Aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Joana Filipa Pires de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33460
Resumo: O presente Relatório de Estágio tem como principal finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional. As sociedades atuais são caracterizadas pela sua heterogeneidade, resultante do surgimento de novos espaços, relações e dinâmicas originadas da era digital na qual vivemos presentemente e do contacto existente entre diferentes culturas, fruto da livre circulação de pessoas. Compreendemos, assim, que as crianças, desde cedo, devem mobilizar competências que lhes permitam responder da melhor forma aos desafios que vão surgindo ao longo da sua vida, como é o caso das Competências Sociais. Estas revelam-se particularmente relevantes no mundo atual, visto que a forma como as crianças se relacionam consigo mesmas, com os outros e com o mundo que as rodeia é a base para o exercício de uma cidadania consciente e autónoma e é neste sentido que o papel do educador/professor ganha destaque, visto que este deve desenvolver ações que tenham em vista o desenvolvimento destas competências nas crianças, utilizando estratégias diversificadas. Uma das estratégias de aprendizagem com potencialidades para o desenvolvimento de Competências Sociais é a Aprendizagem Cooperativa, uma vez que, para cooperar, as crianças têm de mobilizar Competências Sociais. Por outro lado, os pressupostos subjacentes à Aprendizagem Cooperativa permitem que as crianças trabalhem este tipo de competências, desenvolvendo-as. Assim, concebemos, de forma fundamentada, um Projeto de Intervenção e de Investigação (PII), o Projeto Cooperar com Emoção, que inclui a planificação de um conjunto de atividades adequadas ao grupo de crianças do 2.º semestre. Através das atividades propostas neste projeto, que fomos concebendo e discutindo com a nossa Orientadora Cooperante, procurámos (i) compreender as potencialidades da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento de competências sociais em crianças de educação pré-escolar e (ii) refletir acerca do conhecimento profissional que fomos construindo a partir da projeção hipotética de uma sequência didática em torno do desenvolvimento de Competências Sociais, através da Aprendizagem Cooperativa, e das experiências de Prática Pedagógica Supervisionada. Este PII foi concebido de forma colaborativa com a colega de díade, mas não foi implementado e avaliado, devido ao estado de emergência associado à pandemia provocada pelo surto do COVID-19, ficando apenas pela sua proposta. Para conseguirmos atingir os objetivos propostos, e caso o PII fosse implementado e avaliado, iríamos realizar um estudo de natureza qualitativa com características de Investigação-Ação. Para recolhermos dados que nos permitissem caracterizar o grupo de crianças e averiguar a pertinência do projeto a conceber, antes de iniciarmos a conceção do mesmo, recorreríamos ao inquérito por entrevista (semiestruturada) à Orientadora Cooperante. Durante a implementação do projeto iríamos utilizar a observação participante, através de instrumentos como as notas de campo, o instrumento de observação das Competências Sociais e Emocionais construído por nós e os registos fotográficos e vídeo-gravação de momentos-chave. No final do PII, iríamos realizar um novo inquérito por entrevista (semiestruturada) à Orientadora Cooperante com o objetivo de recolhermos dados que nos permitissem conhecer a perspetiva da OC acerca dos efeitos que o PII teve nas crianças.
