Relatório da prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rui Filipe Vieira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10641
Resumo: O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do curso de 2º Ciclo (Mestrado) em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário procurando dar a conhecer a intervenção pedagógica neste processo de estágio, com o intuito de obter o grau de Mestre do respetivo curso, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Para tal, a intervenção foi realizada a uma turma do 10º ano de escolaridade de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo. Com este estágio pedagógico pretendíamos conhecer a realidade e as exigências de um professor de Educação Física, uma vez que, é o momento da formação de docentes que mais nos aproxima da mesma, assumindo um formato prático que nos permite aplicar todo o conhecimento teórico adquirido até ao momento, estimulando o nosso desenvolvimento profissional. Neste documento está inserida toda a nossa intervenção durante o estágio. Enquanto docentes é necessário estarmos preparados para todas as eventualidades que nos surjam. É importante planear com antecedência toda a nossa prática pedagógica, para que esta seja eficaz, tendo sempre presentes as necessidades da turma, para isso, o Estudo de Turma tem um papel de grande relevância, permitindo-nos conhecê-la melhor e dando-nos todas as ferramentas para delinearmos as estratégias que melhor se adequam. Além disso, procuramos também conhecer o cargo de diretor de turma e o ensino à distância, além de termos tido a oportunidade de participar num projeto de Erasmus que muito nos enriqueceu. Este processo de aprendizagem potenciou a nossa evolução enquanto professores, desde as dificuldades inerentes à prática até à aplicação de conhecimentos teóricos, passando pelas relações criadas dentro do meio escolar, que muito contribuíram para o desenvolvimento do perfil de um futuro docente.
id RCAP_26dd2188afe77dd4e452a98c73c920ab
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadaEstágioPrática de Ensino SupervisionadaO Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do curso de 2º Ciclo (Mestrado) em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário procurando dar a conhecer a intervenção pedagógica neste processo de estágio, com o intuito de obter o grau de Mestre do respetivo curso, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Para tal, a intervenção foi realizada a uma turma do 10º ano de escolaridade de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo. Com este estágio pedagógico pretendíamos conhecer a realidade e as exigências de um professor de Educação Física, uma vez que, é o momento da formação de docentes que mais nos aproxima da mesma, assumindo um formato prático que nos permite aplicar todo o conhecimento teórico adquirido até ao momento, estimulando o nosso desenvolvimento profissional. Neste documento está inserida toda a nossa intervenção durante o estágio. Enquanto docentes é necessário estarmos preparados para todas as eventualidades que nos surjam. É importante planear com antecedência toda a nossa prática pedagógica, para que esta seja eficaz, tendo sempre presentes as necessidades da turma, para isso, o Estudo de Turma tem um papel de grande relevância, permitindo-nos conhecê-la melhor e dando-nos todas as ferramentas para delinearmos as estratégias que melhor se adequam. Além disso, procuramos também conhecer o cargo de diretor de turma e o ensino à distância, além de termos tido a oportunidade de participar num projeto de Erasmus que muito nos enriqueceu. Este processo de aprendizagem potenciou a nossa evolução enquanto professores, desde as dificuldades inerentes à prática até à aplicação de conhecimentos teóricos, passando pelas relações criadas dentro do meio escolar, que muito contribuíram para o desenvolvimento do perfil de um futuro docente.The Supervised Teaching Practice Report was prepared within the scope of the 2nd year course (Masters) in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, seeking to make known the pedagogical intervention in this internship process, in order to obtain a Master's degree of the respective course, at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. To this end, the intervention was carried out to a 10th grade class in Science and Technology from the Vieira de Araújo School Group. With this pedagogical internship, we intended to know the reality and requirements of a Physical Education teacher, since it is the moment of teacher training that brings us closer to it, assuming a practical format that allows us to apply all the theoretical knowledge acquired until now, stimulating our professional development. This document includes all our intervention during the internship. As teachers, it is necessary to be prepared for all eventualities that may arise. It is important to plan all our pedagogical practice in advance, so that it is effective, always bearing in mind the needs of the class. For this, the Class Study has a very important role, allowing us to know it better and giving it to us all the tools to outline the strategies that best fit. In addition, we also tried to get to know the position of class director and distance learning, in addition to having had the opportunity to participate in an Erasmus project that greatly enriched us. This learning process boosted our evolution as teachers, from the difficulties inherent in practice to the application of theoretical knowledge, passing through the relationships created within the school environment, which greatly contributed to the development of the profile of a future teacher.2021-08-06T10:13:55Z2021-07-26T00:00:00Z2021-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10641pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rui Filipe Vieira dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:15Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:21.740226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada
title Relatório da prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada
Costa, Rui Filipe Vieira da
Estágio
Prática de Ensino Supervisionada
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada
author Costa, Rui Filipe Vieira da
author_facet Costa, Rui Filipe Vieira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rui Filipe Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Prática de Ensino Supervisionada
topic Estágio
Prática de Ensino Supervisionada
description O Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do curso de 2º Ciclo (Mestrado) em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário procurando dar a conhecer a intervenção pedagógica neste processo de estágio, com o intuito de obter o grau de Mestre do respetivo curso, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Para tal, a intervenção foi realizada a uma turma do 10º ano de escolaridade de Ciências e Tecnologias do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo. Com este estágio pedagógico pretendíamos conhecer a realidade e as exigências de um professor de Educação Física, uma vez que, é o momento da formação de docentes que mais nos aproxima da mesma, assumindo um formato prático que nos permite aplicar todo o conhecimento teórico adquirido até ao momento, estimulando o nosso desenvolvimento profissional. Neste documento está inserida toda a nossa intervenção durante o estágio. Enquanto docentes é necessário estarmos preparados para todas as eventualidades que nos surjam. É importante planear com antecedência toda a nossa prática pedagógica, para que esta seja eficaz, tendo sempre presentes as necessidades da turma, para isso, o Estudo de Turma tem um papel de grande relevância, permitindo-nos conhecê-la melhor e dando-nos todas as ferramentas para delinearmos as estratégias que melhor se adequam. Além disso, procuramos também conhecer o cargo de diretor de turma e o ensino à distância, além de termos tido a oportunidade de participar num projeto de Erasmus que muito nos enriqueceu. Este processo de aprendizagem potenciou a nossa evolução enquanto professores, desde as dificuldades inerentes à prática até à aplicação de conhecimentos teóricos, passando pelas relações criadas dentro do meio escolar, que muito contribuíram para o desenvolvimento do perfil de um futuro docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-06T10:13:55Z
2021-07-26T00:00:00Z
2021-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10641
url http://hdl.handle.net/10348/10641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137119119081472