A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Isabel da Silva Resende da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15526
Resumo: Dado o papel crescente dos jogos no cotidiano dos nossos alunos, a presente investigação pretende indagar como os jogos se podem tornar ferramentas ao serviço da aprendizagem na biblioteca escolar. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso. Com os inquéritos aplicados concluímos que a oferta de jogos nas bibliotecas escolares do concelho de Oliveira de Azeméis não está ligada às suas capacidades espaciais ou oferta de equipamento, que a grande maioria dos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto considera os jogos como ferramentas de aprendizagem e que o perfil do jogador de terceiro ciclo de Minecraft do Agrupamento de Escolas Soares Basto é, tipicamente, um rapaz do nono ano, com catorze anos, que nunca reprovou, que gosta de desafios e que joga Minecraft porque os amigos jogam. O presente estudo pretende ainda informar sobre as oportunidades de aprendizagens proporcionadas na biblioteca escolar pelo gaming, em particular pelo jogo Minecraft.
id RCAP_294c482921df81c4e1b1ca07fea86076
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15526
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagensBibliotecas escolaresMotivação dos alunosJogosMétodos pedagógicosRecursos educativosMinecraftDado o papel crescente dos jogos no cotidiano dos nossos alunos, a presente investigação pretende indagar como os jogos se podem tornar ferramentas ao serviço da aprendizagem na biblioteca escolar. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso. Com os inquéritos aplicados concluímos que a oferta de jogos nas bibliotecas escolares do concelho de Oliveira de Azeméis não está ligada às suas capacidades espaciais ou oferta de equipamento, que a grande maioria dos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto considera os jogos como ferramentas de aprendizagem e que o perfil do jogador de terceiro ciclo de Minecraft do Agrupamento de Escolas Soares Basto é, tipicamente, um rapaz do nono ano, com catorze anos, que nunca reprovou, que gosta de desafios e que joga Minecraft porque os amigos jogam. O presente estudo pretende ainda informar sobre as oportunidades de aprendizagens proporcionadas na biblioteca escolar pelo gaming, em particular pelo jogo Minecraft.Given the increasing role of gaming in our students daily life, the present investigation intends to inquire how games can become a learning tool in the school library. The method used was the Case Study. With que applied inquiries we concluded that the offer of games in the school libraries of concelho de Oliveira de Azeméis is not connected with their spacial capacity or equipment offer, that the vast majority of teachers from the Agrupamento de Escolas Soares Basto considers games as a learning tool and that the profile of the third cycle Minecraft player from the Agrupamento de Escolas Soares Basto is a boy from the nineth grade, is fourteen years old, has never failed a year, likes challenges and plays Minecraft because his friends do. The present study intends also to inform about the learning opportunities in the school library through gaming, especially with the help of the game Minecraft.Universidade de Aveiro2016-04-27T16:27:13Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15526TID:201584999porCosta, Maria Isabel da Silva Resende dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:45Zoai:ria.ua.pt:10773/15526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:53.615485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagens
title A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagens
spellingShingle A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagens
Costa, Maria Isabel da Silva Resende da
Bibliotecas escolares
Motivação dos alunos
Jogos
Métodos pedagógicos
Recursos educativos
Minecraft
title_short A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagens
title_full A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagens
title_fullStr A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagens
title_full_unstemmed A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagens
title_sort A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagens
author Costa, Maria Isabel da Silva Resende da
author_facet Costa, Maria Isabel da Silva Resende da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Isabel da Silva Resende da
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Motivação dos alunos
Jogos
Métodos pedagógicos
Recursos educativos
Minecraft
topic Bibliotecas escolares
Motivação dos alunos
Jogos
Métodos pedagógicos
Recursos educativos
Minecraft
description Dado o papel crescente dos jogos no cotidiano dos nossos alunos, a presente investigação pretende indagar como os jogos se podem tornar ferramentas ao serviço da aprendizagem na biblioteca escolar. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso. Com os inquéritos aplicados concluímos que a oferta de jogos nas bibliotecas escolares do concelho de Oliveira de Azeméis não está ligada às suas capacidades espaciais ou oferta de equipamento, que a grande maioria dos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto considera os jogos como ferramentas de aprendizagem e que o perfil do jogador de terceiro ciclo de Minecraft do Agrupamento de Escolas Soares Basto é, tipicamente, um rapaz do nono ano, com catorze anos, que nunca reprovou, que gosta de desafios e que joga Minecraft porque os amigos jogam. O presente estudo pretende ainda informar sobre as oportunidades de aprendizagens proporcionadas na biblioteca escolar pelo gaming, em particular pelo jogo Minecraft.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-04-27T16:27:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15526
TID:201584999
url http://hdl.handle.net/10773/15526
identifier_str_mv TID:201584999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137558774415360