Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mariana Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34497
Resumo: A Quinta da Fontoura é uma empresa de eventos e alojamento local que tem como missão proporcionar momentos únicos aos clientes, através da personalização dos seus serviços seja no âmbito dos eventos ou alojamento. A empresa procura atingir o patamar de excelência, sendo uma referência no segmento para a região de Aveiro, Coimbra e Porto, adotando valores como Sustentabilidade, Compromisso e Qualidade. O principal objetivo deste projeto foi desenvolver um plano estratégico de marketing para a empresa de eventos e alojamento local Quinta da Fontoura em Albergaria-a-Velha. Para tal, foi realizada uma breve revisão de literatura sobre o conceito, modelos existentes e como se desenvolve um plano de marketing. Para além disso, estudou-se ainda o que é o alojamento local, como funciona e o que motiva, bem como o mercado nacional atual e por fim, a empresa em questão. De modo a complementar o trabalho de pesquisa, realizou-se um estudo quantitativo através de questionários online difundidos através da rede social Facebook. O resultado deste trabalho foi o desenvolvimento de um plano de marketing completo com dois objetivos específicos: estudar o mercado em que se insere a Quinta da Fontoura, de forma a elaborar uma estratégia adequada aos seus recursos, identificando eventuais falhas, vantagens, ameaças e oportunidades. Para a concretização deste plano realizou-se ainda um estudo sobre o público-alvo da Quinta, identificando potenciais clientes e as suas caraterísticas. No que diz respeito à parte operacional do plano, foram criadas um conjunto de ações a desenvolver no prazo de seis meses, de forma a atingir-se os objetivos pretendidos.
id RCAP_23e7c72be98751f8c28b9f7d824efc7c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano estratégico de marketing para a Quinta da FontouraPlano de marketingPlaneamento de marketing estratégicoMarketing turísticoAlojamento localA Quinta da Fontoura é uma empresa de eventos e alojamento local que tem como missão proporcionar momentos únicos aos clientes, através da personalização dos seus serviços seja no âmbito dos eventos ou alojamento. A empresa procura atingir o patamar de excelência, sendo uma referência no segmento para a região de Aveiro, Coimbra e Porto, adotando valores como Sustentabilidade, Compromisso e Qualidade. O principal objetivo deste projeto foi desenvolver um plano estratégico de marketing para a empresa de eventos e alojamento local Quinta da Fontoura em Albergaria-a-Velha. Para tal, foi realizada uma breve revisão de literatura sobre o conceito, modelos existentes e como se desenvolve um plano de marketing. Para além disso, estudou-se ainda o que é o alojamento local, como funciona e o que motiva, bem como o mercado nacional atual e por fim, a empresa em questão. De modo a complementar o trabalho de pesquisa, realizou-se um estudo quantitativo através de questionários online difundidos através da rede social Facebook. O resultado deste trabalho foi o desenvolvimento de um plano de marketing completo com dois objetivos específicos: estudar o mercado em que se insere a Quinta da Fontoura, de forma a elaborar uma estratégia adequada aos seus recursos, identificando eventuais falhas, vantagens, ameaças e oportunidades. Para a concretização deste plano realizou-se ainda um estudo sobre o público-alvo da Quinta, identificando potenciais clientes e as suas caraterísticas. No que diz respeito à parte operacional do plano, foram criadas um conjunto de ações a desenvolver no prazo de seis meses, de forma a atingir-se os objetivos pretendidos.Quinta da Fontoura is a events venue and accommodation company that has the mission of providing unique moments to customers, through the customization of its services either in the context of events or accommodation. The company attends to achieve the level of excellence, being a reference in the segment for the region of Aveiro, Coimbra and Porto, adopting values such as Sustainability, Commitment and Quality. The main objective of this project was to develop a strategic marketing plan for the event company and local accommodation Quinta da Fontoura in Albergaria-a-Velha. To this end, a brief literature review was conducted on the concept, existing models and how a marketing plan is developed. In addition, what is also studied what is local accommodation, how it works and what motivates, as well as the current national market and finally, the company in question. In order to complement the research work, a quantitative study was conducted through online questionnaires disseminated through the social network Facebook. The result of this work was the development of a complete marketing plan with two specific objectives: to study the market in which Quinta da Fontoura is included, in order to develop a strategy appropriate to its resources, identifying possible flaws, advantages, threats and opportunities. For the implementation of this plan, a study was also carried out on the target audience of the Quinta, identifying potential customers and their characteristics. In regards to the operational part of the plan, a set of actions were developed within six months to achieve the desired effect.2022-08-31T10:28:42Z2022-07-15T00:00:00Z2022-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34497porFernandes, Mariana Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:46Zoai:ria.ua.pt:10773/34497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:51.467737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura
title Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura
spellingShingle Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura
Fernandes, Mariana Gomes
Plano de marketing
Planeamento de marketing estratégico
Marketing turístico
Alojamento local
title_short Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura
title_full Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura
title_fullStr Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura
title_full_unstemmed Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura
title_sort Plano estratégico de marketing para a Quinta da Fontoura
author Fernandes, Mariana Gomes
author_facet Fernandes, Mariana Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Mariana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Planeamento de marketing estratégico
Marketing turístico
Alojamento local
topic Plano de marketing
Planeamento de marketing estratégico
Marketing turístico
Alojamento local
description A Quinta da Fontoura é uma empresa de eventos e alojamento local que tem como missão proporcionar momentos únicos aos clientes, através da personalização dos seus serviços seja no âmbito dos eventos ou alojamento. A empresa procura atingir o patamar de excelência, sendo uma referência no segmento para a região de Aveiro, Coimbra e Porto, adotando valores como Sustentabilidade, Compromisso e Qualidade. O principal objetivo deste projeto foi desenvolver um plano estratégico de marketing para a empresa de eventos e alojamento local Quinta da Fontoura em Albergaria-a-Velha. Para tal, foi realizada uma breve revisão de literatura sobre o conceito, modelos existentes e como se desenvolve um plano de marketing. Para além disso, estudou-se ainda o que é o alojamento local, como funciona e o que motiva, bem como o mercado nacional atual e por fim, a empresa em questão. De modo a complementar o trabalho de pesquisa, realizou-se um estudo quantitativo através de questionários online difundidos através da rede social Facebook. O resultado deste trabalho foi o desenvolvimento de um plano de marketing completo com dois objetivos específicos: estudar o mercado em que se insere a Quinta da Fontoura, de forma a elaborar uma estratégia adequada aos seus recursos, identificando eventuais falhas, vantagens, ameaças e oportunidades. Para a concretização deste plano realizou-se ainda um estudo sobre o público-alvo da Quinta, identificando potenciais clientes e as suas caraterísticas. No que diz respeito à parte operacional do plano, foram criadas um conjunto de ações a desenvolver no prazo de seis meses, de forma a atingir-se os objetivos pretendidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31T10:28:42Z
2022-07-15T00:00:00Z
2022-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34497
url http://hdl.handle.net/10773/34497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137713405820928