Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/96661 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_a2a8beaefb3f039b5e8d373b05e75169 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/96661 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagemPedagogical Intership Report developed at the middle school Engenheiro Acácio Calazans Duarte with the 9th grade H class in the academic year 2019/2020:students' perception of the influence of self-assessment on their learningEstágio PedagógicoEducação FísicaAutoavaliaçãoEnsino-AprendizagemPedagogical IntershipPhysical EducationSelf-AssessmentTeaching-LearningRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente documento refere-se ao Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, junto da turma H do 9º ano, no ano letivo 2019/2020. Teve como objetivo a transposição de conhecimentos teóricos através de uma prática docente em contexto real, permitindo desenvolver adequadamente competências pessoais e profissionais.O Relatório de Estágio tem como objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas, realizando uma reflexão crítica fundamentada sobre a prática desenvolvida. Desta forma este documento é resultado de uma análise sobre as dificuldades sentidas, as estratégias adotadas e as aprendizagens realizadas. O documento encontra-se divido em três capítulos: contextualização da prática desenvolvida, análise reflexiva sobre a prática desenvolvida e aprofundamento de tema/problema.O tema/problema tem como objetivo principal analisar a influência percebida da autoavaliação na aprendizagem dos alunos. O nosso estudo aproxima-se da literatura existente, mostrando que os alunos reconhecem a influência da autoavaliação na sua própria aprendizagem, percecionando-a como benéfica para o seu desempenho. Acreditamos que houve uma mudança de atitude de alguns alunos perante a autoavaliação, encarando-a com um novo olhar e reconhecendo a sua importância na melhoria da qualidade da aprendizagem.This document refers to the Pedagogical Internship carried out under the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The Pedagogical Internship was held at the Middle School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, in Marinha Grande, together with the 9th grade H class, in the academic year 2019/2020. Objective of this period was to foster theoretical knowledge transposition into teaching practice in a real context, allowing to properly develop personal and professional skills.The Internship Report aims to reflect on the experiences lived, conducting a critical reflection based on the developed practice. In this way, this document is the result of an analysis of the difficulties experienced, the strategies adopted and the lessons learned. The document is divided into three chapters: contextualization of the developed practice, reflective analysis of the developed practice and further discussion of the theme that we have studied.The main objective of the research is to analyze the perceived influence of self-assessment on student learning. Our study approaches the existing literature, showing that students recognize the influence of self-assessment on their own learning, perceiving it as beneficial to their performance. We believe that there was a change in the attitude of some students towards self-assessment, facing it with a new look and recognizing its importance in improving the quality of learning.2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96661http://hdl.handle.net/10316/96661TID:202808920porSantos, Ana Isabel de Jesus dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:39:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:52.271172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem Pedagogical Intership Report developed at the middle school Engenheiro Acácio Calazans Duarte with the 9th grade H class in the academic year 2019/2020:students' perception of the influence of self-assessment on their learning |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem Santos, Ana Isabel de Jesus dos Estágio Pedagógico Educação Física Autoavaliação Ensino-Aprendizagem Pedagogical Intership Physical Education Self-Assessment Teaching-Learning |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem |
author |
Santos, Ana Isabel de Jesus dos |
author_facet |
Santos, Ana Isabel de Jesus dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Isabel de Jesus dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física Autoavaliação Ensino-Aprendizagem Pedagogical Intership Physical Education Self-Assessment Teaching-Learning |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física Autoavaliação Ensino-Aprendizagem Pedagogical Intership Physical Education Self-Assessment Teaching-Learning |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/96661 http://hdl.handle.net/10316/96661 TID:202808920 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/96661 |
identifier_str_mv |
TID:202808920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134046571200512 |