A importância da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento das competências sociais e da motivação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Helena Beatriz Magalhães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9040
Resumo: Hoje em dia defende-se que o ensino deve proporcionar uma completa formação dos alunos, que passe além das aprendizagens dos conteúdos específicos e que permita desenvolver competências sociais que possibilitem uma adequada inserção dos alunos na sociedade de que fazem parte. É, assim, pedido aos educadores uma profunda reflexão das suas práticas, para que não deixem de envolver ativamente os seus alunos no processo de aprendizagem e para que adequem os conteúdos do ensino à realidade que envolve cada aluno. Deste modo, os alunos sentir-se-ão mais motivados a participar de forma ativa nas atividades propostas, tornando-se mais autónomos e mais responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem. Com a aprendizagem cooperativa os alunos trabalham juntos de forma a maximizarem as suas aprendizagens e as dos seus colegas (Lopes & Silva, 2009). Esta metodologia possibilita que cada aluno desempenhe um papel mais ativo no processo de ensino e aprendizagem, pois realiza com alguma autonomia as atividades propostas, juntamente com os restantes elementos do seu grupo. Assim sendo, os alunos ajudam-se no processo de aprendizagem a nível cognitivo e social. Atendendo a esta realidade, tornou-se para nós aliciante compreender como a aprendizagem cooperativa possibilita adquirir ou reforçar o desenvolvimento de competências sociais num grupo de 17 crianças do ensino pré-escolar. Tendo tomado conhecimento de um trabalho que consiste numa proposta de intervenção intitulada “A Importância da Aprendizagem Cooperativa para o Desenvolvimento das Competências Sociais e da Motivação”, decidimos implementá-la com os seguintes objetivos: • Investigar a eficácia da aprendizagem cooperativa na aquisição e desenvolvimento de competências sociais e da motivação em crianças do ensino Pré-escolar. • Averiguar a influência da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências de autoavaliação pelas crianças do ensino Pré-escolar. As competências sociais que se pretenderam desenvolver com recurso à aprendizagem cooperativa foram: falar em voz baixa; partilhar ideias; escutar atentamente; entreajudar; respeitar os objetos/materiais coletivos. A recolha de dados envolveu a utilização dos seguintes instrumentos: grelhas de observação do comportamento das crianças; registos diários da avaliação dos alunos a nível do cumprimento das competências sociais; aplicação de um questionário para “analisar” a motivação dos alunos. A análise dos dados recolhidos fez com que pudéssemos verificar que, mesmo com diferentes níveis de evolução, todas as crianças desenvolveram as competências sociais em estudo. A evolução verificada permitiu-nos concluir que os métodos de aprendizagem cooperativa utilizados se revelaram eficazes na aquisição/ desenvolvimento de competências sociais e da motivação.
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Com a aprendizagem cooperativa os alunos trabalham juntos de forma a maximizarem as suas aprendizagens e as dos seus colegas (Lopes & Silva, 2009). Esta metodologia possibilita que cada aluno desempenhe um papel mais ativo no processo de ensino e aprendizagem, pois realiza com alguma autonomia as atividades propostas, juntamente com os restantes elementos do seu grupo. Assim sendo, os alunos ajudam-se no processo de aprendizagem a nível cognitivo e social. Atendendo a esta realidade, tornou-se para nós aliciante compreender como a aprendizagem cooperativa possibilita adquirir ou reforçar o desenvolvimento de competências sociais num grupo de 17 crianças do ensino pré-escolar. Tendo tomado conhecimento de um trabalho que consiste numa proposta de intervenção intitulada “A Importância da Aprendizagem Cooperativa para o Desenvolvimento das Competências Sociais e da Motivação”, decidimos implementá-la com os seguintes objetivos: • Investigar a eficácia da aprendizagem cooperativa na aquisição e desenvolvimento de competências sociais e da motivação em crianças do ensino Pré-escolar. • Averiguar a influência da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de competências de autoavaliação pelas crianças do ensino Pré-escolar. As competências sociais que se pretenderam desenvolver com recurso à aprendizagem cooperativa foram: falar em voz baixa; partilhar ideias; escutar atentamente; entreajudar; respeitar os objetos/materiais coletivos. A recolha de dados envolveu a utilização dos seguintes instrumentos: grelhas de observação do comportamento das crianças; registos diários da avaliação dos alunos a nível do cumprimento das competências sociais; aplicação de um questionário para “analisar” a motivação dos alunos. A análise dos dados recolhidos fez com que pudéssemos verificar que, mesmo com diferentes níveis de evolução, todas as crianças desenvolveram as competências sociais em estudo. A evolução verificada permitiu-nos concluir que os métodos de aprendizagem cooperativa utilizados se revelaram eficazes na aquisição/ desenvolvimento de competências sociais e da motivação.Nowadays it is defended that the education must provide a complete formation of the students, that goes beyond the learning of the specific contents and that allows to develop social competences that allow an adequate insertion of the students in the society of which they are part. Thus, educators are asked to reflect deeply on their practices so that they do not fail to actively involve their students in the learning process and to adapt the content of teaching to the reality that envolves each student. In this way, students will feel more motivated to participate actively in the proposed activities, becoming more autonomous and more responsible for their own learning process. With cooperative learning, students work together to maximize their learning and that of their peers (Lopes & Silva, 2009). This methodology makes it possible for each student to play a more active role in the teaching and learning process, since he / she does with some autonomy the proposed activities, along with the other elements of his / her group. Thus, students help themselves in the cognitive and social learning process. Given this reality, it became fascinating for us to understand how cooperative learning makes it possible to acquire or reinforce the development of social skills in a group of 17 pre-school children. Having taken note of a work consisting of an intervention proposal entitled "The Importance of Cooperative Learning for the Development of Social Skills and Motivation", we decided to implement it with the following objetives: • Investigate the effectiveness of cooperative learning in the acquisition and development of social skills and motivation in preschool children. • To investigate the influence of cooperative learning on the development of selfassessment skills by pre-school children. The social skills that were intended to develop with the use of cooperative learning were: to speak in a low voice; share ideas; listen carefully; to help; respect the collective objects / materials. The collection of data involved the use of the following instruments: child behavior observation grids; daily records of pupils' assessment of achievement of social skills; application of a questionnaire to "analyze" the students' motivation. The analysis of the collected data made it possible to verify that, even with different levels of evolution, all children developed the social skills under study. The verified evolution allowed us to conclude that the cooperative learning methods used proved to be effective in acquiring / developing social skills and motivation.2019-01-18T16:04:18Z2018-11-23T00:00:00Z2018-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9040porPeixoto, Helena Beatriz Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:28:21Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:14.734093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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