Literacia e Saúde Mental Positiva dos Estudantes do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Patricia Filipa Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49663
Resumo: Introdução: Atualmente, os problemas de saúde mental em profissionais de saúde têm sido abordados e encarados com especial relevância. É visível que o trabalho tem uma influência significativa sobre a saúde mental. Os profissionais de saúde são uma peça fundamental de qualquer país e, como tal, os mesmos devem ter níveis ideais de literacia em saúde mental positiva, para garantir cuidados de saúde de excelência e a segurança do doente. Objetivos: Avaliar os níveis de literacia e saúde mental positiva nos profissionais de saúde; identificar as variáveis sociodemográficas e de contexto que influenciam a saúde mental positiva dos profissionais. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal analítico, descritivo-correlacional, com uma amostra de 111 profissionais de saúde que exercem funções um Hospitalar da região litoral norte do país, sendo a maioria do género feminino (77,6%) com uma idade média de 39,10 ± 12,49 anos. A colheita de dados realizou-se através de um questionário, um questionário de caraterização sociodemográfica, profissional e das caraterísticas dos estilos de vida, elaborado ad hoc, o Questionário de Conhecimento de Saúde Mental (Chaves et al., 2019), Escala o Que é importante para uma boa saúde mental? (Chaves et al., 2019) e o Questionário de Saúde Mental Positiva (Sequeira et al., 2014). Resultados: Quanto aos níveis dos fatores que constituem a saúde mental positiva dos participantes, obteve-se uma média de 13,88±5,14 para a Satisfação pessoal, indicativa de nível baixo; média de 7,88±3,19 na Atitude pró-social, equivalendo a um nível baixo; média de 10,11±3,33 no Autocontrolo, sugerindo uma linha ténue entre o nível baixo e o intermédio. Já em relação à Autonomia, a média é de 10,48±2,29, indicando um nível próximo do intermédio. A média obtida no fator Realização de problemas e realização pessoal é de 16,85±6,14, reveladora de nível intermédio. Em relação à Habilidade de relação interpessoal, a média registada é de 13,56±4,01, o que sugere um nível baixo. O score total da saúde mental positiva é de 72,98±19,86, sugerindo nível baixo ou Languising. O sexo, a idade, ser deslocado da residência habitual e ter faltado ao trabalho no último ano interferiram estatisticamente na saúde mental positiva (p<0,05). Conclusão: As conclusões deste estudo poderão constituir-se como um contributo para identificar as necessidades de intervenção em profissionais de saúde para capacitar e promover a literacia em saúde mental positiva.
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Metodologia: Foi realizado um estudo transversal analítico, descritivo-correlacional, com uma amostra de 111 profissionais de saúde que exercem funções um Hospitalar da região litoral norte do país, sendo a maioria do género feminino (77,6%) com uma idade média de 39,10 ± 12,49 anos. A colheita de dados realizou-se através de um questionário, um questionário de caraterização sociodemográfica, profissional e das caraterísticas dos estilos de vida, elaborado ad hoc, o Questionário de Conhecimento de Saúde Mental (Chaves et al., 2019), Escala o Que é importante para uma boa saúde mental? (Chaves et al., 2019) e o Questionário de Saúde Mental Positiva (Sequeira et al., 2014). Resultados: Quanto aos níveis dos fatores que constituem a saúde mental positiva dos participantes, obteve-se uma média de 13,88±5,14 para a Satisfação pessoal, indicativa de nível baixo; média de 7,88±3,19 na Atitude pró-social, equivalendo a um nível baixo; média de 10,11±3,33 no Autocontrolo, sugerindo uma linha ténue entre o nível baixo e o intermédio. Já em relação à Autonomia, a média é de 10,48±2,29, indicando um nível próximo do intermédio. A média obtida no fator Realização de problemas e realização pessoal é de 16,85±6,14, reveladora de nível intermédio. Em relação à Habilidade de relação interpessoal, a média registada é de 13,56±4,01, o que sugere um nível baixo. O score total da saúde mental positiva é de 72,98±19,86, sugerindo nível baixo ou Languising. O sexo, a idade, ser deslocado da residência habitual e ter faltado ao trabalho no último ano interferiram estatisticamente na saúde mental positiva (p<0,05). Conclusão: As conclusões deste estudo poderão constituir-se como um contributo para identificar as necessidades de intervenção em profissionais de saúde para capacitar e promover a literacia em saúde mental positiva.Introduction: Nowadays, mental health problems in health professionals have been addressed and regarded with particular relevance. It is clear that work has a significant influence on mental health. Health professionals are a fundamental part of any country and, as such, they must have optimal levels of positive mental health literacy in order to guarantee excellent health care and patient safety. Objectives: To assess the levels of Literacy and Positive Mental Health in Health Professionals; To identify the sociodemographic and contextual variables that influence the positive mental health of professionals. Methodology: An analytical, discrete-correlational cross-sectional study was carried out with a sample of 111 health professionals working in a hospital in the northern coastal region of the country, the majority of whom were female (77.6%) with an average age of 39.10 ± 12.49 years. Data was collected through a questionnaire, a sociodemographic, professional and lifestyle characteristics questionnaire, prepared ad hoc, the Mental Health Knowledge Questionnaire (Chaves et al., 2019), the What is Important for Good Mental Health Scale (Chaves et al., 2019) and the Positive Mental Health Questionnaire (Sequeira et al., 2014). Results: Regarding the levels of the factors that make up the participants' positive mental health, an average of 13.88±5.14 was obtained for Personal Satisfaction, indicative of a low level; an average of 7.88±3.19 in Pro-social Attitude, equivalent to a low level; an average of 10.11±3.33 in Self-control, suggesting a fine line between a low and intermediate level. As for Autonomy, the average is 10.48±2.29, indicating a level close to intermediate. The average obtained in the Problem solving and personal fulfillment factor is 16.85±6.14, indicating an intermediate level. With regard to interpersonal relationship skills, the average recorded is 13.56±4.01, suggesting a low level. The total score for positive mental health is 72.98±19.86, suggesting a low or Languishing level. Gender, age, being displaced from one's usual place of residence and having missed work in the last year statistically interfered with positive mental health (p<0,5). Conclusion: The findings of this study could help to identify the intervention needs of health professionals in order to train and promote positive mental health literacy.Sequeira , Carlos Alberto da CruzRepositório ComumTaveira, Patricia Filipa Rodrigues2024-02-06T16:30:20Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49663TID:203514904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-08T11:49:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:47.939846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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