Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34497 |
Resumo: | A Quinta da Fontoura é uma empresa de eventos e alojamento local que tem como missão proporcionar momentos únicos aos clientes, através da personalização dos seus serviços seja no âmbito dos eventos ou alojamento. A empresa procura atingir o patamar de excelência, sendo uma referência no segmento para a região de Aveiro, Coimbra e Porto, adotando valores como Sustentabilidade, Compromisso e Qualidade. O principal objetivo deste projeto foi desenvolver um plano estratégico de marketing para a empresa de eventos e alojamento local Quinta da Fontoura em Albergaria-a-Velha. Para tal, foi realizada uma breve revisão de literatura sobre o conceito, modelos existentes e como se desenvolve um plano de marketing. Para além disso, estudou-se ainda o que é o alojamento local, como funciona e o que motiva, bem como o mercado nacional atual e por fim, a empresa em questão. De modo a complementar o trabalho de pesquisa, realizou-se um estudo quantitativo através de questionários online difundidos através da rede social Facebook. O resultado deste trabalho foi o desenvolvimento de um plano de marketing completo com dois objetivos específicos: estudar o mercado em que se insere a Quinta da Fontoura, de forma a elaborar uma estratégia adequada aos seus recursos, identificando eventuais falhas, vantagens, ameaças e oportunidades. Para a concretização deste plano realizou-se ainda um estudo sobre o público-alvo da Quinta, identificando potenciais clientes e as suas caraterísticas. No que diz respeito à parte operacional do plano, foram criadas um conjunto de ações a desenvolver no prazo de seis meses, de forma a atingir-se os objetivos pretendidos. |
id |
RCAP_23e7c72be98751f8c28b9f7d824efc7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34497 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano estratégico de marketing para a Quinta da FontouraPlano de marketingPlaneamento de marketing estratégicoMarketing turísticoAlojamento localA Quinta da Fontoura é uma empresa de eventos e alojamento local que tem como missão proporcionar momentos únicos aos clientes, através da personalização dos seus serviços seja no âmbito dos eventos ou alojamento. A empresa procura atingir o patamar de excelência, sendo uma referência no segmento para a região de Aveiro, Coimbra e Porto, adotando valores como Sustentabilidade, Compromisso e Qualidade. O principal objetivo deste projeto foi desenvolver um plano estratégico de marketing para a empresa de eventos e alojamento local Quinta da Fontoura em Albergaria-a-Velha. Para tal, foi realizada uma breve revisão de literatura sobre o conceito, modelos existentes e como se desenvolve um plano de marketing. Para além disso, estudou-se ainda o que é o alojamento local, como funciona e o que motiva, bem como o mercado nacional atual e por fim, a empresa em questão. De modo a complementar o trabalho de pesquisa, realizou-se um estudo quantitativo através de questionários online difundidos através da rede social Facebook. O resultado deste trabalho foi o desenvolvimento de um plano de marketing completo com dois objetivos específicos: estudar o mercado em que se insere a Quinta da Fontoura, de forma a elaborar uma estratégia adequada aos seus recursos, identificando eventuais falhas, vantagens, ameaças e oportunidades. Para a concretização deste plano realizou-se ainda um estudo sobre o público-alvo da Quinta, identificando potenciais clientes e as suas caraterísticas. No que diz respeito à parte operacional do plano, foram criadas um conjunto de ações a desenvolver no prazo de seis meses, de forma a atingir-se os objetivos pretendidos.Quinta da Fontoura is a events venue and accommodation company that has the mission of providing unique moments to customers, through the customization of its services either in the context of events or accommodation. The company attends to achieve the level of excellence, being a reference in the segment for the region of Aveiro, Coimbra and Porto, adopting values such as Sustainability, Commitment and Quality. The main objective of this project was to develop a strategic marketing plan for the event company and local accommodation Quinta da Fontoura in Albergaria-a-Velha. To this end, a brief literature review was conducted on the concept, existing models and how a marketing plan is developed. In addition, what is also studied what is local accommodation, how it works and what motivates, as well as the current national market and finally, the company in question. In order to complement the research work, a quantitative study was conducted through online questionnaires disseminated through the social network Facebook. The result of this work was the development of a complete marketing plan with two specific objectives: to study the market in which Quinta da Fontoura is included, in order to develop a strategy appropriate to its resources, identifying possible flaws, advantages, threats and opportunities. For the implementation of this plan, a study was also carried out on the target audience of the Quinta, identifying potential customers and their characteristics. In regards to the operational part of the plan, a set of actions were developed within six months to achieve the desired effect.2022-08-31T10:28:42Z2022-07-15T00:00:00Z2022-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34497porFernandes, Mariana Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:46Zoai:ria.ua.pt:10773/34497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:51.467737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura |
title |
Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura |
spellingShingle |
Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura Fernandes, Mariana Gomes Plano de marketing Planeamento de marketing estratégico Marketing turístico Alojamento local |
title_short |
Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura |
title_full |
Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura |
title_fullStr |
Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura |
title_full_unstemmed |
Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura |
title_sort |
Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura |
author |
Fernandes, Mariana Gomes |
author_facet |
Fernandes, Mariana Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Mariana Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de marketing Planeamento de marketing estratégico Marketing turístico Alojamento local |
topic |
Plano de marketing Planeamento de marketing estratégico Marketing turístico Alojamento local |
description |
A Quinta da Fontoura é uma empresa de eventos e alojamento local que tem como missão proporcionar momentos únicos aos clientes, através da personalização dos seus serviços seja no âmbito dos eventos ou alojamento. A empresa procura atingir o patamar de excelência, sendo uma referência no segmento para a região de Aveiro, Coimbra e Porto, adotando valores como Sustentabilidade, Compromisso e Qualidade. O principal objetivo deste projeto foi desenvolver um plano estratégico de marketing para a empresa de eventos e alojamento local Quinta da Fontoura em Albergaria-a-Velha. Para tal, foi realizada uma breve revisão de literatura sobre o conceito, modelos existentes e como se desenvolve um plano de marketing. Para além disso, estudou-se ainda o que é o alojamento local, como funciona e o que motiva, bem como o mercado nacional atual e por fim, a empresa em questão. De modo a complementar o trabalho de pesquisa, realizou-se um estudo quantitativo através de questionários online difundidos através da rede social Facebook. O resultado deste trabalho foi o desenvolvimento de um plano de marketing completo com dois objetivos específicos: estudar o mercado em que se insere a Quinta da Fontoura, de forma a elaborar uma estratégia adequada aos seus recursos, identificando eventuais falhas, vantagens, ameaças e oportunidades. Para a concretização deste plano realizou-se ainda um estudo sobre o público-alvo da Quinta, identificando potenciais clientes e as suas caraterísticas. No que diz respeito à parte operacional do plano, foram criadas um conjunto de ações a desenvolver no prazo de seis meses, de forma a atingir-se os objetivos pretendidos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31T10:28:42Z 2022-07-15T00:00:00Z 2022-07-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34497 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137713405820928 |