Autonomia da pedagogia da autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/60550 |
Resumo: | Tomando como referência central o pensamento político-educativo de Paulo Freire, designadamente as suas propostas para uma educação democrática e emancipatória e, congruentemente, a sua defesa de uma pedagogia da decisão e da autonomia, este artigo discute as relações entre a prática de uma pedagogia da autonomia e o exercício da autonomia da pedagogia, e da escola, num contexto de democratização dos poderes educativos. |
id |
RCAP_29af1b2cc03230b22a47092008195dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60550 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autonomia da pedagogia da autonomiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoTomando como referência central o pensamento político-educativo de Paulo Freire, designadamente as suas propostas para uma educação democrática e emancipatória e, congruentemente, a sua defesa de uma pedagogia da decisão e da autonomia, este artigo discute as relações entre a prática de uma pedagogia da autonomia e o exercício da autonomia da pedagogia, e da escola, num contexto de democratização dos poderes educativos.This article examines, in the light of Paulo Freire's political and educational theory (his proposals for emancipatory. democratic education. and his support of an autonomous, empowered pedagogy), how the exercise of autonomy in teaching practice relates to the exercise of autonomy in the school in a context of democratization and educational empowerment.En avant comme référence centrale la pensée politique et éducative de Paulo Freire, notamment en ce qui concerne les propos de cet auteur vers une éducation démocratique et émancipatrice et, congrument, sa défense d'une pédagogie de Ia décision et de l'autonomie, cet article discute les relations entre la pratique d’une pédagogie de l'autonomie et l'exercice de l'autonomie de Ia pédagogie, et de l'école, dans un contexte de democratisation des pouvoirs éducatifs.info:eu-repo/semantics/publishedVersionMinistério da Educação. Instituto de Inovação EducacionalUniversidade do MinhoLima, Licínio C.19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60550porLima, L. C. (1999). Autonomia da pedagogia da autonomia. Inovação [Lisboa], 12 (3): 65-84.0871-2212info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:21.984910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia da pedagogia da autonomia |
title |
Autonomia da pedagogia da autonomia |
spellingShingle |
Autonomia da pedagogia da autonomia Lima, Licínio C. Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Autonomia da pedagogia da autonomia |
title_full |
Autonomia da pedagogia da autonomia |
title_fullStr |
Autonomia da pedagogia da autonomia |
title_full_unstemmed |
Autonomia da pedagogia da autonomia |
title_sort |
Autonomia da pedagogia da autonomia |
author |
Lima, Licínio C. |
author_facet |
Lima, Licínio C. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Licínio C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Tomando como referência central o pensamento político-educativo de Paulo Freire, designadamente as suas propostas para uma educação democrática e emancipatória e, congruentemente, a sua defesa de uma pedagogia da decisão e da autonomia, este artigo discute as relações entre a prática de uma pedagogia da autonomia e o exercício da autonomia da pedagogia, e da escola, num contexto de democratização dos poderes educativos. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/60550 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/60550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lima, L. C. (1999). Autonomia da pedagogia da autonomia. Inovação [Lisboa], 12 (3): 65-84. 0871-2212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação. Instituto de Inovação Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação. Instituto de Inovação Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132851625525248 |