Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Isabel de Jesus dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96661
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_a2a8beaefb3f039b5e8d373b05e75169
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96661
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagemPedagogical Intership Report developed at the middle school Engenheiro Acácio Calazans Duarte with the 9th grade H class in the academic year 2019/2020:students' perception of the influence of self-assessment on their learningEstágio PedagógicoEducação FísicaAutoavaliaçãoEnsino-AprendizagemPedagogical IntershipPhysical EducationSelf-AssessmentTeaching-LearningRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente documento refere-se ao Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, junto da turma H do 9º ano, no ano letivo 2019/2020. Teve como objetivo a transposição de conhecimentos teóricos através de uma prática docente em contexto real, permitindo desenvolver adequadamente competências pessoais e profissionais.O Relatório de Estágio tem como objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas, realizando uma reflexão crítica fundamentada sobre a prática desenvolvida. Desta forma este documento é resultado de uma análise sobre as dificuldades sentidas, as estratégias adotadas e as aprendizagens realizadas. O documento encontra-se divido em três capítulos: contextualização da prática desenvolvida, análise reflexiva sobre a prática desenvolvida e aprofundamento de tema/problema.O tema/problema tem como objetivo principal analisar a influência percebida da autoavaliação na aprendizagem dos alunos. O nosso estudo aproxima-se da literatura existente, mostrando que os alunos reconhecem a influência da autoavaliação na sua própria aprendizagem, percecionando-a como benéfica para o seu desempenho. Acreditamos que houve uma mudança de atitude de alguns alunos perante a autoavaliação, encarando-a com um novo olhar e reconhecendo a sua importância na melhoria da qualidade da aprendizagem.This document refers to the Pedagogical Internship carried out under the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. The Pedagogical Internship was held at the Middle School Engenheiro Acácio Calazans Duarte, in Marinha Grande, together with the 9th grade H class, in the academic year 2019/2020. Objective of this period was to foster theoretical knowledge transposition into teaching practice in a real context, allowing to properly develop personal and professional skills.The Internship Report aims to reflect on the experiences lived, conducting a critical reflection based on the developed practice. In this way, this document is the result of an analysis of the difficulties experienced, the strategies adopted and the lessons learned. The document is divided into three chapters: contextualization of the developed practice, reflective analysis of the developed practice and further discussion of the theme that we have studied.The main objective of the research is to analyze the perceived influence of self-assessment on student learning. Our study approaches the existing literature, showing that students recognize the influence of self-assessment on their own learning, perceiving it as beneficial to their performance. We believe that there was a change in the attitude of some students towards self-assessment, facing it with a new look and recognizing its importance in improving the quality of learning.2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96661http://hdl.handle.net/10316/96661TID:202808920porSantos, Ana Isabel de Jesus dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:39:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:52.271172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
Pedagogical Intership Report developed at the middle school Engenheiro Acácio Calazans Duarte with the 9th grade H class in the academic year 2019/2020:students' perception of the influence of self-assessment on their learning
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
Santos, Ana Isabel de Jesus dos
Estágio Pedagógico
Educação Física
Autoavaliação
Ensino-Aprendizagem
Pedagogical Intership
Physical Education
Self-Assessment
Teaching-Learning
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma 9ºH no ano letivo de 2019/2020: perceção dos alunos sobre a influência de autoavaliação na sua aprendizagem
author Santos, Ana Isabel de Jesus dos
author_facet Santos, Ana Isabel de Jesus dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Isabel de Jesus dos
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Autoavaliação
Ensino-Aprendizagem
Pedagogical Intership
Physical Education
Self-Assessment
Teaching-Learning
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Autoavaliação
Ensino-Aprendizagem
Pedagogical Intership
Physical Education
Self-Assessment
Teaching-Learning
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96661
http://hdl.handle.net/10316/96661
TID:202808920
url http://hdl.handle.net/10316/96661
identifier_str_mv TID:202808920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134046571200512