Escutar o presente, perspetivar o futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12059 |
Resumo: | A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de formação ao longo da vida, prolongando-se com carácter obrigatório no 1.º ciclo do ensino básico. Estas etapas assumem grande importância para o sucesso educativo da criança e para o seu projeto de vida futuro. Cabe aos profissionais da educação, o desafio de implementar dinâmicas pedagógicas que permitam a aquisição de competências e a formação do indivíduo enquanto cidadão. O propósito deste trabalho é apresentar o percurso das aprendizagens realizadas no âmbito destas realidades, pelo que se tentou compreender a perspetiva das crianças, assim como as especificidades inerentes à profissão. O presente relatório é constituído por duas partes, sendo que a primeira diz respeito à contextualização do itinerário formativo nos dois contextos e a segunda, relativa às experiências-chave que resultaram das vivências dos estágios. Como reflexão deste percurso de aprendizagem verifica-se a importância do estágio para o trabalho profissional futuro, o qual deve ser norteado pelos interesses e dificuldades das crianças, promovendo a sua autonomia e gosto pela aprendizagem. |
id |
RCAP_23e40cea5d6106a1aebc4cdd071a999c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12059 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escutar o presente, perspetivar o futurorelatório finalEnsino Básico 1º CicloEducação Pré-EscolarPráticas EducativasPrática PedagógicaA educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de formação ao longo da vida, prolongando-se com carácter obrigatório no 1.º ciclo do ensino básico. Estas etapas assumem grande importância para o sucesso educativo da criança e para o seu projeto de vida futuro. Cabe aos profissionais da educação, o desafio de implementar dinâmicas pedagógicas que permitam a aquisição de competências e a formação do indivíduo enquanto cidadão. O propósito deste trabalho é apresentar o percurso das aprendizagens realizadas no âmbito destas realidades, pelo que se tentou compreender a perspetiva das crianças, assim como as especificidades inerentes à profissão. O presente relatório é constituído por duas partes, sendo que a primeira diz respeito à contextualização do itinerário formativo nos dois contextos e a segunda, relativa às experiências-chave que resultaram das vivências dos estágios. Como reflexão deste percurso de aprendizagem verifica-se a importância do estágio para o trabalho profissional futuro, o qual deve ser norteado pelos interesses e dificuldades das crianças, promovendo a sua autonomia e gosto pela aprendizagem.Loff, Philippe Bernard, 1955-Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumSilvestre, Nádia Isabel Castanheira2016-03-10T14:53:34Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12059201335204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:46.618510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escutar o presente, perspetivar o futuro relatório final |
title |
Escutar o presente, perspetivar o futuro |
spellingShingle |
Escutar o presente, perspetivar o futuro Silvestre, Nádia Isabel Castanheira Ensino Básico 1º Ciclo Educação Pré-Escolar Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
Escutar o presente, perspetivar o futuro |
title_full |
Escutar o presente, perspetivar o futuro |
title_fullStr |
Escutar o presente, perspetivar o futuro |
title_full_unstemmed |
Escutar o presente, perspetivar o futuro |
title_sort |
Escutar o presente, perspetivar o futuro |
author |
Silvestre, Nádia Isabel Castanheira |
author_facet |
Silvestre, Nádia Isabel Castanheira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loff, Philippe Bernard, 1955- Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvestre, Nádia Isabel Castanheira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico 1º Ciclo Educação Pré-Escolar Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Ensino Básico 1º Ciclo Educação Pré-Escolar Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de formação ao longo da vida, prolongando-se com carácter obrigatório no 1.º ciclo do ensino básico. Estas etapas assumem grande importância para o sucesso educativo da criança e para o seu projeto de vida futuro. Cabe aos profissionais da educação, o desafio de implementar dinâmicas pedagógicas que permitam a aquisição de competências e a formação do indivíduo enquanto cidadão. O propósito deste trabalho é apresentar o percurso das aprendizagens realizadas no âmbito destas realidades, pelo que se tentou compreender a perspetiva das crianças, assim como as especificidades inerentes à profissão. O presente relatório é constituído por duas partes, sendo que a primeira diz respeito à contextualização do itinerário formativo nos dois contextos e a segunda, relativa às experiências-chave que resultaram das vivências dos estágios. Como reflexão deste percurso de aprendizagem verifica-se a importância do estágio para o trabalho profissional futuro, o qual deve ser norteado pelos interesses e dificuldades das crianças, promovendo a sua autonomia e gosto pela aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-03-10T14:53:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12059 201335204 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12059 |
identifier_str_mv |
201335204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013596909568 |