A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Maria Amélia Fialho Gancho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14672
Resumo: Nesta dissertação pretende-se estudar o impacto que a aprendizagem em contextos não formais, como o clube “Cantinho das Ciências”, exerce sobre a motivação, expetativas e resultados escolares de um grupo de alunos com dificuldades. No “Cantinho das Ciências”, utilizou-se como estratégia primordial, o desenvolvimento de atividades práticas laboratoriais, por este ter sido apontado, pelos alunos, como o recurso educativo preferido, para a abordagem aos conteúdos da disciplina de Ciências Físico Químicas. Para a caraterização da amostra, assim como para a recolha dos dados do estudo utilizou-se o método de inquérito por questionário, cuja análise e tratamento estatístico muito simples permitiu a apresentação qualitativa dos resultados. Trata-se de um estudo de caso, baseado numa investigação ação, realizado com uma amostra constituída por dezanove alunos, de três turmas diferentes, da Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz; ABSTRACT: This dissertation aims to evaluate the impact that the learning in non-formal contexts, as “Cantinho das Ciências” club, exerts on the motivation, expectations and scholar results of a group of students with learning difficulties. The primordial strategy that was applied in “Cantinho das Ciências" in order to approach the contents of Physics and Chemistry module, was the development of practical laboratory activities. This method was chosen because the students selected it as their favorite educational resource. In order to characterize the sample and to collect data from this study were made questionnaires, and the analysis and simple statistical treatment of the answers allowed the qualitative presentation of the results. This case-study is based on action-research, and was applied on a sample that comprises nineteen students of three different classes of the “Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz”.
id RCAP_276ce39ac5a8cf8a6f78d9ff430cdfb1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicasContextos não formais de aprendizagemMotivaçãoTrabalho prático laboratorialNon-formal learning contextsMotivationPractical Laboratory WorkNesta dissertação pretende-se estudar o impacto que a aprendizagem em contextos não formais, como o clube “Cantinho das Ciências”, exerce sobre a motivação, expetativas e resultados escolares de um grupo de alunos com dificuldades. No “Cantinho das Ciências”, utilizou-se como estratégia primordial, o desenvolvimento de atividades práticas laboratoriais, por este ter sido apontado, pelos alunos, como o recurso educativo preferido, para a abordagem aos conteúdos da disciplina de Ciências Físico Químicas. Para a caraterização da amostra, assim como para a recolha dos dados do estudo utilizou-se o método de inquérito por questionário, cuja análise e tratamento estatístico muito simples permitiu a apresentação qualitativa dos resultados. Trata-se de um estudo de caso, baseado numa investigação ação, realizado com uma amostra constituída por dezanove alunos, de três turmas diferentes, da Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz; ABSTRACT: This dissertation aims to evaluate the impact that the learning in non-formal contexts, as “Cantinho das Ciências” club, exerts on the motivation, expectations and scholar results of a group of students with learning difficulties. The primordial strategy that was applied in “Cantinho das Ciências" in order to approach the contents of Physics and Chemistry module, was the development of practical laboratory activities. This method was chosen because the students selected it as their favorite educational resource. In order to characterize the sample and to collect data from this study were made questionnaires, and the analysis and simple statistical treatment of the answers allowed the qualitative presentation of the results. This case-study is based on action-research, and was applied on a sample that comprises nineteen students of three different classes of the “Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz”.Universidade de Évora2015-06-02T11:25:36Z2015-06-022012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14672http://hdl.handle.net/10174/14672porDepartamento de Químicateses@bib.uevora.pt305Coelho, Maria Amélia Fialho Ganchoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:46.134649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas
title A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas
spellingShingle A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas
Coelho, Maria Amélia Fialho Gancho
Contextos não formais de aprendizagem
Motivação
Trabalho prático laboratorial
Non-formal learning contexts
Motivation
Practical Laboratory Work
title_short A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas
title_full A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas
title_fullStr A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas
title_full_unstemmed A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas
title_sort A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas
author Coelho, Maria Amélia Fialho Gancho
author_facet Coelho, Maria Amélia Fialho Gancho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Maria Amélia Fialho Gancho
dc.subject.por.fl_str_mv Contextos não formais de aprendizagem
Motivação
Trabalho prático laboratorial
Non-formal learning contexts
Motivation
Practical Laboratory Work
topic Contextos não formais de aprendizagem
Motivação
Trabalho prático laboratorial
Non-formal learning contexts
Motivation
Practical Laboratory Work
description Nesta dissertação pretende-se estudar o impacto que a aprendizagem em contextos não formais, como o clube “Cantinho das Ciências”, exerce sobre a motivação, expetativas e resultados escolares de um grupo de alunos com dificuldades. No “Cantinho das Ciências”, utilizou-se como estratégia primordial, o desenvolvimento de atividades práticas laboratoriais, por este ter sido apontado, pelos alunos, como o recurso educativo preferido, para a abordagem aos conteúdos da disciplina de Ciências Físico Químicas. Para a caraterização da amostra, assim como para a recolha dos dados do estudo utilizou-se o método de inquérito por questionário, cuja análise e tratamento estatístico muito simples permitiu a apresentação qualitativa dos resultados. Trata-se de um estudo de caso, baseado numa investigação ação, realizado com uma amostra constituída por dezanove alunos, de três turmas diferentes, da Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz; ABSTRACT: This dissertation aims to evaluate the impact that the learning in non-formal contexts, as “Cantinho das Ciências” club, exerts on the motivation, expectations and scholar results of a group of students with learning difficulties. The primordial strategy that was applied in “Cantinho das Ciências" in order to approach the contents of Physics and Chemistry module, was the development of practical laboratory activities. This method was chosen because the students selected it as their favorite educational resource. In order to characterize the sample and to collect data from this study were made questionnaires, and the analysis and simple statistical treatment of the answers allowed the qualitative presentation of the results. This case-study is based on action-research, and was applied on a sample that comprises nineteen students of three different classes of the “Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz”.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-02T11:25:36Z
2015-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14672
http://hdl.handle.net/10174/14672
url http://hdl.handle.net/10174/14672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Química
teses@bib.uevora.pt
305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136561711808512