Capacitação dos professores para a educação inclusiva nas escolas municipais de Satubinha - MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40799 |
Resumo: | O projeto apresentado emerge do trabalho desenvolvido no âmbito do curso de mestrado em Educação Especial, na especialidade de Domínio Cognitivo e Motor. Tendo como objetivos: Promover o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas de educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas municipais de Satubinha (MA); Identificar boas práticas pedagógicas de educação inclusiva; Identificar metodologias de diferenciação pedagógica promotoras da inclusão; Descrever técnicas de organização cooperativa das aprendizagens na sala de aula; Construir um projeto de formação continuada de professores sobre as boas práticas de educação inclusiva. Esta investigação é exploratória como recurso o questionário, que foi disponibilizado de forma impressa, a amostra foi constituída por todos os Educadores da Rede Municipal de Satubinha. Diante dos resultados, foi construída a proposta de formação, para responder à necessidade de evidenciar a importância e os benefícios das práticas educativas de inclusão, das metodologias de organização cooperativa da aprendizagem cooperativa. O trabalho será constituído por duas partes, a primeira traz o enquadramento teórico, sobre Educação Inclusiva; Formação de Professores e Pedagogias Diferenciadas; Aprendizagens Cooperativas e Escalas de Proficiência. A parte II, compreende o estudo empírico, e a contextualização do estudo. |
id |
RCAP_278f59a4ceb001d4e4f0f54c37e29bd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40799 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Capacitação dos professores para a educação inclusiva nas escolas municipais de Satubinha - MAInclusãoAutismoMetodologias CooperativasO projeto apresentado emerge do trabalho desenvolvido no âmbito do curso de mestrado em Educação Especial, na especialidade de Domínio Cognitivo e Motor. Tendo como objetivos: Promover o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas de educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas municipais de Satubinha (MA); Identificar boas práticas pedagógicas de educação inclusiva; Identificar metodologias de diferenciação pedagógica promotoras da inclusão; Descrever técnicas de organização cooperativa das aprendizagens na sala de aula; Construir um projeto de formação continuada de professores sobre as boas práticas de educação inclusiva. Esta investigação é exploratória como recurso o questionário, que foi disponibilizado de forma impressa, a amostra foi constituída por todos os Educadores da Rede Municipal de Satubinha. Diante dos resultados, foi construída a proposta de formação, para responder à necessidade de evidenciar a importância e os benefícios das práticas educativas de inclusão, das metodologias de organização cooperativa da aprendizagem cooperativa. O trabalho será constituído por duas partes, a primeira traz o enquadramento teórico, sobre Educação Inclusiva; Formação de Professores e Pedagogias Diferenciadas; Aprendizagens Cooperativas e Escalas de Proficiência. A parte II, compreende o estudo empírico, e a contextualização do estudo.Cerdeira, José Pedro, 1963-Repositório ComumPires, Sandra Maria de Oliveira2022-05-27T09:27:29Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40799203016122porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40799Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:37.494280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Capacitação dos professores para a educação inclusiva nas escolas municipais de Satubinha - MA |
title |
Capacitação dos professores para a educação inclusiva nas escolas municipais de Satubinha - MA |
spellingShingle |
Capacitação dos professores para a educação inclusiva nas escolas municipais de Satubinha - MA Pires, Sandra Maria de Oliveira Inclusão Autismo Metodologias Cooperativas |
title_short |
Capacitação dos professores para a educação inclusiva nas escolas municipais de Satubinha - MA |
title_full |
Capacitação dos professores para a educação inclusiva nas escolas municipais de Satubinha - MA |
title_fullStr |
Capacitação dos professores para a educação inclusiva nas escolas municipais de Satubinha - MA |
title_full_unstemmed |
Capacitação dos professores para a educação inclusiva nas escolas municipais de Satubinha - MA |
title_sort |
Capacitação dos professores para a educação inclusiva nas escolas municipais de Satubinha - MA |
author |
Pires, Sandra Maria de Oliveira |
author_facet |
Pires, Sandra Maria de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdeira, José Pedro, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Sandra Maria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Autismo Metodologias Cooperativas |
topic |
Inclusão Autismo Metodologias Cooperativas |
description |
O projeto apresentado emerge do trabalho desenvolvido no âmbito do curso de mestrado em Educação Especial, na especialidade de Domínio Cognitivo e Motor. Tendo como objetivos: Promover o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas de educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas municipais de Satubinha (MA); Identificar boas práticas pedagógicas de educação inclusiva; Identificar metodologias de diferenciação pedagógica promotoras da inclusão; Descrever técnicas de organização cooperativa das aprendizagens na sala de aula; Construir um projeto de formação continuada de professores sobre as boas práticas de educação inclusiva. Esta investigação é exploratória como recurso o questionário, que foi disponibilizado de forma impressa, a amostra foi constituída por todos os Educadores da Rede Municipal de Satubinha. Diante dos resultados, foi construída a proposta de formação, para responder à necessidade de evidenciar a importância e os benefícios das práticas educativas de inclusão, das metodologias de organização cooperativa da aprendizagem cooperativa. O trabalho será constituído por duas partes, a primeira traz o enquadramento teórico, sobre Educação Inclusiva; Formação de Professores e Pedagogias Diferenciadas; Aprendizagens Cooperativas e Escalas de Proficiência. A parte II, compreende o estudo empírico, e a contextualização do estudo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27T09:27:29Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/40799 203016122 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/40799 |
identifier_str_mv |
203016122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130038599155712 |