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Estas revelam-se particularmente relevantes no mundo atual, visto que a forma como as crianças se relacionam consigo mesmas, com os outros e com o mundo que as rodeia é a base para o exercício de uma cidadania consciente e autónoma e é neste sentido que o papel do educador/professor ganha destaque, visto que este deve desenvolver ações que tenham em vista o desenvolvimento destas competências nas crianças, utilizando estratégias diversificadas. Uma das estratégias de aprendizagem com potencialidades para o desenvolvimento de Competências Sociais é a Aprendizagem Cooperativa, uma vez que, para cooperar, as crianças têm de mobilizar Competências Sociais. Por outro lado, os pressupostos subjacentes à Aprendizagem Cooperativa permitem que as crianças trabalhem este tipo de competências, desenvolvendo-as. Assim, concebemos, de forma fundamentada, um Projeto de Intervenção e de Investigação (PII), o Projeto Cooperar com Emoção, que inclui a planificação de um conjunto de atividades adequadas ao grupo de crianças do 2.º semestre. Através das atividades propostas neste projeto, que fomos concebendo e discutindo com a nossa Orientadora Cooperante, procurámos (i) compreender as potencialidades da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento de competências sociais em crianças de educação pré-escolar e (ii) refletir acerca do conhecimento profissional que fomos construindo a partir da projeção hipotética de uma sequência didática em torno do desenvolvimento de Competências Sociais, através da Aprendizagem Cooperativa, e das experiências de Prática Pedagógica Supervisionada. Este PII foi concebido de forma colaborativa com a colega de díade, mas não foi implementado e avaliado, devido ao estado de emergência associado à pandemia provocada pelo surto do COVID-19, ficando apenas pela sua proposta. Para conseguirmos atingir os objetivos propostos, e caso o PII fosse implementado e avaliado, iríamos realizar um estudo de natureza qualitativa com características de Investigação-Ação. Para recolhermos dados que nos permitissem caracterizar o grupo de crianças e averiguar a pertinência do projeto a conceber, antes de iniciarmos a conceção do mesmo, recorreríamos ao inquérito por entrevista (semiestruturada) à Orientadora Cooperante. Durante a implementação do projeto iríamos utilizar a observação participante, através de instrumentos como as notas de campo, o instrumento de observação das Competências Sociais e Emocionais construído por nós e os registos fotográficos e vídeo-gravação de momentos-chave. No final do PII, iríamos realizar um novo inquérito por entrevista (semiestruturada) à Orientadora Cooperante com o objetivo de recolhermos dados que nos permitissem conhecer a perspetiva da OC acerca dos efeitos que o PII teve nas crianças.The purpose of the present Internship Report is to obtain the Master’s degree in in Pre-school Education and Teaching regarding the subjects of primary education and was developed in the scope of the Curricular Units of Supervised Pedagogical Practice and Educational Orientation Seminar. Today's societies are characterized by their heterogeneity, resulting from the emergence of new spaces, relationships and dynamics originated by the digital age that we live nowadays and by the contact between different cultures, as a result of the free movement of people around the world. We understand, therefore, that children, from an early age, must mobilize skills that allow them to answer in the best way to the challenges that will arise throughout their lives, how is the case of Social Skills. These are particularly relevant in today's world, since the way children relate to themselves, to others and to the world around them is the basis for the exercise of conscious and autonomous citizenship and it is in this way that the role of the educator/teacher is highlighted, since he must develop actions that aim at the development of these skills in children, using diversified strategies. One of the learning strategies with potential for the development of Social Skills is Cooperative Learning, since, to cooperate, children have to mobilize Social Skills. On the other hand, the assumptions underlying Cooperative Learning allow children to work on this type of skills, developing them. Thus, we conceived, in a reasoned way, an Intervention and Investigation Project (IIP), Cooperar com Emoção, which includes the planning of a set of activities suitable for the group of children in the second semester. Through the activities proposed in this project, which we conceived and discussed with our Cooperating Advisor, we sought to (i) understand the potential of Cooperative Learning in the development of Social Skills in Pre-school children and (ii) reflect on the professional knowledge that we were building from the hypothetical projection of a didactic sequence around the development of Social Skills, through Cooperative Learning, and the experiences of Supervised Pedagogical Practice. This IIP was conceived in a collaborative way with the dyad colleague, but not implemented and evaluated, due to the state of emergency associated with the pandemic caused by the outbreak of COVID-19, remaining only for its proposal. In order to achieve the proposed objectives, and if the IIP were implemented and evaluated, we would carry out a qualitative study with characteristics of investigation-action. In order to collect data that would allow us to characterize the group of children and ascertain the pertinence of the project to be conceived, before we started designing it, we would use the survey by semi-structured interview with the Cooperating Advisor. During the implementation of the project, we would use participant observation, using instruments such as field notes, the observation instrument of Social and Emotional Competences built by us and photographic records and video-recording of key moments. At the end of the IIP, we would conduct a new survey by (semi-structured) interview with the Cooperating Advisor in order to collect data that would allow us to know the perspective of the CA about the effects that the IIP had on children.2022-03-14T11:09:47Z2020-09-17T00:00:00Z2020-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33460porSousa, Joana Filipa Pires deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:23Zoai:ria.ua.pt:10773/33460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:53.551340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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