Capacitação dos professores para a educação inclusiva nas escolas municipais de Satubinha - MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Sandra Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40799
Resumo: O projeto apresentado emerge do trabalho desenvolvido no âmbito do curso de mestrado em Educação Especial, na especialidade de Domínio Cognitivo e Motor. Tendo como objetivos: Promover o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas de educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas municipais de Satubinha (MA); Identificar boas práticas pedagógicas de educação inclusiva; Identificar metodologias de diferenciação pedagógica promotoras da inclusão; Descrever técnicas de organização cooperativa das aprendizagens na sala de aula; Construir um projeto de formação continuada de professores sobre as boas práticas de educação inclusiva. Esta investigação é exploratória como recurso o questionário, que foi disponibilizado de forma impressa, a amostra foi constituída por todos os Educadores da Rede Municipal de Satubinha. Diante dos resultados, foi construída a proposta de formação, para responder à necessidade de evidenciar a importância e os benefícios das práticas educativas de inclusão, das metodologias de organização cooperativa da aprendizagem cooperativa. O trabalho será constituído por duas partes, a primeira traz o enquadramento teórico, sobre Educação Inclusiva; Formação de Professores e Pedagogias Diferenciadas; Aprendizagens Cooperativas e Escalas de Proficiência. A parte II, compreende o estudo empírico, e a contextualização do estudo.
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