Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2347 |
Resumo: | Este artigo narra a operacionalização, no âmbito da Pós-graduação em Mediação Social e Formação ao Longo da Vida, de uma dinâmica educativa que favoreceu “aprender na e com a vida”, através da implementação, em sala de aula, de uma metodologia de problematização da experiência inspirada na educação libertadora de Paulo Freire. “Educar [é] partir do ‘saber de experiência feito’ para o superar; não é ficar nele.” Paulo Freire (Pedagogia da Esperança) |
id |
RCAP_257a570efa010a5e6e363e0c8de17ced |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2347 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencializaçãoPedagogia SocialPaulo FreireFormação ao Longo da VidaEste artigo narra a operacionalização, no âmbito da Pós-graduação em Mediação Social e Formação ao Longo da Vida, de uma dinâmica educativa que favoreceu “aprender na e com a vida”, através da implementação, em sala de aula, de uma metodologia de problematização da experiência inspirada na educação libertadora de Paulo Freire. “Educar [é] partir do ‘saber de experiência feito’ para o superar; não é ficar nele.” Paulo Freire (Pedagogia da Esperança)Universidade Católica2016-07-26T14:35:49Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2347por1646-7280Gonçalves, José Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:01Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:10.682148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização |
title |
Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização |
spellingShingle |
Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização Gonçalves, José Luís Pedagogia Social Paulo Freire Formação ao Longo da Vida |
title_short |
Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização |
title_full |
Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização |
title_fullStr |
Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização |
title_full_unstemmed |
Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização |
title_sort |
Aprender na e com a vida – a problematização da experiência como processo de consciencialização |
author |
Gonçalves, José Luís |
author_facet |
Gonçalves, José Luís |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, José Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Social Paulo Freire Formação ao Longo da Vida |
topic |
Pedagogia Social Paulo Freire Formação ao Longo da Vida |
description |
Este artigo narra a operacionalização, no âmbito da Pós-graduação em Mediação Social e Formação ao Longo da Vida, de uma dinâmica educativa que favoreceu “aprender na e com a vida”, através da implementação, em sala de aula, de uma metodologia de problematização da experiência inspirada na educação libertadora de Paulo Freire. “Educar [é] partir do ‘saber de experiência feito’ para o superar; não é ficar nele.” Paulo Freire (Pedagogia da Esperança) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2016-07-26T14:35:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2347 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-7280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131626399072256 |