Educação em ciência no 1º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, Cátia S S M
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4764
Resumo: A elaboração deste relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu no Jardim-de-Infância da Fundação D. Ana Paula e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo. O presente documento descreve e reflecte as práticas pedagógicas e apresenta uma reflexão crítica das mesmas. Tendo em conta essas práticas, mais concretamente as vivenciadas no 1.-º Ciclo do ensino básico, apresenta-se o tema sobre a Educação em Ciência neste nível de ensino, no qual se privilegia a investigação-ação, cujo objetivo central foi abordar a temática Ensino da Astronomia, procurando demonstrar-se, através de várias atividades e estratégias, como se pode ensinar o referido tema. De forma a clarificar-se e tornar-se mais eficiente a educação em Ciência, estabeleceram-se objetivos de aprendizagens, os quais foram contemplados com o Programa de Estudo do Meio. As atividades desenvolvidas foram enquadradas de acordo com as Metas de Aprendizagem do Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o subdomínio do estudo da Terra no espaço: Universo e sistema solar. Deste modo, as atividades desenvolvidas tiveram como foco a constituição do Universo e a constituição do sistema solar, os alunos a compreenderem a importância do Sol para a vida na Terra, indicando o Sol como a fonte de luz e calor para a Terra, verificando as suas posições ao longo do dia. Identificaram-se também elementos que integram a constituição do Universo (estrelas, galáxia), nomeando a sua galáxia. O desenvolvimento das atividades resultou numa melhor compreensão das ideias prévias dos alunos acerca dos conceitos astronómicos e da forma como as comunicam.
id RCAP_27ff70669b5ed5a7c7599ff832ad8667
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/4764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação em ciência no 1º CicloPrática de ensino supervisionadaEducação pré-escolarEducação em CiênciaEnsino da AstronomiaA elaboração deste relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu no Jardim-de-Infância da Fundação D. Ana Paula e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo. O presente documento descreve e reflecte as práticas pedagógicas e apresenta uma reflexão crítica das mesmas. Tendo em conta essas práticas, mais concretamente as vivenciadas no 1.-º Ciclo do ensino básico, apresenta-se o tema sobre a Educação em Ciência neste nível de ensino, no qual se privilegia a investigação-ação, cujo objetivo central foi abordar a temática Ensino da Astronomia, procurando demonstrar-se, através de várias atividades e estratégias, como se pode ensinar o referido tema. De forma a clarificar-se e tornar-se mais eficiente a educação em Ciência, estabeleceram-se objetivos de aprendizagens, os quais foram contemplados com o Programa de Estudo do Meio. As atividades desenvolvidas foram enquadradas de acordo com as Metas de Aprendizagem do Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o subdomínio do estudo da Terra no espaço: Universo e sistema solar. Deste modo, as atividades desenvolvidas tiveram como foco a constituição do Universo e a constituição do sistema solar, os alunos a compreenderem a importância do Sol para a vida na Terra, indicando o Sol como a fonte de luz e calor para a Terra, verificando as suas posições ao longo do dia. Identificaram-se também elementos que integram a constituição do Universo (estrelas, galáxia), nomeando a sua galáxia. O desenvolvimento das atividades resultou numa melhor compreensão das ideias prévias dos alunos acerca dos conceitos astronómicos e da forma como as comunicam.Instituto Politécnico da Guarda2019-03-18T12:46:18Z2019-03-182019-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4764http://hdl.handle.net/10314/4764TID:202191958porRusso, Cátia S S Minfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:58:53Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:41.550369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação em ciência no 1º Ciclo
title Educação em ciência no 1º Ciclo
spellingShingle Educação em ciência no 1º Ciclo
Russo, Cátia S S M
Prática de ensino supervisionada
Educação pré-escolar
Educação em Ciência
Ensino da Astronomia
title_short Educação em ciência no 1º Ciclo
title_full Educação em ciência no 1º Ciclo
title_fullStr Educação em ciência no 1º Ciclo
title_full_unstemmed Educação em ciência no 1º Ciclo
title_sort Educação em ciência no 1º Ciclo
author Russo, Cátia S S M
author_facet Russo, Cátia S S M
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo, Cátia S S M
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação pré-escolar
Educação em Ciência
Ensino da Astronomia
topic Prática de ensino supervisionada
Educação pré-escolar
Educação em Ciência
Ensino da Astronomia
description A elaboração deste relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada I e II, integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, que decorreu no Jardim-de-Infância da Fundação D. Ana Paula e na escola do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo. O presente documento descreve e reflecte as práticas pedagógicas e apresenta uma reflexão crítica das mesmas. Tendo em conta essas práticas, mais concretamente as vivenciadas no 1.-º Ciclo do ensino básico, apresenta-se o tema sobre a Educação em Ciência neste nível de ensino, no qual se privilegia a investigação-ação, cujo objetivo central foi abordar a temática Ensino da Astronomia, procurando demonstrar-se, através de várias atividades e estratégias, como se pode ensinar o referido tema. De forma a clarificar-se e tornar-se mais eficiente a educação em Ciência, estabeleceram-se objetivos de aprendizagens, os quais foram contemplados com o Programa de Estudo do Meio. As atividades desenvolvidas foram enquadradas de acordo com as Metas de Aprendizagem do Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente o subdomínio do estudo da Terra no espaço: Universo e sistema solar. Deste modo, as atividades desenvolvidas tiveram como foco a constituição do Universo e a constituição do sistema solar, os alunos a compreenderem a importância do Sol para a vida na Terra, indicando o Sol como a fonte de luz e calor para a Terra, verificando as suas posições ao longo do dia. Identificaram-se também elementos que integram a constituição do Universo (estrelas, galáxia), nomeando a sua galáxia. O desenvolvimento das atividades resultou numa melhor compreensão das ideias prévias dos alunos acerca dos conceitos astronómicos e da forma como as comunicam.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-18T12:46:18Z
2019-03-18
2019-01-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/4764
http://hdl.handle.net/10314/4764
TID:202191958
url http://hdl.handle.net/10314/4764
identifier_str_mv TID:202191958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136931894788096