Comércio electrónico: O EDI como alternativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14609 |
Resumo: | A globalização dos mercados, o surgimento constante de novas tecnologias e a emergência de uma economia baseada na utilização das vias digitais, são factos de presença constante e intensiva numa sociedade que se pretende baseada na Informação e no Conhecimento. O entendimento, assumido pelas organizações, da importância que os Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação possuem como ferramenta essencial ao seu desempenho, quando se encontram perante os desafios colocados pela globalização económica, é essencial para a sua sobrevivência em mercados e negócios cuja velocidade de surgimento, mudança e concretização é cada vez maior. A forma como as diferentes organizações utilizam a panóplia de ferramentas colocadas à sua disposição para aceder às potencialidades abertas pelo Comércio Electrónico, pode constituir-se como um factor diferenciador em mercados que se aceitam cada vez mais globais. E isto só será possível se a organização dispuser do conjunto de capacidades necessárias para utilizar essas mesmas ferramentas na aquisição de vantagens competitivas face aos seus principais concorrentes. Responder às solicitações dos mercados e a consumidores exigentes e sofisticados, compreender e aceitar a relevância das novas tecnologias, assumir a emergência do Comércio Electrónico e da Economia Digital, implica a restruturação profunda e radical da estrutura interna da grande maioria das organizações que fazem destes desafios a sua opção estratégica. Dispor de ferramentas capazes de suportar as necessidades de Comércio Electrónico, tais como o EDI e a Internet, pode constituir a diferença entre o sucesso e o fracasso. Deste modo, o que se propõe com este trabalho é estudar a emergência do Comércio Electrónico e a sua importância no contexto organizacional, dando atenção especial às potencialidades apresentadas pelo EDI como ferramenta de suporte. *** Abstract - The market globalization, the constant rise of new technologies and an economy based on digital roads use, are constants and intensive facts in an Information and Knowledge based Society. Organizations assume the important of Information Systems and Technologies has an essential tool for is performance in face of economy globalization challenges and for is survival when they are in markets and business whose velocity and rise are even big. The way how different organizations use all tools they have to access the ecommerce potentials, could be assumed as a distinguish factor in global markets. These goals are possible if any organization had the necessary skills to use those tools to, in face their competitors, competitive advantage acquisitions. Respond to markets solicitations and sophisticated consumers, understand and accept new technologies relevance, assume e-commerce and digital economy emergency, implies a radical and profound internal restructuration on most organizations how assume those challenges has a strategically option. To have capable tools in order to support e-commerce needs, like EDI and Internet, could make the difference between success and failure. Sow, this job proposal is to study the e-commerce emergence and their importance on organizational context, putting the attentions on EDI potentials has a support tool. |
id |
RCAP_236f72fc0095335af156ee0c8de4f509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14609 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comércio electrónico: O EDI como alternativaOrganização e sistemas de informaçãoComércio electrónicoA globalização dos mercados, o surgimento constante de novas tecnologias e a emergência de uma economia baseada na utilização das vias digitais, são factos de presença constante e intensiva numa sociedade que se pretende baseada na Informação e no Conhecimento. O entendimento, assumido pelas organizações, da importância que os Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação possuem como ferramenta essencial ao seu desempenho, quando se encontram perante os desafios colocados pela globalização económica, é essencial para a sua sobrevivência em mercados e negócios cuja velocidade de surgimento, mudança e concretização é cada vez maior. A forma como as diferentes organizações utilizam a panóplia de ferramentas colocadas à sua disposição para aceder às potencialidades abertas pelo Comércio Electrónico, pode constituir-se como um factor diferenciador em mercados que se aceitam cada vez mais globais. E isto só será possível se a organização dispuser do conjunto de capacidades necessárias para utilizar essas mesmas ferramentas na aquisição de vantagens competitivas face aos seus principais concorrentes. Responder às solicitações dos mercados e a consumidores exigentes e sofisticados, compreender e aceitar a relevância das novas tecnologias, assumir a emergência do Comércio Electrónico e da Economia Digital, implica a restruturação profunda e radical da estrutura interna da grande maioria das organizações que fazem destes desafios a sua opção estratégica. Dispor de ferramentas capazes de suportar as necessidades de Comércio Electrónico, tais como o EDI e a Internet, pode constituir a diferença entre o sucesso e o fracasso. Deste modo, o que se propõe com este trabalho é estudar a emergência do Comércio Electrónico e a sua importância no contexto organizacional, dando atenção especial às potencialidades apresentadas pelo EDI como ferramenta de suporte. *** Abstract - The market globalization, the constant rise of new technologies and an economy based on digital roads use, are constants and intensive facts in an Information and Knowledge based Society. Organizations assume the important of Information Systems and Technologies has an essential tool for is performance in face