O perfume: análise da sua linguagem publicitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/1032 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing |
id |
RCAP_28a5b69b230caac200707b69f66e60d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1032 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O perfume: análise da sua linguagem publicitáriaPublicidadeConsumidoresLinguagem publicitáriaPerfumesQuestões de géneroAnúncios publicitáriosDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e MarketingDa união entre a publicidade de perfumes e o género do consumidor, nasceu a questão de partida que deu sentido a esta investigação. De facto, cabe à publicidade ser a emissora da mensagem publicitária junto do consumidor e é através dos sentidos que percepcionamos o mundo em geral. O propósito desta tese é perceber quais são os significados atribuídos ao género feminino em comparação com o masculino, detectando se os estereótipos por género se mantêm na publicidade a perfumes. Homens e mulheres são consumidores diferentes com gostos, necessidades e motivações diferentes portanto, foi a busca sobre estes conhecimentos que despertou o interesse pelo tema apresentado. É através do quadro teórico que este tema se desenvolveu ao tentar-se perceber quais as origens da publicidade e de como evoluiu até aos dias de hoje, sendo capaz de responder às necessidades de uma sociedade cada vez mais consumista e a consumidores atentos e cuidadosos com a sua imagem, saúde e bem-estar. Neste sentido, é perceptível que as identidades femininas e masculinas sejam construídas como reflexo da sociedade.Da amostra de 40 anúncios, distribuídos igualmente por género, foi construída uma grelha de análise que possibilitou avaliar cada elemento presente na composição dos anúncios, permitindo chegar a conclusões que respondessem à questão de partida e satisfizessem os objectivos definidos.Escola Superior de Comunicação SocialMedeiros, CarlaRCIPLRodrigues, Carla Sofia de Almeida2012-01-11T12:50:31Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1032TID:201124246porRodrigues, Carla O perfume: análise da sua linguagem publicitária. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:38:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:10.588688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O perfume: análise da sua linguagem publicitária |
title |
O perfume: análise da sua linguagem publicitária |
spellingShingle |
O perfume: análise da sua linguagem publicitária Rodrigues, Carla Sofia de Almeida Publicidade Consumidores Linguagem publicitária Perfumes Questões de género Anúncios publicitários |
title_short |
O perfume: análise da sua linguagem publicitária |
title_full |
O perfume: análise da sua linguagem publicitária |
title_fullStr |
O perfume: análise da sua linguagem publicitária |
title_full_unstemmed |
O perfume: análise da sua linguagem publicitária |
title_sort |
O perfume: análise da sua linguagem publicitária |
author |
Rodrigues, Carla Sofia de Almeida |
author_facet |
Rodrigues, Carla Sofia de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Carla RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Carla Sofia de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Consumidores Linguagem publicitária Perfumes Questões de género Anúncios publicitários |
topic |
Publicidade Consumidores Linguagem publicitária Perfumes Questões de género Anúncios publicitários |
description |
Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10 2011-10-01T00:00:00Z 2012-01-11T12:50:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/1032 TID:201124246 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/1032 |
identifier_str_mv |
TID:201124246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Carla O perfume: análise da sua linguagem publicitária. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133363220512768 |