O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiana Correia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9249
Resumo: O presente projeto foi elaborado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e espelha-se num trabalho de investigação, especificando a literatura infantil, a educação artística, e a forma como estas, unidas, contribuem para o desenvolvimento da criança. Este foi realizado no Centro Cénico e de Bem-Estar Social da Cela, na sala de educação pré-escolar dos 3-4 anos. Tendo em conta que o grupo apresentava dificuldades de concentração e ao nível da linguagem, teve-se como finalidade aplicar um projeto que pudesse melhorar a comunicação oral e a aquisição de novas palavras. Pretendeu-se, nomeadamente, que o grupo adquirisse conhecimentos nas temáticas das cores, emoções e animais, comparando-os no início e no final da intervenção. Conjugando a literatura e as artes, esperava-se contribuir, em particular, para a aquisição de vocabulário. Durante o processo de intervenção foram lidas diversas histórias, sendo que essas funcionaram como facilitador às dinâmicas realizadas durante dois meses. As dinâmicas envolveram as artes plásticas, a música, o teatro e a dança, que tornaram as atividades lúdicas/educativas. Os resultados obtidos demostraram que o presente projeto teve um impacto positivo neste grupo de participantes, pois através de atividades lúdico-educativas, observou-se uma evolução a nível da comunicação, vocabulário, assim como a nível dos conhecimentos.
id RCAP_26f71d1cc718472dffd789f16ecc871b
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9249
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anosAnimação artísticaCriançaAnimação da leituraEducação literáriaEmoçõesLeituraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaO presente projeto foi elaborado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e espelha-se num trabalho de investigação, especificando a literatura infantil, a educação artística, e a forma como estas, unidas, contribuem para o desenvolvimento da criança. Este foi realizado no Centro Cénico e de Bem-Estar Social da Cela, na sala de educação pré-escolar dos 3-4 anos. Tendo em conta que o grupo apresentava dificuldades de concentração e ao nível da linguagem, teve-se como finalidade aplicar um projeto que pudesse melhorar a comunicação oral e a aquisição de novas palavras. Pretendeu-se, nomeadamente, que o grupo adquirisse conhecimentos nas temáticas das cores, emoções e animais, comparando-os no início e no final da intervenção. Conjugando a literatura e as artes, esperava-se contribuir, em particular, para a aquisição de vocabulário. Durante o processo de intervenção foram lidas diversas histórias, sendo que essas funcionaram como facilitador às dinâmicas realizadas durante dois meses. As dinâmicas envolveram as artes plásticas, a música, o teatro e a dança, que tornaram as atividades lúdicas/educativas. Os resultados obtidos demostraram que o presente projeto teve um impacto positivo neste grupo de participantes, pois através de atividades lúdico-educativas, observou-se uma evolução a nível da comunicação, vocabulário, assim como a nível dos conhecimentos.Mangas, Catarina FradeIC-OnlineSilva, Fabiana Correia2024-01-11T15:39:46Z2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9249TID:203461320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:59:14Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:50.407207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos
title O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos
spellingShingle O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos
Silva, Fabiana Correia
Animação artística
Criança
Animação da leitura
Educação literária
Emoções
Leitura
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
title_short O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos
title_full O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos
title_fullStr O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos
title_full_unstemmed O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos
title_sort O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos
author Silva, Fabiana Correia
author_facet Silva, Fabiana Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mangas, Catarina Frade
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiana Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Animação artística
Criança
Animação da leitura
Educação literária
Emoções
Leitura
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
topic Animação artística
Criança
Animação da leitura
Educação literária
Emoções
Leitura
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
description O presente projeto foi elaborado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e espelha-se num trabalho de investigação, especificando a literatura infantil, a educação artística, e a forma como estas, unidas, contribuem para o desenvolvimento da criança. Este foi realizado no Centro Cénico e de Bem-Estar Social da Cela, na sala de educação pré-escolar dos 3-4 anos. Tendo em conta que o grupo apresentava dificuldades de concentração e ao nível da linguagem, teve-se como finalidade aplicar um projeto que pudesse melhorar a comunicação oral e a aquisição de novas palavras. Pretendeu-se, nomeadamente, que o grupo adquirisse conhecimentos nas temáticas das cores, emoções e animais, comparando-os no início e no final da intervenção. Conjugando a literatura e as artes, esperava-se contribuir, em particular, para a aquisição de vocabulário. Durante o processo de intervenção foram lidas diversas histórias, sendo que essas funcionaram como facilitador às dinâmicas realizadas durante dois meses. As dinâmicas envolveram as artes plásticas, a música, o teatro e a dança, que tornaram as atividades lúdicas/educativas. Os resultados obtidos demostraram que o presente projeto teve um impacto positivo neste grupo de participantes, pois através de atividades lúdico-educativas, observou-se uma evolução a nível da comunicação, vocabulário, assim como a nível dos conhecimentos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28
2023-11-28T00:00:00Z
2024-01-11T15:39:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9249
TID:203461320
url http://hdl.handle.net/10400.8/9249
identifier_str_mv TID:203461320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137009382457344