of economy globalization challenges and for is survival when they are in markets and business whose velocity and rise are even big. The way how different organizations use all tools they have to access the ecommerce potentials, could be assumed as a distinguish factor in global markets. These goals are possible if any organization had the necessary skills to use those tools to, in face their competitors, competitive advantage acquisitions. Respond to markets solicitations and sophisticated consumers, understand and accept new technologies relevance, assume e-commerce and digital economy emergency, implies a radical and profound internal restructuration on most organizations how assume those challenges has a strategically option. To have capable tools in order to support e-commerce needs, like EDI and Internet, could make the difference between success and failure. Sow, this job proposal is to study the e-commerce emergence and their importance on organizational context, putting the attentions on EDI potentials has a support tool.Universidad de Évora2015-06-01T16:21:36Z2015-06-012000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14609http://hdl.handle.net/10174/14609pordep gestãojose.gaiveo@esce.ips.pt666Gaivéo, José Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:15.922447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comércio electrónico: O EDI como alternativa |
title |
Comércio electrónico: O EDI como alternativa |
spellingShingle |
Comércio electrónico: O EDI como alternativa Gaivéo, José Manuel Organização e sistemas de informação Comércio electrónico |
title_short |
Comércio electrónico: O EDI como alternativa |
title_full |
Comércio electrónico: O EDI como alternativa |
title_fullStr |
Comércio electrónico: O EDI como alternativa |
title_full_unstemmed |
Comércio electrónico: O EDI como alternativa |
title_sort |
Comércio electrónico: O EDI como alternativa |
author |
Gaivéo, José Manuel |
author_facet |
Gaivéo, José Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaivéo, José Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização e sistemas de informação Comércio electrónico |
topic |
Organização e sistemas de informação Comércio electrónico |
description |
A globalização dos mercados, o surgimento constante de novas tecnologias e a emergência de uma economia baseada na utilização das vias digitais, são factos de presença constante e intensiva numa sociedade que se pretende baseada na Informação e no Conhecimento. O entendimento, assumido pelas organizações, da importância que os Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação possuem como ferramenta essencial ao seu desempenho, quando se encontram perante os desafios colocados pela globalização económica, é essencial para a sua sobrevivência em mercados e negócios cuja velocidade de surgimento, mudança e concretização é cada vez maior. A forma como as diferentes organizações utilizam a panóplia de ferramentas colocadas à sua disposição para aceder às potencialidades abertas pelo Comércio Electrónico, pode constituir-se como um factor diferenciador em mercados que se aceitam cada vez mais globais. E isto só será possível se a organização dispuser do conjunto de capacidades necessárias para utilizar essas mesmas ferramentas na aquisição de vantagens competitivas face aos seus principais concorrentes. Responder às solicitações dos mercados e a consumidores exigentes e sofisticados, compreender e aceitar a relevância das novas tecnologias, assumir a emergência do Comércio Electrónico e da Economia Digital, implica a restruturação profunda e radical da estrutura interna da grande maioria das organizações que fazem destes desafios a sua opção estratégica. Dispor de ferramentas capazes de suportar as necessidades de Comércio Electrónico, tais como o EDI e a Internet, pode constituir a diferença entre o sucesso e o fracasso. Deste modo, o que se propõe com este trabalho é estudar a emergência do Comércio Electrónico e a sua importância no contexto organizacional, dando atenção especial às potencialidades apresentadas pelo EDI como ferramenta de suporte. *** Abstract - The market globalization, the constant rise of new technologies and an economy based on digital roads use, are constants and intensive facts in an Information and Knowledge based Society. Organizations assume the important of Information Systems and Technologies has an essential tool for is performance in face of economy globalization challenges and for is survival when they are in markets and business whose velocity and rise are even big. The way how different organizations use all tools they have to access the ecommerce potentials, could be assumed as a distinguish factor in global markets. These goals are possible if any organization had the necessary skills to use those tools to, in face their competitors, competitive advantage acquisitions. Respond to markets solicitations and sophisticated consumers, understand and accept new technologies relevance, assume e-commerce and digital economy emergency, implies a radical and profound internal restructuration on most organizations how assume those challenges has a strategically option. To have capable tools in order to support e-commerce needs, like EDI and Internet, could make the difference between success and failure. Sow, this job proposal is to study the e-commerce emergence and their importance on organizational context, putting the attentions on EDI potentials has a support tool. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-01-01T00:00:00Z 2015-06-01T16:21:36Z 2015-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14609 http://hdl.handle.net/10174/14609 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
dep gestão jose.gaiveo@esce.ips.pt 666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136557330857984 |