Educação em ciência no 1º Ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4764 |
Resumo: | A elaboração deste relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu no Jardim-de-Infância da Fundação D. Ana Paula e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo. O presente documento descreve e reflecte as práticas pedagógicas e apresenta uma reflexão crítica das mesmas. Tendo em conta essas práticas, mais concretamente as vivenciadas no 1.-º Ciclo do ensino básico, apresenta-se o tema sobre a Educação em Ciência neste nível de ensino, no qual se privilegia a investigação-ação, cujo objetivo central foi abordar a temática Ensino da Astronomia, procurando demonstrar-se, através de várias atividades e estratégias, como se pode ensinar o referido tema. De forma a clarificar-se e tornar-se mais eficiente a educação em Ciência, estabeleceram-se objetivos de aprendizagens, os quais foram contemplados com o Programa de Estudo do Meio. As atividades desenvolvidas foram enquadradas de acordo com as Metas de Aprendizagem do Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o subdomínio do estudo da Terra no espaço: Universo e sistema solar. Deste modo, as atividades desenvolvidas tiveram como foco a constituição do Universo e a constituição do sistema solar, os alunos a compreenderem a importância do Sol para a vida na Terra, indicando o Sol como a fonte de luz e calor para a Terra, verificando as suas posições ao longo do dia. Identificaram-se também elementos que integram a constituição do Universo (estrelas, galáxia), nomeando a sua galáxia. O desenvolvimento das atividades resultou numa melhor compreensão das ideias prévias dos alunos acerca dos conceitos astronómicos e da forma como as comunicam. |
id |
RCAP_27ff70669b5ed5a7c7599ff832ad8667 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/4764 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação em ciência no 1º CicloPrática de ensino supervisionadaEducação pré-escolarEducação em CiênciaEnsino da AstronomiaA elaboração deste relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu no Jardim-de-Infância da Fundação D. Ana Paula e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo. O presente documento descreve e reflecte as práticas pedagógicas e apresenta uma reflexão crítica das mesmas. Tendo em conta essas práticas, mais concretamente as vivenciadas no 1.-º Ciclo do ensino básico, apresenta-se o tema sobre a Educação em Ciência neste nível de ensino, no qual se privilegia a investigação-ação, cujo objetivo central foi abordar a temática Ensino da Astronomia, procurando demonstrar-se, através de várias atividades e estratégias, como se pode ensinar o referido tema. De forma a clarificar-se e tornar-se mais eficiente a educação em Ciência, estabeleceram-se objetivos de aprendizagens, os quais foram contemplados com o Programa de Estudo do Meio. As atividades desenvolvidas foram enquadradas de acordo com as Metas de Aprendizagem do Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o subdomínio do estudo da Terra no espaço: Universo e sistema solar. Deste modo, as atividades desenvolvidas tiveram como foco a constituição do Universo e a constituição do sistema solar, os alunos a compreenderem a importância do Sol para a vida na Terra, indicando o Sol como a fonte de luz e calor para a Terra, verificando as suas posições ao longo do dia. Identificaram-se também elementos que integram a constituição do Universo (estrelas, galáxia), nomeando a sua galáxia. O desenvolvimento das atividades resultou numa melhor compreensão das ideias prévias dos alunos acerca dos conceitos astronómicos e da forma como as comunicam.Instituto Politécnico da Guarda2019-03-18T12:46:18Z2019-03-182019-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4764http://hdl.handle.net/10314/4764TID:202191958porRusso, Cátia S S Minfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:58:53Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:41.550369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em ciência no 1º Ciclo |
title |
Educação em ciência no 1º Ciclo |
spellingShingle |
Educação em ciência no 1º Ciclo Russo, Cátia S S M Prática de ensino supervisionada Educação pré-escolar Educação em Ciência Ensino da Astronomia |
title_short |
Educação em ciência no 1º Ciclo |
title_full |
Educação em ciência no 1º Ciclo |
title_fullStr |
Educação em ciência no 1º Ciclo |
title_full_unstemmed |
Educação em ciência no 1º Ciclo |
title_sort |
Educação em ciência no 1º Ciclo |
author |
Russo, Cátia S S M |
author_facet |
Russo, Cátia S S M |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Russo, Cátia S S M |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Educação pré-escolar Educação em Ciência Ensino da Astronomia |
topic |
Prática de ensino supervisionada Educação pré-escolar Educação em Ciência Ensino da Astronomia |
description |
A elaboração deste relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu no Jardim-de-Infância da Fundação D. Ana Paula e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo. O presente documento descreve e reflecte as práticas pedagógicas e apresenta uma reflexão crítica das mesmas. Tendo em conta essas práticas, mais concretamente as vivenciadas no 1.-º Ciclo do ensino básico, apresenta-se o tema sobre a Educação em Ciência neste nível de ensino, no qual se privilegia a investigação-ação, cujo objetivo central foi abordar a temática Ensino da Astronomia, procurando demonstrar-se, através de várias atividades e estratégias, como se pode ensinar o referido tema. De forma a clarificar-se e tornar-se mais eficiente a educação em Ciência, estabeleceram-se objetivos de aprendizagens, os quais foram contemplados com o Programa de Estudo do Meio. As atividades desenvolvidas foram enquadradas de acordo com as Metas de Aprendizagem do Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o subdomínio do estudo da Terra no espaço: Universo e sistema solar. Deste modo, as atividades desenvolvidas tiveram como foco a constituição do Universo e a constituição do sistema solar, os alunos a compreenderem a importância do Sol para a vida na Terra, indicando o Sol como a fonte de luz e calor para a Terra, verificando as suas posições ao longo do dia. Identificaram-se também elementos que integram a constituição do Universo (estrelas, galáxia), nomeando a sua galáxia. O desenvolvimento das atividades resultou numa melhor compreensão das ideias prévias dos alunos acerca dos conceitos astronómicos e da forma como as comunicam. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-18T12:46:18Z 2019-03-18 2019-01-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/4764 http://hdl.handle.net/10314/4764 TID:202191958 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/4764 |
identifier_str_mv |
TID:202191958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136931894788096 |