Autonomia da pedagogia da autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Licínio C.
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/60550
Resumo: Tomando como referência central o pensamento político-educativo de Paulo Freire, designadamente as suas propostas para uma educação democrática e emancipatória e, congruentemente, a sua defesa de uma pedagogia da decisão e da autonomia, este artigo discute as relações entre a prática de uma pedagogia da autonomia e o exercício da autonomia da pedagogia, e da escola, num contexto de democratização dos poderes educativos.
id RCAP_29af1b2cc03230b22a47092008195dcf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60550
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autonomia da pedagogia da autonomiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoTomando como referência central o pensamento político-educativo de Paulo Freire, designadamente as suas propostas para uma educação democrática e emancipatória e, congruentemente, a sua defesa de uma pedagogia da decisão e da autonomia, este artigo discute as relações entre a prática de uma pedagogia da autonomia e o exercício da autonomia da pedagogia, e da escola, num contexto de democratização dos poderes educativos.This article examines, in the light of Paulo Freire's political and educational theory (his proposals for emancipatory. democratic education. and his support of an autonomous, empowered pedagogy), how the exercise of autonomy in teaching practice relates to the exercise of autonomy in the school in a context of democratization and educational empowerment.En avant comme référence centrale la pensée politique et éducative de Paulo Freire, notamment en ce qui concerne les propos de cet auteur vers une éducation démocratique et émancipatrice et, congrument, sa défense d'une pédagogie de Ia décision et de l'autonomie, cet article discute les relations entre la pratique d’une pédagogie de l'autonomie et l'exercice de l'autonomie de Ia pédagogie, et de l'école, dans un contexte de democratisation des pouvoirs éducatifs.info:eu-repo/semantics/publishedVersionMinistério da Educação. Instituto de Inovação EducacionalUniversidade do MinhoLima, Licínio C.19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60550porLima, L. C. (1999). Autonomia da pedagogia da autonomia. Inovação [Lisboa], 12 (3): 65-84.0871-2212info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:21.984910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia da pedagogia da autonomia
title Autonomia da pedagogia da autonomia
spellingShingle Autonomia da pedagogia da autonomia
Lima, Licínio C.
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Autonomia da pedagogia da autonomia
title_full Autonomia da pedagogia da autonomia
title_fullStr Autonomia da pedagogia da autonomia
title_full_unstemmed Autonomia da pedagogia da autonomia
title_sort Autonomia da pedagogia da autonomia
author Lima, Licínio C.
author_facet Lima, Licínio C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Licínio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tomando como referência central o pensamento político-educativo de Paulo Freire, designadamente as suas propostas para uma educação democrática e emancipatória e, congruentemente, a sua defesa de uma pedagogia da decisão e da autonomia, este artigo discute as relações entre a prática de uma pedagogia da autonomia e o exercício da autonomia da pedagogia, e da escola, num contexto de democratização dos poderes educativos.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/60550
url http://hdl.handle.net/1822/60550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, L. C. (1999). Autonomia da pedagogia da autonomia. Inovação [Lisboa], 12 (3): 65-84.
0871-2212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação. Instituto de Inovação Educacional
publisher.none.fl_str_mv Ministério da Educação. Instituto de Inovação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132851625525248