Viver a ciência na educação pré-escolar - a água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Joana F
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4202
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda (ESECD), do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal objetivo a descrição e reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência ao longo da PES. Este mestrado implica a frequência da unidade curricular de PES, que se divide em PES I e PES II. A PES I realizou-se na cidade da Guarda, no Jardim de Infância da Sé, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos, enquanto que a PES II decorreu na Escola Básica Augusto Gil, com uma turma de 4º ano de escolaridade, ambas as instituições fazem parte integrante do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque. O principal objetivo da PES é a integração do estudante estagiário na vida profissional de forma progressiva e orientada, em contexto real. Este relatório está dividido em três capítulos. No primeiro podemos encontrar o “Enquadramento Institucional – Organização e Administração Escolar”; o segundo, dedica-se à experiência de ensino e aprendizagem tanto a nível da Educação Pré-Escolar, como no 1º CEB, seguindo-se a “Descrição do Processo de Prática de Ensino Supervisionada”; por fim, no terceiro capítulo apresenta-se o estudo da investigação, intitulado “Viver a ciência na Educação Pré-Escolar - A água”, assim, nesta proposta de estudo foram realizadas diversas atividades experimentais, com a finalidade de observar se as crianças através dessas mesmas atividades consolidavam de forma mais eficaz os conteúdos a serem abordados. Neste estudo participou um grupo de crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade, num jardim de infância. Por fim, os resultados mostram que as atividades práticas desenvolvidas proporcionam aprendizagens significativas e que através dessas mesmas atividades as crianças aprendem os conteúdos com maior satisfação e de forma mais proveitosa.
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