A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15526 |
Resumo: | Dado o papel crescente dos jogos no cotidiano dos nossos alunos, a presente investigação pretende indagar como os jogos se podem tornar ferramentas ao serviço da aprendizagem na biblioteca escolar. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso. Com os inquéritos aplicados concluímos que a oferta de jogos nas bibliotecas escolares do concelho de Oliveira de Azeméis não está ligada às suas capacidades espaciais ou oferta de equipamento, que a grande maioria dos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto considera os jogos como ferramentas de aprendizagem e que o perfil do jogador de terceiro ciclo de Minecraft do Agrupamento de Escolas Soares Basto é, tipicamente, um rapaz do nono ano, com catorze anos, que nunca reprovou, que gosta de desafios e que joga Minecraft porque os amigos jogam. O presente estudo pretende ainda informar sobre as oportunidades de aprendizagens proporcionadas na biblioteca escolar pelo gaming, em particular pelo jogo Minecraft. |
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A biblioteca escolar e o gaming: parceiros na facilitação/promoção de aprendizagensBibliotecas escolaresMotivação dos alunosJogosMétodos pedagógicosRecursos educativosMinecraftDado o papel crescente dos jogos no cotidiano dos nossos alunos, a presente investigação pretende indagar como os jogos se podem tornar ferramentas ao serviço da aprendizagem na biblioteca escolar. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso. Com os inquéritos aplicados concluímos que a oferta de jogos nas bibliotecas escolares do concelho de Oliveira de Azeméis não está ligada às suas capacidades espaciais ou oferta de equipamento, que a grande maioria dos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto considera os jogos como ferramentas de aprendizagem e que o perfil do jogador de terceiro ciclo de Minecraft do Agrupamento de Escolas Soares Basto é, tipicamente, um rapaz do nono ano, com catorze anos, que nunca reprovou, que gosta de desafios e que joga Minecraft porque os amigos jogam. O presente estudo pretende ainda informar sobre as oportunidades de aprendizagens proporcionadas na biblioteca escolar pelo gaming, em particular pelo jogo Minecraft.Given the increasing role of gaming in our students daily life, the present investigation intends to inquire how games can become a learning tool in the school library. The method used was the Case Study. With que applied inquiries we concluded that the offer of games in the school libraries of concelho de Oliveira de Azeméis is not connected with their spacial capacity or equipment offer, that the vast majority of teachers from the Agrupamento de Escolas Soares Basto considers games as a learning tool and that the profile of the third cycle Minecraft player from the Agrupamento de Escolas Soares Basto is a boy from the nineth grade, is fourteen years old, has never failed a year, likes challenges and plays Minecraft because his friends do. The present study intends also to inform about the learning opportunities in the school library through gaming, especially with the help of the game Minecraft.Universidade de Aveiro2016-04-27T16:27:13Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15526TID:201584999porCosta, Maria Isabel da Silva Resende dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:45Zoai:ria.ua.pt:10773/15526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:53.615485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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