A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6629 |
Resumo: | A capacidade de autocrítica, de pensar nos aspetos positivos e negativos da prática, é uma forma de o professor evoluir na sua realização prática. Ao refletir sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o professor vai rever os conhecimentos teóricos que possui e procurar novos conhecimentos, de forma a, reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que leciona. Este processo vai permitir ao professor melhorar o seu desempenho, ou seja, vai permitir que ele se adapte à realidade em que está inserido e evolua enquanto professor, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso escolar e superação dos nossos alunos. |
id |
RCAP_29aa851e929b346e0d6b0fdb5b86eb12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6629 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiárioEducação físicaSupervisão pedagógicaPrática reflexivaA capacidade de autocrítica, de pensar nos aspetos positivos e negativos da prática, é uma forma de o professor evoluir na sua realização prática. Ao refletir sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o professor vai rever os conhecimentos teóricos que possui e procurar novos conhecimentos, de forma a, reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que leciona. Este processo vai permitir ao professor melhorar o seu desempenho, ou seja, vai permitir que ele se adapte à realidade em que está inserido e evolua enquanto professor, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso escolar e superação dos nossos alunos.A specific way for a teacher to evolve on his practical abilities is the self-assessment process, after reviewing the positive and negative aspects of his practical actions. When reflecting about his overall performance, and when trying to justify the choices he mode, the teacher will end up reviewing his already acquired theoretical knowledge and will also try to acquires new ones, pursuing to change his behavior by adjusting it to the specific reality of his teaching activities. This process will allow the teacher to improve his performance, by allowing him to adapt to his surrounding reality and to evolve as a teacher always with the students- and their success as students – as the main purpose of his action.2016-10-17T11:25:54Z2016-10-17T00:00:00Z2016-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6629porRibeiro, João Paulo Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:44.778828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário |
title |
A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário |
spellingShingle |
A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário Ribeiro, João Paulo Cunha Educação física Supervisão pedagógica Prática reflexiva |
title_short |
A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário |
title_full |
A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário |
title_fullStr |
A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário |
title_full_unstemmed |
A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário |
title_sort |
A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário |
author |
Ribeiro, João Paulo Cunha |
author_facet |
Ribeiro, João Paulo Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, João Paulo Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Supervisão pedagógica Prática reflexiva |
topic |
Educação física Supervisão pedagógica Prática reflexiva |
description |
A capacidade de autocrítica, de pensar nos aspetos positivos e negativos da prática, é uma forma de o professor evoluir na sua realização prática. Ao refletir sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o professor vai rever os conhecimentos teóricos que possui e procurar novos conhecimentos, de forma a, reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que leciona. Este processo vai permitir ao professor melhorar o seu desempenho, ou seja, vai permitir que ele se adapte à realidade em que está inserido e evolua enquanto professor, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso escolar e superação dos nossos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-17T11:25:54Z 2016-10-17T00:00:00Z 2016-10-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6629 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137144967528448 |