O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9249 |
Resumo: | O presente projeto foi elaborado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e espelha-se num trabalho de investigação, especificando a literatura infantil, a educação artística, e a forma como estas, unidas, contribuem para o desenvolvimento da criança. Este foi realizado no Centro Cénico e de Bem-Estar Social da Cela, na sala de educação pré-escolar dos 3-4 anos. Tendo em conta que o grupo apresentava dificuldades de concentração e ao nível da linguagem, teve-se como finalidade aplicar um projeto que pudesse melhorar a comunicação oral e a aquisição de novas palavras. Pretendeu-se, nomeadamente, que o grupo adquirisse conhecimentos nas temáticas das cores, emoções e animais, comparando-os no início e no final da intervenção. Conjugando a literatura e as artes, esperava-se contribuir, em particular, para a aquisição de vocabulário. Durante o processo de intervenção foram lidas diversas histórias, sendo que essas funcionaram como facilitador às dinâmicas realizadas durante dois meses. As dinâmicas envolveram as artes plásticas, a música, o teatro e a dança, que tornaram as atividades lúdicas/educativas. Os resultados obtidos demostraram que o presente projeto teve um impacto positivo neste grupo de participantes, pois através de atividades lúdico-educativas, observou-se uma evolução a nível da comunicação, vocabulário, assim como a nível dos conhecimentos. |
id |
RCAP_26f71d1cc718472dffd789f16ecc871b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9249 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anosAnimação artísticaCriançaAnimação da leituraEducação literáriaEmoçõesLeituraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaO presente projeto foi elaborado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e espelha-se num trabalho de investigação, especificando a literatura infantil, a educação artística, e a forma como estas, unidas, contribuem para o desenvolvimento da criança. Este foi realizado no Centro Cénico e de Bem-Estar Social da Cela, na sala de educação pré-escolar dos 3-4 anos. Tendo em conta que o grupo apresentava dificuldades de concentração e ao nível da linguagem, teve-se como finalidade aplicar um projeto que pudesse melhorar a comunicação oral e a aquisição de novas palavras. Pretendeu-se, nomeadamente, que o grupo adquirisse conhecimentos nas temáticas das cores, emoções e animais, comparando-os no início e no final da intervenção. Conjugando a literatura e as artes, esperava-se contribuir, em particular, para a aquisição de vocabulário. Durante o processo de intervenção foram lidas diversas histórias, sendo que essas funcionaram como facilitador às dinâmicas realizadas durante dois meses. As dinâmicas envolveram as artes plásticas, a música, o teatro e a dança, que tornaram as atividades lúdicas/educativas. Os resultados obtidos demostraram que o presente projeto teve um impacto positivo neste grupo de participantes, pois através de atividades lúdico-educativas, observou-se uma evolução a nível da comunicação, vocabulário, assim como a nível dos conhecimentos.Mangas, Catarina FradeIC-OnlineSilva, Fabiana Correia2024-01-11T15:39:46Z2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9249TID:203461320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:59:14Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:50.407207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos |
title |
O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos |
spellingShingle |
O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos Silva, Fabiana Correia Animação artística Criança Animação da leitura Educação literária Emoções Leitura Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
title_short |
O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos |
title_full |
O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos |
title_fullStr |
O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos |
title_full_unstemmed |
O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos |
title_sort |
O papel da animação leitora no desenvolvimento do vocabulário e da expressão das emoções, em crianças com 3-4 anos |
author |
Silva, Fabiana Correia |
author_facet |
Silva, Fabiana Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mangas, Catarina Frade IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabiana Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação artística Criança Animação da leitura Educação literária Emoções Leitura Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
topic |
Animação artística Criança Animação da leitura Educação literária Emoções Leitura Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia |
description |
O presente projeto foi elaborado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e espelha-se num trabalho de investigação, especificando a literatura infantil, a educação artística, e a forma como estas, unidas, contribuem para o desenvolvimento da criança. Este foi realizado no Centro Cénico e de Bem-Estar Social da Cela, na sala de educação pré-escolar dos 3-4 anos. Tendo em conta que o grupo apresentava dificuldades de concentração e ao nível da linguagem, teve-se como finalidade aplicar um projeto que pudesse melhorar a comunicação oral e a aquisição de novas palavras. Pretendeu-se, nomeadamente, que o grupo adquirisse conhecimentos nas temáticas das cores, emoções e animais, comparando-os no início e no final da intervenção. Conjugando a literatura e as artes, esperava-se contribuir, em particular, para a aquisição de vocabulário. Durante o processo de intervenção foram lidas diversas histórias, sendo que essas funcionaram como facilitador às dinâmicas realizadas durante dois meses. As dinâmicas envolveram as artes plásticas, a música, o teatro e a dança, que tornaram as atividades lúdicas/educativas. Os resultados obtidos demostraram que o presente projeto teve um impacto positivo neste grupo de participantes, pois através de atividades lúdico-educativas, observou-se uma evolução a nível da comunicação, vocabulário, assim como a nível dos conhecimentos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28 2023-11-28T00:00:00Z 2024-01-11T15:39:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/9249 TID:203461320 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/9249 |
identifier_str_mv |
TID:203461320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137009382457344 |