Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, José Luís
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2347
Resumo: Este artigo narra a operacionalização, no âmbito da Pós-graduação em Mediação Social e Formação ao Longo da Vida, de uma dinâmica educativa que favoreceu “aprender na e com a vida”, através da implementação, em sala de aula, de uma metodologia de problematização da experiência inspirada na educação libertadora de Paulo Freire. “Educar [é] partir do ‘saber de experiência feito’ para o superar; não é ficar nele.” Paulo Freire (Pedagogia da Esperança)
id RCAP_257a570efa010a5e6e363e0c8de17ced
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2347
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencializaçãoPedagogia SocialPaulo FreireFormação ao Longo da VidaEste artigo narra a operacionalização, no âmbito da Pós-graduação em Mediação Social e Formação ao Longo da Vida, de uma dinâmica educativa que favoreceu “aprender na e com a vida”, através da implementação, em sala de aula, de uma metodologia de problematização da experiência inspirada na educação libertadora de Paulo Freire. “Educar [é] partir do ‘saber de experiência feito’ para o superar; não é ficar nele.” Paulo Freire (Pedagogia da Esperança)Universidade Católica2016-07-26T14:35:49Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2347por1646-7280Gonçalves, José Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:01Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:10.682148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização
title Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização
spellingShingle Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização
Gonçalves, José Luís
Pedagogia Social
Paulo Freire
Formação ao Longo da Vida
title_short Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização
title_full Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização
title_fullStr Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização
title_full_unstemmed Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização
title_sort Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização
author Gonçalves, José Luís
author_facet Gonçalves, José Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, José Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Social
Paulo Freire
Formação ao Longo da Vida
topic Pedagogia Social
Paulo Freire
Formação ao Longo da Vida
description Este artigo narra a operacionalização, no âmbito da Pós-graduação em Mediação Social e Formação ao Longo da Vida, de uma dinâmica educativa que favoreceu “aprender na e com a vida”, através da implementação, em sala de aula, de uma metodologia de problematização da experiência inspirada na educação libertadora de Paulo Freire. “Educar [é] partir do ‘saber de experiência feito’ para o superar; não é ficar nele.” Paulo Freire (Pedagogia da Esperança)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2016-07-26T14:35:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2347
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-7280
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131626399072256