Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Cristiana Fradigano
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28100
Resumo: Relatório Final intitulado “Uma abordagem integradora da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática em alunos do 1.º ano do Ensino Básico” encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte deste Relatório Final refere-se a um estudo de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta às seguintes questões: 1) Como é que um ambiente integrador da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática pode contribuir para as aprendizagens de alunos do 1.º ano do 1.º CEB? e 2) Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração neste contexto?. O estudo foi realizado com uma turma de 26 alunos do 1.º ano do 1.º CEB. Resultados desta investigação apontam que os alunos ao explorarem um ambiente integrador próximo do modelo connected (Cone & Cone, 2012) tiveram a oportunidade de lidar com conceitos de Expressão e Educação Físico-Motora (p. e., jogo; saltos) e Matemática (p. e., contagens; padrão; linha numérica não estruturada) de forma integrada. Por exemplo, os alunos aprenderam a: distribuir-se no espaço e a transformar resultados de um jogo em “gráfico de pontos”; criar com os seus corpos figuras geométricas; ultrapassar dificuldades nas contagens de 2 em 2 e de 3 em 3, ao darem saltos com diferentes amplitudes, usando diferentes estruturas rítmicas suportados por uma linha numérica flexível. A investigadora na sua orquestração desempenhou uma abordagem de professora e mediadora. Na segunda parte do Relatório Final é apresentada uma reflexão sucinta sobre os Estágios realizados em 1.º CEB e em Matemática e em Ciências Naturais do 2.º CEB.
id RCAP_248f47ad4bbe9289cecee30fd82c3194
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28100
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básicoAprendizagem IntegradaExpressão e Educação Físico-MotoraMatemáticaEnsino Básico 1º CicloRelatório Final intitulado “Uma abordagem integradora da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática em alunos do 1.º ano do Ensino Básico” encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte deste Relatório Final refere-se a um estudo de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta às seguintes questões: 1) Como é que um ambiente integrador da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática pode contribuir para as aprendizagens de alunos do 1.º ano do 1.º CEB? e 2) Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração neste contexto?. O estudo foi realizado com uma turma de 26 alunos do 1.º ano do 1.º CEB. Resultados desta investigação apontam que os alunos ao explorarem um ambiente integrador próximo do modelo connected (Cone & Cone, 2012) tiveram a oportunidade de lidar com conceitos de Expressão e Educação Físico-Motora (p. e., jogo; saltos) e Matemática (p. e., contagens; padrão; linha numérica não estruturada) de forma integrada. Por exemplo, os alunos aprenderam a: distribuir-se no espaço e a transformar resultados de um jogo em “gráfico de pontos”; criar com os seus corpos figuras geométricas; ultrapassar dificuldades nas contagens de 2 em 2 e de 3 em 3, ao darem saltos com diferentes amplitudes, usando diferentes estruturas rítmicas suportados por uma linha numérica flexível. A investigadora na sua orquestração desempenhou uma abordagem de professora e mediadora. Na segunda parte do Relatório Final é apresentada uma reflexão sucinta sobre os Estágios realizados em 1.º CEB e em Matemática e em Ciências Naturais do 2.º CEB.Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo, 1969-Repositório ComumGodinho, Cristiana Fradigano2019-03-20T12:02:28Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28100202184056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:29.766781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico
title Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico
spellingShingle Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico
Godinho, Cristiana Fradigano
Aprendizagem Integrada
Expressão e Educação Físico-Motora
Matemática
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico
title_full Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico
title_fullStr Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico
title_full_unstemmed Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico
title_sort Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico
author Godinho, Cristiana Fradigano
author_facet Godinho, Cristiana Fradigano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo, 1969-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Cristiana Fradigano
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Integrada
Expressão e Educação Físico-Motora
Matemática
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Aprendizagem Integrada
Expressão e Educação Físico-Motora
Matemática
Ensino Básico 1º Ciclo
description Relatório Final intitulado “Uma abordagem integradora da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática em alunos do 1.º ano do Ensino Básico” encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte deste Relatório Final refere-se a um estudo de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta às seguintes questões: 1) Como é que um ambiente integrador da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática pode contribuir para as aprendizagens de alunos do 1.º ano do 1.º CEB? e 2) Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração neste contexto?. O estudo foi realizado com uma turma de 26 alunos do 1.º ano do 1.º CEB. Resultados desta investigação apontam que os alunos ao explorarem um ambiente integrador próximo do modelo connected (Cone & Cone, 2012) tiveram a oportunidade de lidar com conceitos de Expressão e Educação Físico-Motora (p. e., jogo; saltos) e Matemática (p. e., contagens; padrão; linha numérica não estruturada) de forma integrada. Por exemplo, os alunos aprenderam a: distribuir-se no espaço e a transformar resultados de um jogo em “gráfico de pontos”; criar com os seus corpos figuras geométricas; ultrapassar dificuldades nas contagens de 2 em 2 e de 3 em 3, ao darem saltos com diferentes amplitudes, usando diferentes estruturas rítmicas suportados por uma linha numérica flexível. A investigadora na sua orquestração desempenhou uma abordagem de professora e mediadora. Na segunda parte do Relatório Final é apresentada uma reflexão sucinta sobre os Estágios realizados em 1.º CEB e em Matemática e em Ciências Naturais do 2.º CEB.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
2019-03-20T12:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28100
202184056
url http://hdl.handle.net/10400.26/28100
identifier_str_mv 202184056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130028392316928