Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24796 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p71 |
Resumo: | Este texto é resultado de pesquisa realizada durante estágio de pós-doutoramento na Universidade de Évora – Portugal e tem por objetivo discutir a formação da profissão docente para a infância num contexto de cooperação entre Professoras da Universidade, Educadoras Cooperantes e Estagiárias do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade de Évora. A questão norteadora residiu em analisar como a tríade professora da universidade, educadora cooperante e estagiária contribui para a construção profissional docente. A coleta de dados resultou das escritas das alunas sobre o estágio; das observações da prática de estágio com crianças de três a seis anos de idade; dos encontros de supervisão realizados na PES (Prática de Ensino Supervisionada); entrevistas com os sujeitos da pesquisa; e, ainda, da análise de documentos que orientam a formação de educadores da infância na Universidade de Évora, como o regulamento da PES e o programa do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Contribuíram diretamente para a geração de dados da pesquisa seis sujeitos, a saber: duas professoras da universidade, duas educadoras cooperantes e duas estagiárias. Os resultados revelaram compromisso com a qualidade da formação docente, capacidade de trabalho conjunto, especialmente a relevância da cooperação entre universidade, escola e estagiária ao criarem condições objetivas para a construção da docência voltada ao trabalho pedagógico na infância. |
id |
RCAP_25750e3674820dbfe327b5862a5711a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24796 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infânciaEducação InfantilEstágioFormação de ProfessoresEEducação de InfânciaEste texto é resultado de pesquisa realizada durante estágio de pós-doutoramento na Universidade de Évora – Portugal e tem por objetivo discutir a formação da profissão docente para a infância num contexto de cooperação entre Professoras da Universidade, Educadoras Cooperantes e Estagiárias do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade de Évora. A questão norteadora residiu em analisar como a tríade professora da universidade, educadora cooperante e estagiária contribui para a construção profissional docente. A coleta de dados resultou das escritas das alunas sobre o estágio; das observações da prática de estágio com crianças de três a seis anos de idade; dos encontros de supervisão realizados na PES (Prática de Ensino Supervisionada); entrevistas com os sujeitos da pesquisa; e, ainda, da análise de documentos que orientam a formação de educadores da infância na Universidade de Évora, como o regulamento da PES e o programa do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Contribuíram diretamente para a geração de dados da pesquisa seis sujeitos, a saber: duas professoras da universidade, duas educadoras cooperantes e duas estagiárias. Os resultados revelaram compromisso com a qualidade da formação docente, capacidade de trabalho conjunto, especialmente a relevância da cooperação entre universidade, escola e estagiária ao criarem condições objetivas para a construção da docência voltada ao trabalho pedagógico na infância.Universidade Estadual de Londrina2019-02-20T15:52:56Z2019-02-202018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24796http://hdl.handle.net/10174/24796https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p71porMagalhães, C. & Folque, M. A. (2018). Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância, Educação em Análise, 3 (1),73-92.http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33994Departamento de Pedagogia e Educaçãomagalhaes.cassiana@gmail.commafm@uevora.pt229Magalhães, C.Folque, M. A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:24.043527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância |
title |
Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância |
spellingShingle |
Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância Magalhães, C. Educação Infantil Estágio Formação de Professores EEducação de Infância |
title_short |
Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância |
title_full |
Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância |
title_fullStr |
Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância |
title_full_unstemmed |
Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância |
title_sort |
Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância |
author |
Magalhães, C. |
author_facet |
Magalhães, C. Folque, M. A. |
author_role |
author |
author2 |
Folque, M. A. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, C. Folque, M. A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Estágio Formação de Professores EEducação de Infância |
topic |
Educação Infantil Estágio Formação de Professores EEducação de Infância |
description |
Este texto é resultado de pesquisa realizada durante estágio de pós-doutoramento na Universidade de Évora – Portugal e tem por objetivo discutir a formação da profissão docente para a infância num contexto de cooperação entre Professoras da Universidade, Educadoras Cooperantes e Estagiárias do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade de Évora. A questão norteadora residiu em analisar como a tríade professora da universidade, educadora cooperante e estagiária contribui para a construção profissional docente. A coleta de dados resultou das escritas das alunas sobre o estágio; das observações da prática de estágio com crianças de três a seis anos de idade; dos encontros de supervisão realizados na PES (Prática de Ensino Supervisionada); entrevistas com os sujeitos da pesquisa; e, ainda, da análise de documentos que orientam a formação de educadores da infância na Universidade de Évora, como o regulamento da PES e o programa do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Contribuíram diretamente para a geração de dados da pesquisa seis sujeitos, a saber: duas professoras da universidade, duas educadoras cooperantes e duas estagiárias. Os resultados revelaram compromisso com a qualidade da formação docente, capacidade de trabalho conjunto, especialmente a relevância da cooperação entre universidade, escola e estagiária ao criarem condições objetivas para a construção da docência voltada ao trabalho pedagógico na infância. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2019-02-20T15:52:56Z 2019-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24796 http://hdl.handle.net/10174/24796 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p71 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24796 https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Magalhães, C. & Folque, M. A. (2018). Aprender a Profissão em Cooperação: Processo de formação docente para a infância, Educação em Análise, 3 (1),73-92. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33994 Departamento de Pedagogia e Educação magalhaes.cassiana@gmail.com mafm@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136635706671104 |