Quintas criativas: Um projeto de valorização e atratividade local através da internet como elemento chave de marketing territorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23768 |
Resumo: | O turismo como ponto estratégico para o desenvolvimento dos espaços rurais e a criatividade e inovação tecnológica, como alavanca-chave do marketing territorial e competitividade, leva a que a implementação de projetos nesta área seja uma tendência. A conjuntura atual do mercado apela à diferenciação do produto turístico, desejando que este favoreça regiões, fortalecendo a sua cultura e identidade, dinamizando-as e atraindo mais visitantes, não desvirtuando a sua essência. É neste seguimento que surge a relevância do presente projeto de quinta criativa- Quinta do Monteiro. Este é um modelo para uma quinta no Alentejo, cujo principal foco é a inclusão, inovação, as preocupações ambientais e a sustentabilidade, capaz, ainda, de se adaptar a outras quintas, com características semelhantes. Tenciona-se que seja um bom exemplo de como a criatividade ligada à tecnologia consegue empoderar o território, tornando-o mais competitivo. Para tal, teve-se em conta a bibliografia relativa ao tema, para, de seguida, se analisar casos de projetos e territórios que utilizam a internet para se autopromoverem, de modo que se concluísse quais os elementos de sucesso de marketing territorial a implementar na Quinta. |
id |
RCAP_277bb433c23aefcc7efcdab103c3994a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Quintas criativas: Um projeto de valorização e atratividade local através da internet como elemento chave de marketing territorialCompetitividade regionalCriatividade -- CreativityInternetMarketing territorialRegional competitivityTerritorial marketingO turismo como ponto estratégico para o desenvolvimento dos espaços rurais e a criatividade e inovação tecnológica, como alavanca-chave do marketing territorial e competitividade, leva a que a implementação de projetos nesta área seja uma tendência. A conjuntura atual do mercado apela à diferenciação do produto turístico, desejando que este favoreça regiões, fortalecendo a sua cultura e identidade, dinamizando-as e atraindo mais visitantes, não desvirtuando a sua essência. É neste seguimento que surge a relevância do presente projeto de quinta criativa- Quinta do Monteiro. Este é um modelo para uma quinta no Alentejo, cujo principal foco é a inclusão, inovação, as preocupações ambientais e a sustentabilidade, capaz, ainda, de se adaptar a outras quintas, com características semelhantes. Tenciona-se que seja um bom exemplo de como a criatividade ligada à tecnologia consegue empoderar o território, tornando-o mais competitivo. Para tal, teve-se em conta a bibliografia relativa ao tema, para, de seguida, se analisar casos de projetos e territórios que utilizam a internet para se autopromoverem, de modo que se concluísse quais os elementos de sucesso de marketing territorial a implementar na Quinta.The tourism as a strategic point for the development of the rural spaces and the technological creativity and innovation as key point for the territorial marketing and competitivity makes the implementation of projects in this area a tendency. The current market conjecture appeals to the differentiation of the tourist product, wishing for it to enhance regions, strengthening its culture and identity. Making them more dynamic and attracting more visitors, without changing it's essence. Following this mindset we achieve the relevance of this project of a creative farm - Quinta do Monteiro. This is a model for a farm in Alentejo, which focus is the inclusion, the innovation, the environmental concerns and the sustainability and being able also to adjust to other farms with similar characteristics. The aim is for it to be a good example of how the creativity associated to technology can empower the territory, making it more competitive. For that, the bibliography concerning this thematic was considered and then project cases and territories were analysed which use the internet to autopromote in order to determine which were the success elements of territorial marketing to be implemented at the Quinta.2021-12-16T14:58:10Z2021-12-13T00:00:00Z2021-12-132021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23768TID:202811905porClemente, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:30:28Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:41.486496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quintas criativas: Um projeto de valorização e atratividade local através da internet como elemento chave de marketing territorial |
title |
Quintas criativas: Um projeto de valorização e atratividade local através da internet como elemento chave de marketing territorial |
spellingShingle |
Quintas criativas: Um projeto de valorização e atratividade local através da internet como elemento chave de marketing territorial Clemente, Ana Competitividade regional Criatividade -- Creativity Internet Marketing territorial Regional competitivity Territorial marketing |
title_short |
Quintas criativas: Um projeto de valorização e atratividade local através da internet como elemento chave de marketing territorial |
title_full |
Quintas criativas: Um projeto de valorização e atratividade local através da internet como elemento chave de marketing territorial |
title_fullStr |
Quintas criativas: Um projeto de valorização e atratividade local através da internet como elemento chave de marketing territorial |
title_full_unstemmed |
Quintas criativas: Um projeto de valorização e atratividade local através da internet como elemento chave de marketing territorial |
title_sort |
Quintas criativas: Um projeto de valorização e atratividade local através da internet como elemento chave de marketing territorial |
author |
Clemente, Ana |
author_facet |
Clemente, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clemente, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competitividade regional Criatividade -- Creativity Internet Marketing territorial Regional competitivity Territorial marketing |
topic |
Competitividade regional Criatividade -- Creativity Internet Marketing territorial Regional competitivity Territorial marketing |
description |
O turismo como ponto estratégico para o desenvolvimento dos espaços rurais e a criatividade e inovação tecnológica, como alavanca-chave do marketing territorial e competitividade, leva a que a implementação de projetos nesta área seja uma tendência. A conjuntura atual do mercado apela à diferenciação do produto turístico, desejando que este favoreça regiões, fortalecendo a sua cultura e identidade, dinamizando-as e atraindo mais visitantes, não desvirtuando a sua essência. É neste seguimento que surge a relevância do presente projeto de quinta criativa- Quinta do Monteiro. Este é um modelo para uma quinta no Alentejo, cujo principal foco é a inclusão, inovação, as preocupações ambientais e a sustentabilidade, capaz, ainda, de se adaptar a outras quintas, com características semelhantes. Tenciona-se que seja um bom exemplo de como a criatividade ligada à tecnologia consegue empoderar o território, tornando-o mais competitivo. Para tal, teve-se em conta a bibliografia relativa ao tema, para, de seguida, se analisar casos de projetos e territórios que utilizam a internet para se autopromoverem, de modo que se concluísse quais os elementos de sucesso de marketing territorial a implementar na Quinta. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16T14:58:10Z 2021-12-13T00:00:00Z 2021-12-13 2021-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/23768 TID:202811905 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/23768 |
identifier_str_mv |
TID:202811905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134693058150400 |