença constante e intensiva numa sociedade que se pretende baseada na Informação e no Conhecimento. O entendimento, assumido pelas organizações, da importância que os Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação possuem como ferramenta essencial ao seu desempenho, quando se encontram perante os desafios colocados pela globalização económica, é essencial para a sua sobrevivência em mercados e negócios cuja velocidade de surgimento, mudança e concretização é cada vez maior. A forma como as diferentes organizações utilizam a panóplia de ferramentas colocadas à sua disposição para aceder às potencialidades abertas pelo Comércio Electrónico, pode constituir-se como um factor diferenciador em mercados que se aceitam cada vez mais globais. E isto só será possível se a organização dispuser do conjunto de capacidades necessárias para utilizar essas mesmas ferramentas na aquisição de vantagens competitivas face aos seus principais concorrentes. Responder às solicitações dos mercados e a consumidores exigentes e sofisticados, compreender e aceitar a relevância das novas tecnologias, assumir a emergência do Comércio Electrónico e da Economia Digital, implica a restruturação profunda e radical da estrutura interna da grande maioria das organizações que fazem destes desafios a sua opção estratégica. Dispor de ferramentas capazes de suportar as necessidades de Comércio Electrónico, tais como o EDI e a Internet, pode constituir a diferença entre o sucesso e o fracasso. Deste modo, o que se propõe com este trabalho é estudar a emergência do Comércio Electrónico e a sua importância no contexto organizacional, dando atenção especial às potencialidades apresentadas pelo EDI como ferramenta de suporte. *** Abstract - The market globalization, the constant rise of new technologies and an economy based on digital roads use, are constants and intensive facts in an Information and Knowledge based Society. Organizations assume the important of Information Systems and Technologies has an essential tool for is performance in face of economy globalization challenges and for is survival when they are in markets and business whose velocity and rise are even big. The way how different organizations use all tools they have to access the ecommerce potentials, could be assumed as a distinguish factor in global markets. These goals are possible if any organization had the necessary skills to use those tools to, in face their competitors, competitive advantage acquisitions. Respond to markets solicitations and sophisticated consumers, understand and accept new technologies relevance, assume e-commerce and digital economy emergency, implies a radical and profound internal restructuration on most organizations how assume those challenges has a strategically option. To have capable tools in order to support e-commerce needs, like EDI and Internet, could make the difference between success and failure. Sow, this job proposal is to study the e-commerce emergence and their importance on organizational context, putting the attentions on EDI potentials has a support tool.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01T00:00:00Z
2015-06-01T16:21:36Z
2015-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14609
http://hdl.handle.net/10174/14609
url http://hdl.handle.net/10174/14609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep gestão
jose.gaiveo@esce.ips.pt
666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidad de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136557330857984