A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14672 |
Resumo: | Nesta dissertação pretende-se estudar o impacto que a aprendizagem em contextos não formais, como o clube “Cantinho das Ciências”, exerce sobre a motivação, expetativas e resultados escolares de um grupo de alunos com dificuldades. No “Cantinho das Ciências”, utilizou-se como estratégia primordial, o desenvolvimento de atividades práticas laboratoriais, por este ter sido apontado, pelos alunos, como o recurso educativo preferido, para a abordagem aos conteúdos da disciplina de Ciências Físico Químicas. Para a caraterização da amostra, assim como para a recolha dos dados do estudo utilizou-se o método de inquérito por questionário, cuja análise e tratamento estatístico muito simples permitiu a apresentação qualitativa dos resultados. Trata-se de um estudo de caso, baseado numa investigação ação, realizado com uma amostra constituída por dezanove alunos, de três turmas diferentes, da Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz; ABSTRACT: This dissertation aims to evaluate the impact that the learning in non-formal contexts, as “Cantinho das Ciências” club, exerts on the motivation, expectations and scholar results of a group of students with learning difficulties. The primordial strategy that was applied in “Cantinho das Ciências" in order to approach the contents of Physics and Chemistry module, was the development of practical laboratory activities. This method was chosen because the students selected it as their favorite educational resource. In order to characterize the sample and to collect data from this study were made questionnaires, and the analysis and simple statistical treatment of the answers allowed the qualitative presentation of the results. This case-study is based on action-research, and was applied on a sample that comprises nineteen students of three different classes of the “Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz”. |
id |
RCAP_276ce39ac5a8cf8a6f78d9ff430cdfb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14672 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicasContextos não formais de aprendizagemMotivaçãoTrabalho prático laboratorialNon-formal learning contextsMotivationPractical Laboratory WorkNesta dissertação pretende-se estudar o impacto que a aprendizagem em contextos não formais, como o clube “Cantinho das Ciências”, exerce sobre a motivação, expetativas e resultados escolares de um grupo de alunos com dificuldades. No “Cantinho das Ciências”, utilizou-se como estratégia primordial, o desenvolvimento de atividades práticas laboratoriais, por este ter sido apontado, pelos alunos, como o recurso educativo preferido, para a abordagem aos conteúdos da disciplina de Ciências Físico Químicas. Para a caraterização da amostra, assim como para a recolha dos dados do estudo utilizou-se o método de inquérito por questionário, cuja análise e tratamento estatístico muito simples permitiu a apresentação qualitativa dos resultados. Trata-se de um estudo de caso, baseado numa investigação ação, realizado com uma amostra constituída por dezanove alunos, de três turmas diferentes, da Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz; ABSTRACT: This dissertation aims to evaluate the impact that the learning in non-formal contexts, as “Cantinho das Ciências” club, exerts on the motivation, expectations and scholar results of a group of students with learning difficulties. The primordial strategy that was applied in “Cantinho das Ciências" in order to approach the contents of Physics and Chemistry module, was the development of practical laboratory activities. This method was chosen because the students selected it as their favorite educational resource. In order to characterize the sample and to collect data from this study were made questionnaires, and the analysis and simple statistical treatment of the answers allowed the qualitative presentation of the results. This case-study is based on action-research, and was applied on a sample that comprises nineteen students of three different classes of the “Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz”.Universidade de Évora2015-06-02T11:25:36Z2015-06-022012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14672http://hdl.handle.net/10174/14672porDepartamento de Químicateses@bib.uevora.pt305Coelho, Maria Amélia Fialho Ganchoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:46.134649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas |
title |
A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas |
spellingShingle |
A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas Coelho, Maria Amélia Fialho Gancho Contextos não formais de aprendizagem Motivação Trabalho prático laboratorial Non-formal learning contexts Motivation Practical Laboratory Work |
title_short |
A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas |
title_full |
A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas |
title_fullStr |
A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas |
title_sort |
A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas |
author |
Coelho, Maria Amélia Fialho Gancho |
author_facet |
Coelho, Maria Amélia Fialho Gancho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Maria Amélia Fialho Gancho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextos não formais de aprendizagem Motivação Trabalho prático laboratorial Non-formal learning contexts Motivation Practical Laboratory Work |
topic |
Contextos não formais de aprendizagem Motivação Trabalho prático laboratorial Non-formal learning contexts Motivation Practical Laboratory Work |
description |
Nesta dissertação pretende-se estudar o impacto que a aprendizagem em contextos não formais, como o clube “Cantinho das Ciências”, exerce sobre a motivação, expetativas e resultados escolares de um grupo de alunos com dificuldades. No “Cantinho das Ciências”, utilizou-se como estratégia primordial, o desenvolvimento de atividades práticas laboratoriais, por este ter sido apontado, pelos alunos, como o recurso educativo preferido, para a abordagem aos conteúdos da disciplina de Ciências Físico Químicas. Para a caraterização da amostra, assim como para a recolha dos dados do estudo utilizou-se o método de inquérito por questionário, cuja análise e tratamento estatístico muito simples permitiu a apresentação qualitativa dos resultados. Trata-se de um estudo de caso, baseado numa investigação ação, realizado com uma amostra constituída por dezanove alunos, de três turmas diferentes, da Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz; ABSTRACT: This dissertation aims to evaluate the impact that the learning in non-formal contexts, as “Cantinho das Ciências” club, exerts on the motivation, expectations and scholar results of a group of students with learning difficulties. The primordial strategy that was applied in “Cantinho das Ciências" in order to approach the contents of Physics and Chemistry module, was the development of practical laboratory activities. This method was chosen because the students selected it as their favorite educational resource. In order to characterize the sample and to collect data from this study were made questionnaires, and the analysis and simple statistical treatment of the answers allowed the qualitative presentation of the results. This case-study is based on action-research, and was applied on a sample that comprises nineteen students of three different classes of the “Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz”. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-06-02T11:25:36Z 2015-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14672 http://hdl.handle.net/10174/14672 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Química teses@bib.uevora.pt 305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136561711808512 |