O papel da música na educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Isabel Maria Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/135872
Resumo: O presente relatório é realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e tem como finalidade apresentar a atividade desenvolvida, enquanto estagiária, ao longo do ano letivo 2019\2020 numa Escola Pública do Ensino Básico com alunos do 2º Ciclo. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo fala-se da história e evolução da Educação Musical, de alguns modelos de aprendizagem musical e do currículo e programa da disciplina. O segundo capítulo aborda os temas da Educação Inclusiva, da legislação em vigor e da importância da música em alunos com necessidades de aprendizagem. O terceiro capítulo incide na caracterização do contexto do estágio tanto a nível da caracterização do agrupamento de escolas como a nível da escola onde foi realizado o estágio. Este capítulo centra-se também na descrição das experiências vivenciadas ao longo do estágio desde as aulas observadas às aulas lecionadas. Por fim, no quarto capítulo, é feita uma breve reflexão sobre a investigação conjunta realizada no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada sobre o valor didático de uma canção para a Educação Musical.
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