Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28100 |
Resumo: | Relatório Final intitulado “Uma abordagem integradora da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática em alunos do 1.º ano do Ensino Básico” encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte deste Relatório Final refere-se a um estudo de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta às seguintes questões: 1) Como é que um ambiente integrador da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática pode contribuir para as aprendizagens de alunos do 1.º ano do 1.º CEB? e 2) Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração neste contexto?. O estudo foi realizado com uma turma de 26 alunos do 1.º ano do 1.º CEB. Resultados desta investigação apontam que os alunos ao explorarem um ambiente integrador próximo do modelo connected (Cone & Cone, 2012) tiveram a oportunidade de lidar com conceitos de Expressão e Educação Físico-Motora (p. e., jogo; saltos) e Matemática (p. e., contagens; padrão; linha numérica não estruturada) de forma integrada. Por exemplo, os alunos aprenderam a: distribuir-se no espaço e a transformar resultados de um jogo em “gráfico de pontos”; criar com os seus corpos figuras geométricas; ultrapassar dificuldades nas contagens de 2 em 2 e de 3 em 3, ao darem saltos com diferentes amplitudes, usando diferentes estruturas rítmicas suportados por uma linha numérica flexível. A investigadora na sua orquestração desempenhou uma abordagem de professora e mediadora. Na segunda parte do Relatório Final é apresentada uma reflexão sucinta sobre os Estágios realizados em 1.º CEB e em Matemática e em Ciências Naturais do 2.º CEB. |
id |
RCAP_248f47ad4bbe9289cecee30fd82c3194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28100 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básicoAprendizagem IntegradaExpressão e Educação Físico-MotoraMatemáticaEnsino Básico 1º CicloRelatório Final intitulado “Uma abordagem integradora da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática em alunos do 1.º ano do Ensino Básico” encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte deste Relatório Final refere-se a um estudo de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta às seguintes questões: 1) Como é que um ambiente integrador da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática pode contribuir para as aprendizagens de alunos do 1.º ano do 1.º CEB? e 2) Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração neste contexto?. O estudo foi realizado com uma turma de 26 alunos do 1.º ano do 1.º CEB. Resultados desta investigação apontam que os alunos ao explorarem um ambiente integrador próximo do modelo connected (Cone & Cone, 2012) tiveram a oportunidade de lidar com conceitos de Expressão e Educação Físico-Motora (p. e., jogo; saltos) e Matemática (p. e., contagens; padrão; linha numérica não estruturada) de forma integrada. Por exemplo, os alunos aprenderam a: distribuir-se no espaço e a transformar resultados de um jogo em “gráfico de pontos”; criar com os seus corpos figuras geométricas; ultrapassar dificuldades nas contagens de 2 em 2 e de 3 em 3, ao darem saltos com diferentes amplitudes, usando diferentes estruturas rítmicas suportados por uma linha numérica flexível. A investigadora na sua orquestração desempenhou uma abordagem de professora e mediadora. Na segunda parte do Relatório Final é apresentada uma reflexão sucinta sobre os Estágios realizados em 1.º CEB e em Matemática e em Ciências Naturais do 2.º CEB.Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo, 1969-Repositório ComumGodinho, Cristiana Fradigano2019-03-20T12:02:28Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28100202184056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:29.766781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico |
title |
Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico |
spellingShingle |
Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico Godinho, Cristiana Fradigano Aprendizagem Integrada Expressão e Educação Físico-Motora Matemática Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico |
title_full |
Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico |
title_fullStr |
Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico |
title_sort |
Uma abordagem integradora da expressão e educação físico-motora e da matemática em alunos do 1º ano do ensino básico |
author |
Godinho, Cristiana Fradigano |
author_facet |
Godinho, Cristiana Fradigano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo, 1969- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho, Cristiana Fradigano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Integrada Expressão e Educação Físico-Motora Matemática Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Aprendizagem Integrada Expressão e Educação Físico-Motora Matemática Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
Relatório Final intitulado “Uma abordagem integradora da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática em alunos do 1.º ano do Ensino Básico” encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte deste Relatório Final refere-se a um estudo de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa que pretende dar resposta às seguintes questões: 1) Como é que um ambiente integrador da Expressão e Educação Físico-Motora e da Matemática pode contribuir para as aprendizagens de alunos do 1.º ano do 1.º CEB? e 2) Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração neste contexto?. O estudo foi realizado com uma turma de 26 alunos do 1.º ano do 1.º CEB. Resultados desta investigação apontam que os alunos ao explorarem um ambiente integrador próximo do modelo connected (Cone & Cone, 2012) tiveram a oportunidade de lidar com conceitos de Expressão e Educação Físico-Motora (p. e., jogo; saltos) e Matemática (p. e., contagens; padrão; linha numérica não estruturada) de forma integrada. Por exemplo, os alunos aprenderam a: distribuir-se no espaço e a transformar resultados de um jogo em “gráfico de pontos”; criar com os seus corpos figuras geométricas; ultrapassar dificuldades nas contagens de 2 em 2 e de 3 em 3, ao darem saltos com diferentes amplitudes, usando diferentes estruturas rítmicas suportados por uma linha numérica flexível. A investigadora na sua orquestração desempenhou uma abordagem de professora e mediadora. Na segunda parte do Relatório Final é apresentada uma reflexão sucinta sobre os Estágios realizados em 1.º CEB e em Matemática e em Ciências Naturais do 2.º CEB. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z 2019-03-20T12:02:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28100 202184056 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28100 |
identifier_str_mv |
202184056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130028392316928 |