Momentos de trabalho coletivo numa turma de 4º ano : o papel do diálogo na construção das aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/8587 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 1153, de 7 de Agosto de 2020. |
id |
RCAP_258575ff3e2c9fe106ece2094f28bde6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8587 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Momentos de trabalho coletivo numa turma de 4º ano : o papel do diálogo na construção das aprendizagensMomentos de trabalho coletivoDiálogoAprendizagens significativas1.º ciclo do ensino básicoCollective workDialogueSignificant learningsPrimary schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 1153, de 7 de Agosto de 2020.O presente relatório, culminar de uma formação consciente e reflexiva, foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico do ISPA. Este apresenta uma investigação subsequente da experiência vivida durante a Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo. A problemática deste estudo surgiu da necessidade de desconstruir a ideia de aulas expositivas relativamente aos momentos de trabalho coletivo. Por haver uma relação direta com os modelos de escola transmissiva, estes momentos estão associados às práticas em que o professor transmite a matéria e o aluno, passivamente, a recebe. No entanto, na prática observaram-se diferentes dinâmicas, que trouxeram a necessidade de compreender mais profundamente o impacto do diálogo nas aprendizagens e o papel que o professor e os alunos exercem nestes momentos em grande grupo. Esta investigação, assente numa metodologia qualitativa, foi realizada numa instituição privada em Cascais com um grupo de 4.º ano, formado por 1 professora titular e 16 crianças, 13 do sexo masculino e 3 do sexo feminino. Para o melhor desenvolvimento e compreensão da problemática apresentada, recorreu-se à observação naturalista não-participante e participante de forma a obter os dados necessários relativamente a estes momentos de grande grupo. Para a recolha e registo dos dados, esta investigação serviu-se do diário de bordo e de gravações de áudio e vídeo. Ainda que seja apresentada uma breve e limitada amostra, através deste estudo foi possível concluir-se que os momentos de trabalho coletivo, quando se baseiam nos valores de uma escola participativa, promovem aprendizagens muito ricas e completas, sendo o diálogo um meio para que todos os intervenientes de uma sala de aula se desenvolvam cognitiva e socialmente.The current study, the end of a reflective and conscious course, was developed in the Master Pre- School Education and Teaching of the 1st cycle of Elementary School at ISPA. It presents an investigation resulting from the lived experience during the Supervised Practice in Primary School. The research problem came out from the necessity of deconstructing the idea of expository classes in relation to the moments of collective work. Because there is a clear correlation with the transmissive school models, these moments are associated with practices which the teacher transmits the subject and the student, passively, receives it. Although, in the work experience different dynamics were observed, which brought the necessity to deepen the impact of the dialogue in learning and the role of the teacher and students in the moments when the whole group is together. This study, based on a qualitative method, was carried out in a private institution in Cascais, with a group of 4th grade students, formed with 1 head teacher and 16 students, of which, 13 male and 3 female. For a better development and understanding of the problem presented, naturalistic observation was used: both non-participatory and participatory, to get the necessary data related to these moments. For the collection of information, this study used the logbook records and some audio and video records. In spite of the short sample, through this study, it was possible to conclude that moments of collective work, when based on participative school values, promote richer and more complete learning experiences, dialogue being an extraordinary way to develop cognitive and social skills for every classroom participant.Martins, Margarida AlvesRepositório do ISPAPina, Vera Vaz Pinto Rebocho2022-02-22T15:57:58Z2021-12-202021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8587TID:202900312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T02:19:59Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:27.842594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Momentos de trabalho coletivo numa turma de 4º ano : o papel do diálogo na construção das aprendizagens |
title |
Momentos de trabalho coletivo numa turma de 4º ano : o papel do diálogo na construção das aprendizagens |
spellingShingle |
Momentos de trabalho coletivo numa turma de 4º ano : o papel do diálogo na construção das aprendizagens Pina, Vera Vaz Pinto Rebocho Momentos de trabalho coletivo Diálogo Aprendizagens significativas 1.º ciclo do ensino básico Collective work Dialogue Significant learnings Primary school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Momentos de trabalho coletivo numa turma de 4º ano : o papel do diálogo na construção das aprendizagens |
title_full |
Momentos de trabalho coletivo numa turma de 4º ano : o papel do diálogo na construção das aprendizagens |
title_fullStr |
Momentos de trabalho coletivo numa turma de 4º ano : o papel do diálogo na construção das aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Momentos de trabalho coletivo numa turma de 4º ano : o papel do diálogo na construção das aprendizagens |
title_sort |
Momentos de trabalho coletivo numa turma de 4º ano : o papel do diálogo na construção das aprendizagens |
author |
Pina, Vera Vaz Pinto Rebocho |
author_facet |
Pina, Vera Vaz Pinto Rebocho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Margarida Alves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pina, Vera Vaz Pinto Rebocho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Momentos de trabalho coletivo Diálogo Aprendizagens significativas 1.º ciclo do ensino básico Collective work Dialogue Significant learnings Primary school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Momentos de trabalho coletivo Diálogo Aprendizagens significativas 1.º ciclo do ensino básico Collective work Dialogue Significant learnings Primary school Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º 11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 1153, de 7 de Agosto de 2020. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20 2021-12-20T00:00:00Z 2022-02-22T15:57:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/8587 TID:202900312 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/8587 |
identifier_str_mv |
TID:202900312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130127376842752 |