Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, João Carlos Gonçalves das
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10915
Resumo: A presente dissertação visa dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano curricular de estágio. Este trabalho foi elaborado nas instituições Escola Secundária Quinta das Palmeiras e no Agrupamento de escolas Pêro da Covilhã, no qual serão apresentadas e explicadas algumas atividades e abordagens que se tiveram ao longo do ano. De modo mais específico, a primeira parte demonstra uma contextualização da entidade acolhedora, tal como a intervenção que se teve ao longo do ano letivo. Essa intervenção mostra quais foram os conteúdos abordados nas modalidades, bem como foram lecionados. Além disso, também são descritos o trabalho e a relação desenvolvida com a comunidade escolar, tal como o acompanhamento na direção de turma. Já em relação à segunda parte, o trabalho de investigação tem o intuito de comparar os resultados dos testes do FITescola® entre alunos de géneros diferentes, tendo em vista perceber se existem diferenças significativas entre eles. No presente estudo foram só utilizados os resultados do 1º período (devido à pandemia não foi possível recolher dados do 2º e 3º períodos), tirando assim como conclusão que o género masculino apresenta melhores resultados no teste de vaivém, abdominais, extensões de braços e de impulsão horizontal, enquanto que género feminino apresenta melhores resultados no teste de senta e alcança.
id RCAP_26ad3247e62857767d99958f7bac1792
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10915
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio PedagógicoAlunosAptidão FísicaEducação FísicaEscolaEstágio PedagógicoFitescola®InvestigaçãoProfessorA presente dissertação visa dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano curricular de estágio. Este trabalho foi elaborado nas instituições Escola Secundária Quinta das Palmeiras e no Agrupamento de escolas Pêro da Covilhã, no qual serão apresentadas e explicadas algumas atividades e abordagens que se tiveram ao longo do ano. De modo mais específico, a primeira parte demonstra uma contextualização da entidade acolhedora, tal como a intervenção que se teve ao longo do ano letivo. Essa intervenção mostra quais foram os conteúdos abordados nas modalidades, bem como foram lecionados. Além disso, também são descritos o trabalho e a relação desenvolvida com a comunidade escolar, tal como o acompanhamento na direção de turma. Já em relação à segunda parte, o trabalho de investigação tem o intuito de comparar os resultados dos testes do FITescola® entre alunos de géneros diferentes, tendo em vista perceber se existem diferenças significativas entre eles. No presente estudo foram só utilizados os resultados do 1º período (devido à pandemia não foi possível recolher dados do 2º e 3º períodos), tirando assim como conclusão que o género masculino apresenta melhores resultados no teste de vaivém, abdominais, extensões de braços e de impulsão horizontal, enquanto que género feminino apresenta melhores resultados no teste de senta e alcança.This dissertation aims to show all the work developed during the internship curricular year. This work was carried out at the Escola Secundária Quinta das Palmeiras institution and at the Pêro da Covilhã school group, in which some activities and approaches that took place throughout the year will be presented and explained. More specifically, the first part demonstrates a contextualization of the welcoming entity, such as the intervention that took place throughout the school year. This intervention shows which contents were covered in the modalities, as well as how they were taught. Also, the work and the relationship developed with the school community are described, as well as the supervision in the class direction. Concerning the second part, the research work aims to compare the results of FITescola® tests between students of different genders, to understand if there are significant differences between them. In the present study, only the results of the 1st period were used (due to the pandemic it was not possible to collect data from the 2nd and 3rd periods), thus concluding that the male gender presents better results in the PACER test, curl-ups, push-ups, and horizontal impulse, while females have better results in the sit and reach test.Aguiar, Marco Veríssimo DiasuBibliorumNeves, João Carlos Gonçalves das2020-12-28T16:20:01Z2020-10-222020-09-182020-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10915TID:202567460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:45.660416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico
title Relatório de Estágio Pedagógico
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico
Neves, João Carlos Gonçalves das
Alunos
Aptidão Física
Educação Física
Escola
Estágio Pedagógico
Fitescola®
Investigação
Professor
title_short Relatório de Estágio Pedagógico
title_full Relatório de Estágio Pedagógico
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico
author Neves, João Carlos Gonçalves das
author_facet Neves, João Carlos Gonçalves das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Marco Veríssimo Dias
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, João Carlos Gonçalves das
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Aptidão Física
Educação Física
Escola
Estágio Pedagógico
Fitescola®
Investigação
Professor
topic Alunos
Aptidão Física
Educação Física
Escola
Estágio Pedagógico
Fitescola®
Investigação
Professor
description A presente dissertação visa dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano curricular de estágio. Este trabalho foi elaborado nas instituições Escola Secundária Quinta das Palmeiras e no Agrupamento de escolas Pêro da Covilhã, no qual serão apresentadas e explicadas algumas atividades e abordagens que se tiveram ao longo do ano. De modo mais específico, a primeira parte demonstra uma contextualização da entidade acolhedora, tal como a intervenção que se teve ao longo do ano letivo. Essa intervenção mostra quais foram os conteúdos abordados nas modalidades, bem como foram lecionados. Além disso, também são descritos o trabalho e a relação desenvolvida com a comunidade escolar, tal como o acompanhamento na direção de turma. Já em relação à segunda parte, o trabalho de investigação tem o intuito de comparar os resultados dos testes do FITescola® entre alunos de géneros diferentes, tendo em vista perceber se existem diferenças significativas entre eles. No presente estudo foram só utilizados os resultados do 1º período (devido à pandemia não foi possível recolher dados do 2º e 3º períodos), tirando assim como conclusão que o género masculino apresenta melhores resultados no teste de vaivém, abdominais, extensões de braços e de impulsão horizontal, enquanto que género feminino apresenta melhores resultados no teste de senta e alcança.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28T16:20:01Z
2020-10-22
2020-09-18
2020-10-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10915
TID:202567460
url http://hdl.handle.net/10400.6/10915
identifier_str_mv TID:202567460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136397605470208